sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ATENÇÃO: mudança de endereço do Sind-UTE/MG subsede Caxambu
Para melhor atender os trabalhadores em educação da rede estadual e melhorar a estrutura de funcionamento da entidade, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - subsede Caxambu e Região - estará mudando para um novo endereço. A partir de 03 de novembro a nova sede do sindicato será na rua Dr. Enout nº 193, Centro de Caxambu (em frente a Florarte).
Em breve faremos a confraternização de inauguração da nova sede do Sind-UTE/MG. Desde já convidamos todos os trabalhadores em educação e apoiadores a participarem desse momento. No próximo mês estaremos divulgando a data.

SOMENTE A LUTA MUDA A VIDA. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!




Sind - UTE Caxambu e Região

Festival Mundial de Circo

Abertas Inscrições para Oficina
 em Caxambu/MG

Oficina Gratuita

Estão abertas inscrições para a oficinaOs caminhos do Palhaço”. Com Rodrigo Robleño que acontece durante o Festival Mundial de Circo em Caxambu/MG. Inscrições abertas até o dia 13 de novembro de 2014. Preencha a ficha de inscrição e envie para o e-mail:oficina@agentz.com.br
Observações:
- O Festival Mundial de Circo não se responsabiliza pelo transporte, alimentação e hospedagem (em caso de não residentes em Caxambu/MG) dos selecionados para as oficinas.
- A seleção dos candidatos para as oficinas caberá única e exclusivamente à equipe do Festival. Os selecionados serão contatados pela organização do evento por telefone ou e-mail até a data 14/11 de 2014.
- As oficinas serão registradas através de fotos e/ou vídeo pela equipe do Festival Mundial de Circo. Fica autorizado o uso das imagens registradas, para fins de arquivo e/ou divulgação da  edição  2014 do evento e/ou de suas futuras edições..
Oficina: “Os caminhos do Palhaço”. Com Rodrigo Robleño
O Curso oferece uma introdução  na linguagem do palhaço, tanto para aqueles que querem se dedicar a arte clownesca, quanto para pessoas que tenham curiosidade de conhecer esse tipo de trabalho. Também para atores que queiram ampliar suas possibilidades ou pessoas que queiram, simplesmente, se divertir buscando uma relação diferente com suas características pessoais e seu lado risível.
Rodrigo Robleño é professor, autor, diretor, ator e performer. Trabalha principalmente como palhaço, seu trabalho mais conhecido. Escreve roteiros para teatro, curta-metragens e TV. Dirigiu vários espetáculos de teatro de rua, bonecos e palhaços. Dá aulas de circo-teatro, teatro de rua e clown. Entre as companhias com as quais já trabalhou podemos destacar o Cirque du Soleil, no espetáculo Varekai, e oArmatrux, com teatro e videos educativos.
Dias: De 18 a 20 de novembro
Horário: De 09h as 13h
Local: Caxambu (local a confirmar)
Vagas: 15
Direcionado a atores amadores e iniciantes.
Maiores informações, acesse:

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Novidades no Gran Café!!!

Chegou o Jacu Coffee, um dos cafés mais raros do mundo, o motivo de ser tão exótico e caro é porque passa por um processo diferente. Os grãos são colhidos das fezes de uma ave chamada Jacu, que come os melhores frutos do cafeeiro, aqueles sem defeitos e completamente maduros








Av. Camilo Soares, 696
Caxambu
035 8875-1341
Especialistas afirmam que financiamento de campanha dificulta reforma política
É o que apontam resultados preliminares de pesquisas que estão em andamento no Brasil apresentadas na manhã de quarta-feira em um grupo de trabalho dedicado ao tema no Encontro Anual da Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu (MG).

