O Balneário foi reinaugurado
Ficou lindo, mas...
E agora?
A verdade é que a obra transcorreu à revelia das autoridades de Caxambu – que se comportaram durante este tempo todo como se a CODEMIG estivesse realizando uma obra no planeta Marte, e não no coração de nossa principal atração turística.
Agora que o serviço está pronto, ficamos com um investimento de vários milhões, capaz de alavancar o turismo e recuperar a economia da cidade.
Mas será que ninguém pensou que tudo isso precisa funcionar? Ou será que o novíssimo balneário terá o mesmo destino do centro de convenções?
É triste constatar que não houve qualquer planejamento neste sentido, e ainda se discute se os funcionários recrutados para trabalhar no balneário devem ser contratados pela prefeitura, ou não.
Vale lembrar que um centro hidroterápico não é uma repartição pública, e que é preciso mão de obra altamente especializada para operar os equipamentos. Por enquanto, não existe sequer uma definição de qual público-alvo o balneário pretende atingir. Existem várias especialidades em thermalismo, que podem ser empregadas para fins estéticos, relaxamento ou medicinais, etc...
Entre as alternativas de privatizar ou manter o balneário pelo poder público, talvez a melhor alternativa seja a criação de uma Fundação para gerenciar o balneário, e até mesmo o nosso Parque das Águas.
Entre as alternativas de privatizar ou manter o balneário pelo poder público, talvez a melhor alternativa seja a criação de uma Fundação para gerenciar o balneário, e até mesmo o nosso Parque das Águas.
Outra questão fundamental é fazer as pessoas saberem no Brasil inteiro que Caxambu possui um moderno balneário hidroterápico, e quais os serviços que ele oferece..
Além disso, este tipo de turismo requer o engajamento também da população local em vários níveis, pois o frentista do posto de gasolina que abastece o carro do turista, o charreteiro, ou a balconista da loja não precisam ser especialistas em thermalismo, mas também não podem ignorar que a cidade oferece este tipo de serviço. O ideal seria que todos os caxambuenses pudessem conhecer e se orgulhar dos serviços prestados pelo nosso balneário.
Como se pode ver, o novo balneário de Caxambu nos coloca diante de um desafio:
Podemos encontrar uma fórmula para transformá-lo em fonte de riquezas, empregos e desenvolvimento para TODA a coletividade, ou podemos nos perder diante dos desafios impostos pelas necessidades criadas para fazer funcionar o balneário de forma eficiente, e isso requer planejamento, profissionalismo e união.
Espero sinceramente ver o balneário do Parque funcionando maravilhosamente bem, e cumprindo sua missão de atrair turistas e distribuir saúde, bem-estar e progresso.
Fernando Victor