sábado, 24 de julho de 2010


Depois de Caxambu, Cerimônia da Àgua será realizada também em Brasília, com a presença do professor Masaru Emoto





A localização privilegiada de Brasília e do Lago Paranoá no Planalto Central do Brasil, fruto de um sonho profecia de Dom Bosco e da coragem de Juscelino Kubitschek de Oliveira  se afirma no século XXI como Patrimônio da Humanidade  tombado pela UNESCO em 1969.  Paulatinamente, no decorrer destes cinqüenta anos, tesouros aparentemente escondidos vem aflorando e se revelando à consciência da comunidade de Brasília, no aspecto do cuidado e da reverência à existência do ponto de encontro de todas as águas da América do Sul, denominado “o berço das águas”.

          Por sua vez, o Lago Paranoá muito além de suas curvas e da sua beleza natural que permitem um lazer e rara qualidade de vida a todos os brasilienses, se configura com a Bacia do Paranoá, um estratégico recurso hídrico vital para a sobrevivência em breve futuro de toda a população de Brasília e do Distrito Federal, se considerarmos as drásticas mudanças climáticas que estão ocorrendo. Frente ao desafio da necessidade de preservação dos recursos hídricos em face ao fenômeno de desertificação que ocorre mundialmente atingindo fortemente o Brasil, um alerta se faz pois este fato ainda não está completamente visível para a comunidade que aqui reside. Portanto, sensibilizar e alertar tanto as autoridades governamentais como as lideranças civis, os formuladores de políticas públicas, bem como toda comunidade para a consciência de que o cuidado com as águas do Lago Paranoá  diz respeito a um compromisso com às gerações presentes e futuras.
A oportunidade presença de Masaru Emoto em Brasília em julho de 2010 trazendo sua magnífica obra “A Mensagem a Água” possibilita ainda dar continuidade e impulsionar o Projeto “Emoto para a Paz” direcionado às crianças de todo mundo e integrado às atividades desenvolvidas para a Década Internacional da Água (2005-2015) promovida pelas Nações Unidas. A primeira versão em português desta publicação infantil foi realizada pela Ararazul - Organização para a Paz Mundial e lançada em 2009, Brasília e contou com a presença de Masaru Emoto e o apoio do Centro de Estudo Transdisciplinar da Água/CET-Água. A Universidade de Brasília, por meio do curso promovido pelas Faculdades de Educação e Ecologia “Água como matriz eco pedagógica: educação e gestão sustentável das águas do Cerrado”, prevê a difusão deste projeto em parceria com as escolas da Secretaria de Educação do DF e Centros de Educação Ambiental, a exemplo da Escola da Natureza e da Estação Ecológica de Águas Emendadas.
Assim esperamos que esta iniciativa de celebrar as águas, possam contribuir para uma tomada de consciência da importância do cuidado destas nossas águas do Lago Paranoá juntamente com toda comunidade e em sinergia para uma efetiva cultura da paz em Brasília.
Objetivos
1-Sensibilizar e mobilizar toda comunidade brasiliense para tomada de consciência sobre a importância do cuidado com as águas do Lago Paranoá
2-Contribuir para uma efetiva cultura da paz em Brasilia
3-Lançar a proposta de se adotar o dia de celebrar as águas do Lago Paranoá em uma perspectiva de sensibilização da comunidade brasiliense.
Atividades
No Parque da Ermida Dom Bosco às margens do Lago Paranoá, com amplo convite a toda comunidade de Brasília e Distrito Federal, será proporcionado um encontro no dia 31 de julho de 2010 de lideranças da comunidade, autoridades governamentais, autoridades religiosas, grupos esportivos, escolas, movimentos e ONGs, dentre outros, em torno do Lago Paranoá. As atividades serão iniciadas com exercícios de Tai chi Pai Lin facilitados pelo mestre taoísta Luis Henrique Moreira, seguidos de celebração coordenada por Masaru Emoto.
Data, horário e local
  • Dia 31 de julho de 2010 das 8 30h as 10 00 hs
Margens do Lago Paranoá no Parque Ermida Dom Bosco


Margens do Lago Paranoá no Parque Ermida Dom Bosco


Fonte:
http://www.cbhparanoa.df.gov.br/noticia_22072010.asp


A realização deste evento na capital federal demonstra a importância e o destaque internacional da cerimônia marcada para amanhã às 11:00h no Parque das Àguas de Caxambu 
Vamos prestigiar!