sexta-feira, 30 de abril de 2021

Arsae-MG publica novo Planejamento Estratégico

 


Ferramenta fortalece a instituição e possibilita melhor acompanhamento e priorização de estratégias com a definição de indicadores e metas anuais

 

A Arsae-MG publicou nesta quinta-feira, 29/04, a portaria nº234/2021, que aprova o novo Planejamento Estratégico da Agência, um portfólio de iniciativas que serão monitoradas e avaliadas periodicamente a fim de identificar e antecipar estratégias e necessidades institucionais. “Estamos formalizando a aprovação do Planejamento por meio da publicação da Portaria com o objetivo de dar ampla divulgação aos públicos interno e externo, bem como de orientar quanto às formas de monitoramento e avaliação dos objetivos, indicadores, metas e ações traçados para o período que irá até o ano 2024”, explica o diretor da Arsae-MG, Stefani Ferreira de Matos.

 

O processo de revisão do Planejamento Estratégico da Arsae-MG começou em abril de 2020 e foi elaborado em etapas construtivas e colaborativas, que envolveram todos os servidores da Agência. Foram realizadas oficinas de discussão que nortearam o processo de construção da base de trabalho da instituição, que são os Valores, a Visão e a Missão. Também foi realizada a análise das forças e fraquezas e, através dela, foi construído o portfólio de ações pautadas em excelência técnica, transparência e inovação.  “Hoje, após finalização do processo, é nítida a evolução dos trabalhos que estão sendo realizados. Isso se deve ao objetivo fim do projeto que é auxiliar a equipe de servidores a pensar no longo prazo, focando suas atividades em diretrizes basilares da instituição. Ganhamos em organização, objetividade, melhoria e criação de novas ações, trabalhando sempre o desenvolvimento dos servidores”, explica a assessora do Gabinete, Amanda Nascimento, uma das responsáveis por mediar e construir esse processo de revisão. De acordo com a servidora, os indicadores estabelecidos já conseguem mostrar evoluções e ganhos de efetividade além do que foi traçado nas metas iniciais. “Somos tomados por um sentimento de orgulho do trabalho realizado quando olhamos para tantas conquistas”, finaliza.

 

Compõem o Planejamento Estratégico da Arsae-MG:  o Mapa Estratégico, que contém o Referencial Estratégico da organização e os Objetivos, os Indicadores e Metas, que subsidiam o acompanhamento do cumprimento dos Objetivos, e o Portfólio Estratégico, carteira de Iniciativas Estratégicas da organização. A Diretoria da Agência realiza acompanhamentos mensais para monitoramento dos Indicadores e Iniciativas estratégicas.

 

Clique aqui para acessar o Planejamento Estratégico

Clique e saiba mais sobre a Revisão do Planejamento Estratégico

 

 

 

                                                                                                                               

Fotos e logos da Arsae-MG em alta qualidade: https://www.flickr.com/photos/arsaemg

 

 

 


 

Assessoria de Comunicação da Arsae.






quinta-feira, 29 de abril de 2021

São Lourenço - Auxílio Emergencial Municipal




Auxílio Emergencial Municipal
Hoje o Auxílio Emergencial Familiar Municipal foi destaque no Bom Dia Cidade, da EPTV, com a entrevista do prefeito Walter Lessa. A iniciativa do Governo Municipal, em parceria com a parceria da Câmara Municipal, tem por objetivo garantir a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social e desempregadas.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

terça-feira, 27 de abril de 2021

Baependi: dois bares são interditados por descumprirem decreto de prevenção à COVID-19

 

Baependi: dois bares são interditados por descumprirem decreto de prevenção à COVID-19


Em Baependi, na noite desse sábado (24), a Polícia Militar conduziu os proprietários de dois bares que infringiram o Decreto Municipal que regula o funcionamento desses estabelecimentos durante a pandemia do coronavírus.

Os militares perceberam que próximo ao “Clube do Botafogo” havia uma grande aglomeração de pessoas na via pública, próxima a dois bares localizados na Rua Dr. Brotero do Pillar Cobre, Centro.

Foi verificado que as pessoas que ali estavam não seguiam nenhum protocolo sanitário de prevenção e também os bares vendiam bebida alcoólica e um deles estava com som alto em seu interior.

Devido a situação e o descumprimento do decreto municipal, a equipe acionou os fiscais da prefeitura, que tomaram as devidas providências e fecharam os bares.

Os proprietários se tratavam de um comerciante de 35 anos, e outro de 39 anos, os quais foram conduzidos até o ponto de registro de ocorrência, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os envolvidos liberados após assinarem o termo de compromisso.


https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/17rpm/17rpm/conteudo.action?conteudo=226175&tipoConteudo=noticia

 P5 do 57º BPM

Fecomércio MG realiza o 5° Seminário de Direito Tributário no dia 30 de abril

 

Fecomércio MG realiza o 5° Seminário de Direito Tributário no dia 30 de abril

Com o tema “Discutindo soluções tributárias: caminhos para o enfrentamento da crise”, o evento on-line e gratuito reunirá renomados profissionais da área jurídica e contábil do país

 

Os impactos da pandemia de Covid-19 extrapolam a saúde, atingindo fortemente a economia. Uma das consequências desses efeitos são os impostos atrasados, situação que abala a confiança de milhares de contribuintes em todo o país. Para debater esse e outros assuntos, a Fecomércio MG realiza, no dia 30 de abril, de 9h às 13h, a 5ª edição do Seminário de Direito Tributário, com o tema “Discutindo soluções tributárias: caminhos para o enfrentamento da crise”.