Um dos principiais tópicos citados por Dilma Rousseff durante seu discurso depois de declarada reeleita no último domingo, a reforma política tem como ponto mais sensível o financiamento das campanhas eleitorais. De acordo com O Globo, o sucesso das campanhas, cada vez mais caras, está diretamente ligado ao volume de recursos que elas movimentam, sobretudo a dos parlamentares. É o que apontam resultados preliminares de pesquisas que estão em andamento no Brasil apresentadas na manhã de quarta-feira em um grupo de trabalho dedicado ao tema no Encontro Anual da Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu (MG).
O fim das contribuições presidenciais para as campanhas, prestes a ser sacramentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), altera substancialmente a forma como as campanhas eleitorais se organizam hoje. Um estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que tenta mapear as redes de financiamento dos partidos com base nos dados da eleição de 2010 mostra que a participação de pessoas físicas nas listas de doadores não é tão pequena como se imagina. Foram 212,5 mil em 2010, quase 80% do total. No entanto, as 22,5 mil empresas que contribuíram com as campanhas responderam por 75% de tudo o que foi arrecadado pelos comitês financeiros dos candidatos e dos partidos naquela eleição, cerca de R$ 3 bilhões. Outro estudo, da Unicamp, mostra que apenas 15 empresas responderam por 32,5% de tudo o que foi doado oficialmente para as campanhas em 2010, uma concentração que os especialistas esperam se repetir na prestação final de contas das eleições deste ano.
O trabalho apresentado por Rodrigo Rossi Horochovski, pesquisador da UFPR, revela que as redes de financiamento dos partidos não envolvem apenas as empresas e os doadores individuais. Há também os repasses de um partido para outro, por meio de coligações, e para os candidatos, por critérios que não são claros. Dessa forma, os recursos das empresas envolvem numa mesma rede partidos antagônicos, como PT e PSDB, já que a lógica empresarial é distribuir recursos entre os partidos mais fortes, com maior chance de vitória. Já o dinheiro doado por pessoas físicas estabelece redes cuja organização está mais ligada ao espectro ideológico das legendas.
— Os agentes partidários atuam como intermediadores, distribuindo majoritariamente recursos oriundos das empresas, que também fazem suas contribuições diretamente aos candidatos. Nessa rede, não existe a dimensão ideológica. Os partidos mais conectados são PT e PSDB. Há muitos pontos de encontro entre doadores e partidos de tendências opostas — explicou Horochovski. — O agrupamento é por desempenho eleitoral, que se confirma no resultado. Ou seja: quem manda nas eleições são as empresas. Elas estabelecem quem é eleito.
Nesse sentido, acrescenta o pesquisador, a viabilidade eleitoral de um candidato ou de um partido está ligada à participação nessa rede de financiamento, que é operacionalizada por meio das coligações. Isso ajuda a explicar a disciplina com que parlamentares ou partidos pequenos seguem líderes partidários no Congresso para formar maiorias, por exemplo. Os políticos infiéis ficam marginalizados dessas redes e têm menos chance de se reeleger.

Fonte: Ceará Agora
Regional adia, mais uma vez, funcionamento do Samu

O consórcio responsável pela implantação e administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região comunicou que o início do serviço foi adiado novamente.



O consórcio responsável pela implantação e administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região comunicou que o início do se.rviço foi adiado novamente. Marcado para começar dia 1º de outubro e adiado para o dia 31, desta vez, não tem data prevista. O argumento é afalta de médicos para completar o quadro de profissionais. Dos 106 postos para o cargo, só 40 foram preenchidos. Um dos principais motivos alegados pela maioria dos médicos que passaram no concurso seria que o salário não é atrativo. Toda a estrutura já está pronta, tanto na sede em Varginha como nas 42 bases espalhadas pelo Sul de Minas, mas sem os profissionais não dá para prestar devidamente o serviço

Fonte: Prefeitura de São Lourenço
Karen Junqueira posa vestida de noiva para revista
Atriz, que interpreta Fernanda na novela 'Império', falou sobre casamento em entrevista à 'Noivas e noivos'.


