Operação de meio ambiente
“VELHO DEI” em Caxambu
“Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais e, nesse dia, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade.” – Leonardo Da Vinci.
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." Albert Schweitzer - Nobel da Paz - 1952.
No último dia 10, quinta-feira, a Polícia Militar de Meio Ambiente, através do 3º Pelotão de Meio Ambiente de São Lourenço, juntamente com o Grupamento de Polícia Rodoviária de Caxambu, realizaram a operação ambiental denominada “Velho Dei” para o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos bairros do Alto Santa Rita, São Januário e Caxambu Velho.
A operação da Polícia Ambiental foi motivada pelo recebimento de denúncias relatando atos de caça e pesca com apetrechos proibidos. A operação foi precedida por ações de fiscalização nas zonas rurais do município e adjacências, tanto pelo aspecto preventivo, quanto pela na tentativa de flagrar os infratores na prática de atos criminosos de caça e pesca.
Com apoio de representantes da comunidade, as autoridades receberam informações que ajudaram na identificação e localização dos autores.
Durante o cumprimento dos mandados de busca foram apreendidos os seguintes materiais:
a) 05 armas de fogo (quatro cartucheiras, sendo uma de calibre ponto 50, e um revólver calibre 32);
b) 34 cartuchos intactos de calibres diversos;
c) 54 cartuchos deflagrados de calibres diversos;
d) 03 armas brancas ;
e) 02 fisgas usadas em atos de caça;
f) 01 crânio de animal silvestre: capivara;
g) 02 redes de nylon, utilizadas para captura de capivaras;
h) 06 pássaros silvestres;
i) 03 armadilhas usadas em atos de caça;
j) 01 rede de pesca.
Dois proprietários de armas de fogo e munições foram detidos durante a operação e conduzidos à Delegacia de Polícia local.
Foram lavrados os boletins de ocorrência com destino à Delegacia de Polícia, e encaminhadas cópias ao Ministério Público para a adoção das demais providências. Os pássaros silvestres encontrados em cativeiro serão encaminhados ao IBAMA em Pouso Alegre.
Seja por desespero, seja por inconsciência, ignorância ou cupidez, os homens estão destruindo as bases da sua existência através da violação dos sistemas naturais.
Se a natureza for destruída, nenhuma força no mundo, nenhuma tecnologia conseguirá reunir outra vez tanta beleza e tanta utilidade.
O Comandante do 3º Pelotão de Meio Ambiente, esclarece que atos de caça a animais silvestres e pesca com materiais proibidos constituem crime ambiental, e lembra: aquele que quiser exercer atividades ligadas à fauna, flora, mineração e pesca, podem procurar a Polícia Militar de Meio Ambiente para informações.
- Estamos atuando para servir e somar.
Elias Silva - Subten PM
Cmt 3º Pel Mamb