Segundo a tradição de imprimir e colar cartazes pelas paredes da cidade para dar ciência sobre o falecimento de personalidades locais, surgiram hoje vários cartazes anunciando a "missa de sétimo dia" do Carnaval de Caxambu - um protesto gaiato e bem-humorado de quem esperava muito mais do carnaval 2010.
De fato, as modificações introduzidas no carnaval de Caxambu tiveram impactos negativos em muitos pontos - tanto pela queda de faturamento registrada por parte de alguns comerciantes, quanto pela frustração das expectativas de quem não conseguiu alugar imóveis, ou até mesmo pela redução da taxa de ocupação dos hotéis durante este período.
Como afirmamos anteriormente, a fama do carnaval de Caxambu cresceu de forma espontânea e desordenada, exigindo organização profissional e planejamento condizentes com as proporções do evento. Mudou-se o formato do carnaval de Caxambu, mas o amadorismo, a improvisação e a falta de divulgação permaneceram os mesmos.
Esperamos que estes problemas crônicos não se repitam para o carnaval de 2011 - para que não aparecem novos convites para a "missa de um ano" do carnaval local.
Fernando Victor