Karen Junqueira estampa a capa da nova edição da revista "Noivas e noivos". Ela posou para a publicação vestida de noiva e falou sobre como seria o casamento dos sonhos. "Cerimônia religiosa idealizada: ao ar livre e no final de tarde, apenas com a família e amigos mais próximos", disse ela. Sobre o vestido que gostaria de usar, ela diz: "Acho lindo renda e mulheres que casam com ar de princesa. Gosto também de vestido mais certinho no corpo, com transparência e renda. Um modelo off white".


No ar em "Império", interpretando a jornalista Fernanda, Karen também falou sobre projetos em sua carreira. "Como atriz, quero muito ser desafiada e fazer coisas diferentes. Admiro muito cinema. Gosto muito de aprender coisas novas, sou muito aberta e otimista", afirmou ela.



Karen Junqueira na revista 'Noivas e noivos' (Foto: Divulgação)
Karen Junqueira na revista 'Noivas e noivos' (Foto: Divulgação)Karen Junqueira na revista 'Noivas e noivos' (Foto: Divulgação)
Karen Junqueira na revista 'Noivas e noivos' (Foto: Divulgação)
Karen Junqueira na revista 'Noivas e noivos' (Foto: Divulgação)






DO EGO, Rio




quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Utilidade Pública - comunicado REFIS

Atenção Moradores de Caxambu 
Oportunidade ÚNICA para renegociar seus débitos com o Município.

Programa REFIS – com descontos de até 100% em multas e juros. E ainda parcelado!

Procure o departamento de dívida ativa e renegocie agora mesmo suas dívidas de impostos junto ao município.
Aproveite esta oportunidade!

Programa REFIS – com descontos de até 100% nas multas e juros de seus impostos atrasados.
Informe-se, negocie e fique em dia com o Município! Não perca esta chance! 

Imprensa - Prefeitura de Caxambu

17ª RPM promove evento para lembrar Outubro Rosa

A 17ª Região de Polícia Militar promoveu nesta terça-feira, 28 de outubro, na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar em Pouso Alegre, a 1ª edição do “Outubro Rosa da 17ª RPM”, evento que segue uma ação realizada desde a década de 90 em todo o mundo para lembrar a população da importância da prevenção contra o câncer de mama.

Cerca de 50 mulheres, entre policiais militares e assistentes administrativas da 17ª RPM, participaram do encontro, que teve uma palestra sobre a importância da auto estima para mulheres, proferida pela psicóloga   Ten Fernanda Nobre, do Núcleo de Atendimento (NAIS) do 20º BPM. “É como as pessoas costumam dizer por aí, se não nos amarmos, quem vai nos amar? A auto estima é essencial e deve ser uma busca diária em nossa vida.”, destacou a psicóloga.

Em seguida, o responsável técnico pelo setor de Oncologia do Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre e médico da Oncominas, Carlos Eduardo Kersul, realizou uma palestra sobre o Câncer de Mama. O especialista explicou como a doença se desenvolve no corpo humano, as formas de tratamento e a importância de fazer o auto exame das mamas. “Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são hoje as únicas formas que a medicina conhece para prevenir a doença.” Frisou o médico.

As participantes receberam materiais informativos sobre o câncer de mama e o auto exame, além de terem sido presenteadas com um broche de laço rosa que representa a campanha e flores. Ao final do evento, puderam preencher fichas para a inscrição de exames de mamografia a serem realizadas de graça pelo Estado.



Assessoria de Comunicação da 17ª RPM

HEITOR SCALAMBRINI ANALISA A MERCANTILIZAÇÃO DA ÁGUA

Crise de água em SP: A crônica de um fracasso.  
Heitor Scalambrini Costa

 
Governos têm sucesso quando executam políticas públicas que respondem aos desafios apresentados, e criam assim condições para um futuro melhor. No caso do que se convencionou chamar da crise de desabastecimento de água em São Paulo, algumas características deste evento foram sendo delineadas, e hoje estão bem definidas.