 

O evento on-line e gratuito terá a presença de diversos especialistas e renomados profissionais da área jurídica e contábil. Já os painéis abordarão temas ligados às recentes decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao Simples Nacional, à importância do planejamento tributário, às hipóteses de regularização de débitos, dentre outros assuntos. 

 

A abertura da 5ª edição do seminário será conduzida pela presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira, que destaca a oportunidade de troca de conhecimento. “O seminário possui um papel de estimular discussões acerca dos temas tributários, principalmente aqueles tratados nas esferas jurídica e legislativa do país, repercutindo, assim, diretamente na atividade empresarial mineira. Diante de uma das mais graves crises de nossa história, é uma oportunidade de debater temas que afetam e o futuro dos negócios em todo o país”.

 

Entre as palestras, destaca-se “O conceito de serviços e os recentes julgamentos do STF”, que será ministrada às 9h30, pelo presidente do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG e da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT), Valter Lobato. “Diante do complexo sistema tributário brasileiro, injusto e inseguro em que convivemos, enquanto não se aprova uma Reforma Tributária, precisamos discutir os problemas que assolam as empresas neste terrível momento”, ressalta.

 

Segundo Lobato, atento ao momento atual, o 5º Seminário de Direito Tributário reúne diversos protagonistas deste cenário, como representantes da Receita Federal do Brasil (RFB), do Estado de Minas Gerais e estudiosos do Direito Tributário. “Queremos informar aos nossos representados as últimas e mais controversas questões tributárias. É mais do que necessário, diante da crise econômica que vivemos, discutir o sistema para que ele seja aprimorado e deixe de ser um entrave para o crescimento do país”, afirma.

 

A programação ainda comtempla a palestra “Regimes especiais em Minas Gerais – tratamentos setoriais – ICMS”, às 11h20, com o superintendente de Tributação da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), Marcelo Hipólito Rodrigues. Além disso, às 12h20, o secretário adjunto da SEF/MG e auditor federal de Finanças e Controller, Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes, ministrará a palestra “Hipóteses de regularização de débitos estaduais”.

 

O seminário será mediado pelo consultor jurídico tributário e legislativo da Federação, Marcelo Morais. De acordo com o especialista, o seminário será uma oportunidade para esclarecer dúvidas e encontrar soluções para os débitos tributários durante a crise. “Neste ano, buscamos apresentar caminhos para que os contribuintes entendam as decisões tributárias recentes, consigam honrar com suas obrigações financeiras e repensem os tributos no país frente à crise.”

 

O evento terá transmissão simultânea pelo YouTube e Facebook da Fecomércio MG e pela plataforma 2KP.

 

Serviço | 5° Seminário do Direito Tributário da Fecomércio MG

Data: 30 de abril (sexta-feira)

Horário: 9h às 13h

Transmissão: pelo YouTube e Facebook da Fecomércio MG e pela plataforma 2KP

 

Programação

 

9h20 – Abertura com a presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira

 

9h30 – Tema: “O conceito de serviços e os recentes julgamentos do STF”

Palestrante: Dr. Valter Lobato. Presidente do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG e da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) coordenador da Revista de Direito Tributário Fórum/ABRADT, além de sócio do escritório Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados.

 

09h50 – Tema: “Planejamento estratégico da Receita Federal do Brasil ciclo 2021 a 2023 e foco na conformidade tributária”

Palestrante: Dr. Mário José Dehon São Thiago Santiago. Superintendente da Receita Federal em Minas Gerais (6ª Região Fiscal).

 

10h10 – Tema: “Operações interestaduais a consumidor final – ICMS – Difal – ADI 5469”

Palestrante: Dr. Leonardo Aguirra de Andrade. Doutor e mestre em Direito Tributário pela USP. LLM em Direito Tributário Internacional pela Georgetown University. Advogado em São Paulo e sócio do Andrade Maia Advogados.

 

10h30 – Tema: “Planejamento Tributário”

Palestrante: Dra. Ana Claúdia Akie Utumi. Doutora em Direito Econômico-Financeiro pela USP, mestre em Direito Tributário (PUC/SP) e MBA em Finanças (IBMEC/SP-Insper). Membro de vários conselhos no Brasil e no exterior, além de pesquisadora e professora de cursos de pós-graduação.

 

10h50 – Intervalo

 

11h00 – Tema: “Simples Nacional – ICMS-ST e produtos monofásicos – tratamento tributário – recolhimento antecipado”

Palestrantes: Dra. Fernanda Nogueira Gil (consultora tributária independente em projetos e representante do CRCMG no Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG e do Colégio de Representantes dos Contribuintes Mineiros) e Dra. Christiane Ferraz Dutra Rocha (consultora tributária, sócia da empresa MF Consultores e auditora independente pelo CFC).

