Torneios enxadrísticos com a participação dos alunos de Caxambu na primeira etapa do ano de 2022:
Torneios enxadrísticos com a participação dos alunos de Caxambu na primeira etapa do ano de 2022:
Inscrições para o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato vão até o dia 11 de julho
Artesãos de todo o país já podem se inscrever no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. Microempreendedores individuais (MEI), grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas têm até o dia 11 de julho para participar da premiação, que reconhece as 100 unidades produtoras de artesanato mais competitivas do Brasil. Inscrições gratuitas: www.top100.sebrae.
O prêmio tem o objetivo de promover o artesanato brasileiro e as melhores práticas desenvolvidas nas unidades produtivas. Para participar, é preciso ser formalizado e ter um CNPJ, que pode ser próprio ou coletivo.
Os artesãos serão avaliados por júris especializados que utilizarão oito critérios de avaliação: qualidade técnica, qualidade estética, qualidade simbólica, qualidade da inovação, condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.
A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada em novembro, quando cada unidade premiada poderá expor os três produtos indicados na inscrição. Os vencedores ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato”. Eles também terão seus produtos publicados em um catálogo e participarão de vídeos sobre as melhores práticas de produção que serão divulgados no site do Sebrae.
Última edição
O Prêmio Sebrae TOP de Artesanato foi criado em 2006. Na última edição, realizada em 2015, 2.145 artesãos se inscreveram na premiação.
Treze artesãos mineiros ficaram entre as 100 melhores unidades produtivas do país: Cooperativa Mariense de Artesanato / Gente de Fibra (Maria da Fé), Brasil Pitanga Arte Rústica (Carangola), Fio Brasil (Muzambinho), Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização, Cooperativa de Trabalho, Produção e Comercialização (Betim), Essa Mulher Acessórios de Moda (Belo Horizonte), José Roberto dos Santos (Antonio Carlos), Fernanda de Castro Carvalho (Prados), Maria de Lourdes Rosa de Freitas (Ouro Preto), Divino Ofhício Artesanato (Lagoa Dourada), João Batista Ferreira Anjos (Santo Antônio do Leite), Mário Pereira Teles (Divinópolis), Moises Silva (Tiradentes) e Osvaldo Inácio de Souza (Três Corações).
Inscrições Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 5ª edição
Até 11 de julho
Inscrições gratuitas: www.top100.sebrae.
Sebrae Minas – Regional Sul
A confiança dos donos de pequenos negócios de Minas Gerais declinou em maio, fechando em 114 pontos, sete a menos do que o registrado em abril. De acordo com a pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon), tanto a avaliação dos empreendedores sobre o momento atual das suas atividades, quanto as expectativas para o médio prazo pioraram. A pesquisa ouviu 1.001 participantes entre 4 e 13 de maio.
O Índice de Situação Recente (ISR), que mede a percepção dos empreendedores sobre suas atividades nos últimos três meses, caiu quatro pontos (de 85 para 81). Já o Índice de Situação Esperada (ISE), que reflete as expectativas dos empreendedores em relação ao trimestre seguinte, ficou em 131 pontos, oito abaixo do registrado em abril.
Como o ISE tem peso dobrado na composição do Iscon, a piora das expectativas dos empresários em relação ao curto prazo ajuda a entender a queda do índice em maio. “Os efeitos da inflação elevada e dos juros altos devem impactar a economia no próximo semestre e podem estar exercendo essa influência negativa na confiança dos empreendedores”, avalia a analista do Sebrae Minas Paola La Guardia.
A analista também reforça que, durante o primeiro trimestre deste ano, embora o Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro tenha crescido, os investimentos produtivos caíram 3,5%, afetando o crescimento no longo prazo. “Menos investimentos, menos qualificação, produtividade e inovação”, acrescenta Paola.
Numa perspectiva internacional, há ainda o perigo de o país sofrer com eventuais arrefecimentos fortes das economias dos Estados Unidos (EUA), europeia e da China. “Os juros mais altos para conter a inflação nos EUA e na Europa tendem a fazer com que, ou o Brasil perca investimentos para esses outros países onde o risco é menor, ou o país se vê forçado a manter seus juros altos para continuar atraindo capital”, explica.
Confiança por setor e porte
A queda de confiança ocorreu em todos os setores, mas o Comércio foi o que registrou a maior variação negativa, de nove pontos: de 125 para 116. A menor variação da confiança foi registrada na Construção Civil, que fechou maio com um Iscon de 117 pontos, dois a menos que em abril. O Iscon da Indústria foi de 114, uma queda de cinco pontos; e o de Serviços foi de 112 pontos, sete abaixo do registrado no mês anterior.
O Iscon da Construção Civil, no entanto, foi mais influenciado pela avaliação dos empresários em relação à situação recente. O ISR do setor aumentou 11 pontos em maio, passando de 72 para 83. Já O ISE caiu nove pontos (de 143 para 132), indicando uma piora na avaliação das atividades para os próximos três meses.
As pequenas empresas seguem liderando as expectativas mais otimistas em relação ao cenário atual e futuro, com um Iscon de 123 pontos em maio. As microempresas (ME) registraram um Iscon de 115 pontos e foi o segmento com a maior queda de confiança (-10 pontos) em relação a abril.
Sobre o Iscon
O Iscon varia entre 0 e 200 pontos. Um resultado acima de 100 pontos indica tendência de expansão da atividade; igual a 100, tendência de estabilidade e, menor que 100, tendência de retração
Sebrae Minas – Regional Sul
Carmo de Minas: cidadão é preso por embriaguez ao volante
Em Carmo de Minas, na tarde do último domingo (19), um cidadão de 57 anos foi preso por embriaguez ao volante.
A PM recebeu a informação de que um veículo VW/Polo, de cor para, havia atropelado e matado dois cachorros no Bairro Santo Antônio e que o condutor estaria embriagado.
Durante o rastreamento os militares localizaram o veículo no centro da cidade e durante a abordagem perceberam que o condutor, um cidadão de 57 anos, estava visivelmente alcoolizado.
Ao ser questionado sobre o atropelamento, ele disse que não percebeu que os animais estavam na frente do veículo.
Diante do fato ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de São Lourenço, para as demais providências
P5 do 57º BPM
Final de semana especial! Participando do documentário sobre o atleta Kleber Santos, mais conhecido como Binho!
Honra em poder falar um pouco sobre essa pessoa que leva o nome de Caxambu para o mundo, com muita garra e determinação!
Binho, Conte sempre conosco do restaurante Coreto!!!
#klebersantos #suldeminas #caxambú
POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTOR DE ROUBO À FARMÁCIA EM CAXAMBU
17 RPM/57 BPM /1 PEL/ 277 CIA PM
QTH, Rua Dr. Viotti, n°592, Centro,
Data: 17/06/2022.