O sistema Cantareira, que abastece 364 municípios paulistas, de um total de 645, atendendo 27,7 milhões de pessoas que respondem por 73% da receita da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo detém 50,26% das ações da companhia, e os outros 49,74% estão nas mãos de acionistas privados), poderá deixar 6,5 milhões de paulistanos sem água em suas torneiras. A culpa é menos de São Pedro do que do governo de São Paulo que administra a Sabesp, e que subestimou os impactos das mudanças climáticas, da extração desordenada e descontrolada de recursos hídricos, da falta de conservação e proteção dos mananciais, e, não menos relevante, da poluição.

Faltaram planejamento estratégico na gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos, e os investimentos necessários em obras que poderiam ter amenizado o racionamento existente (sobre o qual o presidente da Sabesp demonstrou descaso ao dizer que “Não existe racionamento, existe uma administração da disponibilidade de água”).


Em 2004, uma série de seminários com especialistas debateram a crise de 2003 do sistema Cantareira, e apontaram para a necessidade de ampliar a disponibilidade de água do sistema, indicando que o melhor caminho para isso era buscar água no Vale do Ribeira através de uma obra que demoraria aproximadamente 10 anos para ser estudada, projetada e concluída, mas que, caso tivesse sido realizada, provavelmente não haveria problema de escassez de água como ocorre atualmente.

E a falta de transparência ficou evidenciada, mais do que nunca, quando foi tornado público um relatório de 2012 da própria Sabesp, revelando o risco de desabastecimento no sistema Cantareira, e alertando investidores da Bolsa de Valores de Nova York para a estiagem prevista e seus impactos nas finanças da empresa. Somente encarou o problema a partir do inicio de 2014, quando criou um bônus para quem economizasse água.

A irresponsabilidade técnica e gerencial da empresa merece ser destacada. O plano enviado a ANA (Agência Nacional de Águas) para operar o sistema Cantareira até abril de 2015 não tem amparo adequado na realidade. A probabilidade de recuperação do sistema é altamente arriscada, com um cenário traçado que já não se confirma neste mês de outubro (2014).

A arrogância e soberba dos gestores da água em São Paulo levaram a Justiça Federal a proibir a captação da segunda cota do volume morto do sistema Cantareira, já que a empresa vinha captando mais água que o autorizado. Tudo se faz para não decretar oficialmente o racionamento, nem prejudicar o valor de suas ações na bolsa. A água é tratada como um mero “negócio”, não como um bem coletivo.

Apesar dos problemas verificados nos anos 2000, o que se constatou foi um aprofundamento ainda maior da política da água como mercadoria, e da empresa a serviço do mercado e de interesses políticos escusos, com diretorias indicadas por estes interesses inconfessos, sem nenhuma abertura para um planejamento técnico sério, vinculado às necessidades da população. Prova disso é o quadro funcional da Sabesp, reduzido de 21 mil trabalhadores para 14 mil. Em particular, o setor de engenharia e operação foi diminuído a ponto de, atualmente, várias unidades terem um quadro de técnicos capacitados abaixo da necessidade para a atividade fim da companhia. Por outro lado, no último balanço divulgado foi comemorado um lucro de 1,9 bilhões de reais da companhia, mostrando que do ponto de vista mercadológico a empresa vai bem.

O centro da questão está na malfadada gestão dos recursos hídricos de responsabilidade do governo do estado de São Paulo. Não por acaso o Ministério Público possui, segundo a Promotoria de Justiça do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, 50 investigações sobre a gestão da água feita pela Sabesp.

A mercantilização de um bem essencial a vida, cujo lucro, ao invés de usar na realização de obras, paga dividendos a acionistas e especuladores é que tem provocado uma crise de tal dimensão, e consequentemente o sofrimento da população paulista.

