1º Encontro AGMH de Veículos Antigos em São Lourenço
Começando com o pé direito |
A partir do alto, em sentido horário: Fiat 147 Rallye 1980, Camaro SS 1967, Ford Zodiac 1961, Chevrolet Stileline 1951, Chevrolet 6400 1951 e Galaxie 500 1968 |
O projeto é ambicioso: transformar São Lourenço a longo prazo na “capital brasileira do antigomobilismo”, de acordo com as palavras de seu prefeito, José Neto. E atributos certamente não faltam a essa estância hidromineral do sul de Minas Gerais: excelente infraestrutura, grande rede hoteleira com diárias a preços bastante convidativos, localizada num ponto estratégico do estado, a meio caminho das capitais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sem falar em sua principal atração: o parque das águas, que com seus 430 mil m2 e sete fontes de águas minerais, atrai anualmente milhares de turistas.
O prefeito de São Lourenço, José Neto |
Na verdade, o que se pretende é a volta a um passado recente. Até 2001 acontecia em São Lourenço o mais importante encontro de veículos antigos de todo o Brasil, reunindo cerca de 500 automóveis da mais alta qualidade.
E o ponta-pé inicial foi dado no último final de semana, dias 26, 27 e 28 de novembro, com a realização do 1º Encontro AGMH de Veículos Antigos em São Lourenço, cuja organização ficou por conta de um grupo de amigos antigomobilistas cariocas, formado por Armando Loureiro (A), Guilherme Ramos (G), Max Bezerra (M) e Hélio Gomes (H).
Programado para se realizar inicialmente dentro do Parques das Águas II, o evento teve que acontecer na Praça João Lage, que fica localizada na entrada do Parque. A organização tomou essa decisão devido às chuvas que castigaram a região durante toda a semana, alagando o gramado onde seria montada a exposição de automóveis, embora o final de semana tenha sido coroado com belos dias ensolarados.
— A circulação dos automóveis iria gerar muita lama, havendo inclusive o risco de derrapagens nas manobras, o que poderia causar acidentes. Além disso, não sabíamos se o tempo ficaria bom. Preferimos não arriscar! — contou Guilherme Ramos, um dos organizados.
— A circulação dos automóveis iria gerar muita lama, havendo inclusive o risco de derrapagens nas manobras, o que poderia causar acidentes. Além disso, não sabíamos se o tempo ficaria bom. Preferimos não arriscar! — contou Guilherme Ramos, um dos organizados.
Nada que tirasse o brilho da festa. Foram cerca de 150 veículos em exposição, vindos das mais diversas cidades dos três estados já citados acima, alguns deles tendo rodado mais de 400 quilômetros para prestigiar o evento.
A vez da década de 1980
Dois Monzas impecáveis, sendo o da esquerda o 1988 automático, eleito o melhor veículo em exposição |
Entre os automóveis expostos, notou-se a marcante presença de vários nacionais fabricados da década de 1980. Muitas vezes não tratados com a devida atenção pelos colecionadores, esses automóveis fabricados num passado recente, estão agora completando 30 anos e com isso ganhando o status de “veículos de coleção”, titulo mais do que merecido. Entre eles destacamos o Fiat 147 Rallye, de Carlo Sulam (exemplar já com placa preta); Passat LSE 1986 (modelo apelidado de “Passat Iraque”), pertencente a Guilherme Henrique Gomes; Alfa Romeo 2300 TI4 1981, de Paulo Renato Arantes, além do Monza 1984, de Robson de Almeida Mendonça.
Por falar em Monza, um exemplar automático fabricado em 1988 foi escolhido pela comissão julgadora como “O Melhor do Evento”, desbancando clássicos americanos como Camaro SS 1967 e Chevrolet Stileline 1951. Um grande prestígio, para a alegria de seu proprietário, Luiz Ricardo da Silva Gomes.
Benny e seu Santa Matilde 1980 |
Y love SM 4.1
Conversamos com outro orgulhoso proprietário. Benny Binhas Kubudi veio do Rio de Janeiro a bordo de seu Santa Matilde 1980. Grande fã deste modelo fora de série, Benny possui em sua garagem, no Rio de Janeiro, outros três exemplares, inclusive um raro conversível. Fabricado em Três Rios-RJ entre 1978 e 1988, o SM utilizava a confiável mecânica do Opala era um dos mais sofisticados veículos nacionais de sua época.
O 1º Encontro AGMH de Veículos Antigos em São Lourenço contou com a participação de automóveis de diversas outras épocas, dos quais destacamos o brasileiro Ford Galaxie 1968 do recém eleito presidente do Veteran Car Clube do Rio de Janeiro, Roberto Ruschi; o americano Camaro SS 1967, de Nabil Sami Sourial, vindo de Volta Redonda-RJ; o Chevrolet 6400 1951, que parecia um caminhão zero quilômetro; e o alemão Ford Zodiac 1961, de Augusto Mosca.
Na eleição do “Melhor do Evento – Júri Popular”, realizada entre os antigomobilistas inscritos, foi escolhida a impecável Chevrolet Amazona 1963, de Louvercy Hermenegildo, da cidade mineira de Conselheiro Lafaiete.
À esquerda, Chevrolet Amazona 1963, ao centro o grupo "Amigos do MP Lafer, à direita o MP Lafer TI |
O grupo Amigos do MP Lafer, do Rio Janeiro, chegou em comboio de 6 automóveis, trazendo na bagagem a descontração de sempre e o orgulho de ser “laferista”.
Ainda sobre o Lafer, no setor de veículos a venda, havia um modelo raro, mas que não é o preferido entre os amantes da marca. Produzido a partir de 1978, o MP Lafer TI tem como principais características os faróis quadrados, a ausência de cromados, grade e parachoques na cor do carro e ausência das falsas entradas de ar no capô. Realmente perdeu o charme!
Ainda sobre o Lafer, no setor de veículos a venda, havia um modelo raro, mas que não é o preferido entre os amantes da marca. Produzido a partir de 1978, o MP Lafer TI tem como principais características os faróis quadrados, a ausência de cromados, grade e parachoques na cor do carro e ausência das falsas entradas de ar no capô. Realmente perdeu o charme!
Coquetel
De camisas verdes, os membros do Grupo AGMH, organizador do evento |
No sábado a noite, os antigomobilistas e seus familiares lotaram o Centro de Convenções do Hotel Guanabara, um dos mais antigos e famosos da cidade, para o coquetel de confraternização. No menu, queijos e vinhos, música ao vivo e bate papo agradável. Foi o momento do Grupo AGMH prestar as devidas homenagens e anunciar os veículos premiados nas diversas categorias.
O encontro teve seu encerramento no domingo no final da manhã marcado por uma carreata pelas principais ruas da cidade e que contou com a participação de cerca de 30 dos veículos em exposição, inclusive os premiados.
Texto e fotos: Equipe do Portal Maxicar