 

11h20 – Tema: “Regimes especiais em Minas Gerais – tratamentos setoriais – ICMS”

Palestrante: Marcelo Hipólito Rodrigues. Superintendente de Tributação da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

 

11h40 – Tema: “Como lidar com os precedentes do STF?”

Palestrante: Tiago Conde Teixeira. Membro efetivo da Câmara de Tributação e Finanças Públicas da Fecomércio DF e sócio conselheiro do escritório Sacha Calmon – Misabel Derzi Consultores e Advogados.

 

12h00 – Tema: “Transação tributária – débitos federais”

Palestrante: João Grognet. Procurador da Fazenda Nacional e coordenador-geral de Estratégias de Recuperação de Créditos.

 

12h20 – Tema: “Hipóteses de regularização de débitos estaduais”

Palestrante: Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes. Secretário adjunto de Estado de Fazenda de Minas Gerais e auditor federal de Finanças e Controller.

 

12h40 – Tema: “Novos desdobramentos – exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins”

Palestrantes: Dra. Luciana Goulart Ferreira (Executive LLM em Direito Empresarial pela CEU Law School e mestre em Direito Público pela PUC Minas. Membro do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG. Sócia do escritório Rolim, Viotti, Goulart, Cardoso Advogados) e Dr. Pauliran Gomes e Silva (Advogado tributarista, assessor jurídico do Grupo Martins e diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT), é membro do Conselho de Assuntos Tributários da Fecomércio MG e mestre em Direito Público pela Unifran).

 

13h – Encerramento

 

 

Fecomércio MG – Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 26 de abril de 2021

O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril.

 



O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril.
O objetivo da comemoração é conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.
As doenças cardiovasculares se caracterizam por um conjunto de disfunções que atingem o coração e os vasos sanguíneos. Elas representam uma das maiores causas de mortes em todo o mundo, por geralmente comprometerem seriamente o sistema cardíaco e vascular.
Pessoas com hipertensão, diabetes e colesterol alto também estão suscetíveis a sofrer com problemas cardiovasculares, caso não se previnam. Por isso, é certo afirmar que, na maior parte dos casos, os riscos de cardiopatia podem ser prevenidos por meio de práticas saudáveis ao longo da vida e regularidade nos checkups junto a um cardiologista de confiança. Portanto, sempre se atente à prevenção cardiológica.
Pressão alta (hipertensão)
Esse tipo de condição cardiovascular se caracteriza pelo elevado nível da pressão arterial. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), 32% dos brasileiros adultos (cerca de 36 milhões de pessoas) têm hipertensão.
A hipertensão é dividida em três tipos distintos, determinados pelos níveis da pressão arterial. Para melhor compreensão da doença, é preciso entender o valor mínimo para que ocorra o aumento da pressão. Se o resultado do exame for igual ou superior a 140/90 mmHg (ou 14 por 9), é constatado um elevado nível de pressão arterial.
Esse valor faz com que haja esforço excessivo do coração. Se o sistema cardíaco for sobrecarregado pelo problema, o risco do paciente sofrer um acidente vascular cerebral, infarto, ou aneurisma aumenta.
Apesar de ser uma doença crônica, ou seja, sem cura, a hipertensão pode ser controlada. Somente o cardiologista responsável poderá indicar o melhor tipo de medicamento, baseado no nível do problema.
Dentre os medicamentos administrados para essa cardiopatia destacam-se o inibidor de enzima de conversão da angiotensina (ECA) para o relaxamento dos vasos sanguíneos e anti-hipertensivo para redução da pressão arterial.
Atividades físicas e controle do estresse contribuem para abrandar os sintomas da hipertensão.
📅 Marque sua consulta ou exame pelo Telefone ou WhatsApp
📍 As consultas e exames são realizadas no Hospital de Caxambu.⠀
💲 Preços especiais para doadores do carnê
📱 Agende seu exame - 35 9 8871-2293 - WhatsApp
📱 Agende sua consulta - 35 9 8886-2915 - WhatsApp
☎️ (35)3341-7917 - Fixo


domingo, 25 de abril de 2021

A volta dos filósofos caipiras

 


                                                                                              By Fernando Victor

sábado, 24 de abril de 2021

Hospital de Caxambu - convênio com o BRADESCO SEGUROS

  



Para melhor atendê-los, o Hospital de Caxambu possui convênio com o BRADESCO SEGUROS para realização de consultas e exames.
📅 Marque sua consulta ou exame pelo Telefone ou WhatsApp
📍 As consultas e exames são realizadas no Hospital de Caxambu.⠀
💲 Preços especiais para doadores do carnê
📱 Agende seu exame - 35 9 8871-2293 - WhatsApp
📱 Agende sua consulta - 35 9 8886-2915 - WhatsApp
☎️ (35)3341-7917 - Fixo