Heitor Scalambrini Costa, Articulista do Portal EcoDebate, é Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado no Portal EcoDebate
Fonte: Coordenadoria da Bacia do Rio Grande

Amigos do Riso Caxambu-MG




Vídeo postado no Youtube por

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Outubro Rosa - Abrace Esta Causa!
(Giro do Wal)

por Danielle Rosental



·         Olá! Meu nome é Danielle Rosental. Sou acadêmica de Enfermagem e estou cursando meu penúltimo ano na Faculdade São Camilo, no Rio de Janeiro. Fui convidada pelo Walfredo para falar sobre o Outubro Rosa e explicar a sua importância.

       Bom, como alguns já devem saber, o Outubro Rosa é um movimento que acontece durante todo mês de outubro destinado à luta contra o câncer de mama. Sua finalidade é de alertar a população, principalmente feminina, fornecendo informações para sua prevenção e identificação precoce. Por isso é comum ver, durante este mês, pessoas utilizando um laço rosa ou algum objeto desta cor que faça menção ao movimento. 

       O Outubro Rosa surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. A ideia de conscientização do câncer de mama é celebrada, atualmente, pelo mundo todo, afinal ele é o 2º tipo de câncer mais frequente entre a população e o mais incidente em mulheres.

      O envelhecimento nas mulheres é a principal causa do câncer de mama. Existem também outros fatores que colaboram para seu desenvolvimento, como a genética, os hormônios e/ou o ambiente entorno (condições/estilo de vida). Entretanto, ainda assim não é possível afirmar com convicção que a pessoa irá adquirir a doença, por isso a importância da mamografia. 

         O INCA – Instituto Nacional do Câncer dá algumas simples orientações para se detectar esta doença que atinge grande parte da população feminina: mulheres de 40 a 69 anos devem fazer o exame clínico das mamas anualmente e mulheres de 50 a 69 anos, a mamografia a cada 2 anos. Vale lembrar que é garantido por lei o direito à realização gratuita da mamografia por mulheres acima de 40 anos. 

       Quanto mais cedo for descoberta a doença, mais eficaz será o tratamento. Sendo assim, é importante que, independente da idade, cada mulher conheça seu próprio corpo, ajudando a identificar possíveis anormalidades. Caso seja necessário, deve encaminhar-se a um profissional qualificado, seja ele médico ou enfermeiro, para realizar um exame clínico. 

     Na internet, nos sites do INCA (www.inca.gov.br) e do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) é possível obter mais informações sobre o câncer de mama. Espero ter colaborado de alguma forma esclarecendo um pouquinho para vocês sobre a importância desse mês dedicado com muito carinho principalmente às mulheres. Até a próxima. Beijos!
 Para celebrar este mês, participe você também do Outubro Rosa! Envie sua foto aqui pro Giro do Wal usando algum adereço rosa, pode ser roupa, batom, acessórios... Vale tudo para abraçar esta causa!

Danielle Rosental abraçou a campanha com esmaltes e batom rosa!

Walfredo Júnior e a dançarina e apresentadora Sheila Carvalho com o laço rosa, símbolo da campanha.


Texto - Danielle Rosental
Revisão - Nathália Rosental

# Curta nossa página no Facebook, acesse : https://www.facebook.com/girodowa?fref=ts

Giro do Wal

Judô de Caxambu brilha no Jojuninho


No sábado, dia 25-10, no Clube de Judô de Poços de Caldas foi disputado o Torneio de Judô do Jojuninho/2014 para judocas de até 15 anos de idade das cidades de Varginha, Poços de Caldas, Guaxupé e Caxambu. Nossa cidade foi representada pelos alunos da Academia Farinazzo de Judô, sendo que o Sensei Farinazzo participou do corpo de árbitros juntamente com seu aluno graduando da Faixa Preta Layon Luan Ferreira, enquanto Thais Lobo trabalhou como mesária. Larissa Eduarda dos Santos Silva, faixa amarela de 14 anos, foi a terceira colocada na categoria meio-leve e com este resultado trouxe o Troféu de 4° Colocada Feminino para Caxambu. Já Matheus Souza Bustamante, faixa verde de 09 anos, sagrou-se campeão do peso meio-leve. Mesmo resultado alcançado no peso ligeiro por Marcos Vinicius dos Santos Felizardo, faixa amarela de 13 anos, que assim conquistaram o Troféu de 3º Colocado Masculino. O Secretário Municipal de Esportes de Caxambu, André Brasolin, estava presente e teve a honra de entregar o Troféu de Atleta Revelação Masculino para Marcos Vinicius, atleta patrocinado pela Pousada Águas de Caxambu, que não cabia em si de tanto contentamento. No próximo dia 15 de novembro os atletas da Academia Farinazzo retornam à Poços de Caldas para disputar a VIEtapa do Circuito Sul Mineiro de Judô, ocasião em que o Sensei Mitsuhisa Matsuo, 72 anos, receberá a graduação de 6° Dan (Faixa Coral) da Kodokan do Japão (Templo Mundial do Judô).

Compartilhado por


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Votação para presidente no segundo turno
Caxambu, Baependi e São Lourenço - MG

Clique sobre as tabelas para ampliar


Encontro Estadual de Aposentados 2014
 Sind-UTE/MG



Atenção trabalhadores em educação aposentados da rede estadual, o Sind-UTE/MG realizará nos dias 28, 29 e 30 de novembro o ENCONTRO ESTADUAL DE APOSENTADOS 2014. Os interessados em participar - e que se encontram em nossa região -, por favor, entrem em contato com a nossa subsede pelo email sindutecaxambu@hotmail.com

Sind - UTE Caxambu e Região

domingo, 26 de outubro de 2014

FEIRA DE ADOÇÃO - APAC Caxambu
(25/10/2014)
PRAÇA 16 DE SETEMBRO





QUE TODOS OS ANIMAIS SEJAM FELIZES

Compartilhado por

sábado, 25 de outubro de 2014

Programação de novembro em São Lourenço

Clique sobre a imagem para ampliar
Motorista morre ao ser arremessado para fora do caminhão em Caxambu
Acidente aconteceu no Km-713 da BR-354 na manhã deste sábado.Caminhoneiro teria perdido controle do veículo e saído da pista.


Um caminhoneiro de 49 anos morreu ao sofrer um acidente na BR-354 na manhã deste sábado (25). Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhoneiro teria perdido o controle do veículo e saiu da pista no KM-713 próximo a Caxambu (MG).

Ainda de acordo com os bombeiros, o caminhão ainda bateu em um barranco às margens da rodovia. Com o impacto, o motorista foi arremessado para fora do veículo e morreu no local. O corpo da vítima, natural de Varginha (MG), foi encaminhado para o IML de São Lourenço (MG).


Do G1 Sul de Minas
Educação inicia revisão do Plano Decenal Municipal
Abrange todo o município e todos os níveis de ensino das redes municipal, estadual, federal e particular.

A Secretaria Municipal de Educação apresentou, na quarta-feira (22), na Câmara Municipal, a preparação para a revisão do Plano Decenal Municipal de Educação. O novo plano traçará políticas públicas educacionais, como o próprio nome indica, para a próxima década. Ele deverá estar pronto até abril de 2015 e terá vigência até 2025. O atual foi instituído em 2005, através da Lei Municipal nº 2770. Abrange todo o município e todos os níveis de ensino das redes municipal, estadual, federal e particular.

Para a elaboração do novo plano, a Secretaria Municipal de Educação criou uma equipe técnica da secretaria e está criando uma comissão representativa da sociedade, com um representante de cada setor. São eles: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Educação Especial, Educação Técnica/Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Conselho Municipal de Educação, Câmara dos Vereadores e Superintendência Regional de Ensino de Caxambu. A elaboração do plano conta, ainda, com o apoio técnico da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG), Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino de Caxambu.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço - MG