DEPOIS É TARDE...
CAPIM VETIVER
UMA DÁDIVA DA NATUREZA QUE AJUDA NA PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE EROSÕES, DESLIZAMENTOS DE TERRA, VOÇOROCAS, ASSOREAMENTOS.
Suas profundas e perfumadas raízes (chegam até a 6 metros) se entrelaçam formando uma rede que retém a água e segura o solo, impedindo o desenvolvimento de erosões, deslizamentos de terra, voçorocas, assoreamentos. É também uma planta companheira em todas as plantações, pois detém e acumula a água, preservando-a debaixo do solo nos períodos de estiagem.
“A erosão hídrica é um dos mais graves problemas ambientais decorrentes do mau uso do solo. A espécie (Vetiveria zizanioides (L.) Nash.) apresenta atributos eco-fisiológicos únicos no mundo, capaz de estabilizar o solo e controlar a erosão nas mais diversas condições bioedafoclimáticas, se desenvolvendo aonde nenhuma outra planta sobreviveria. Em áreas perturbadas, onde os métodos convencionais de proteção ambiental, geralmente, consistem em soluções complexas, pouco práticas, de custo elevado, e de eficiência questionável, a Biorremediação Vetiver é uma alternativa tecnológica simples, eficaz, segura, e de reduzido custo operacional e econômico. A Biorremediação Vetiver torna realidade a estabilização de solos e controle da erosão, a proteção de mananciais, e a contenção de encostas habitadas localizadas em áreas frágeis. A versatilidade da Biorremediação Vetiver faz com que a tecnologia possa ser reproduzida em qualquer parte do território brasileiro.”
Parte do texto que premiou a EMATER – Sul de Minas / Caxambu.
6º PRÊMIO FURNAS OURO AZUL
Estabilização de Solos e o Controle de Erosão com Vetiveria zizanioides / Nash.
Candidato Proponente: EMATER-MG de Caxambu
Vivemos em épocas de muita atenção com a Natureza, ela está em profunda transformação. Já sabendo é melhor prevenir do que remediar, como diz o dito popular. O recomendado são plantações de Vetiver, bem projetadas, para conter barrancos, deslizamentos, erosões. Para estabilizar o solo! Depois que acontece o que não se quer, é tarde...
Em Caxambu, sul de Minas Gerais, no Circuito das Águas, região que agora se destina ao Bem Estar e Natureza, e que possui um Parque das Águas com a maior concentração de águas carbogasosas e medicinais do Planeta, está também o primeiro Spa Holístico do Sul de Minas, a Chácara das Rosas, que tem como uma de suas muitas atividades, além propriamente do Spa, com atendimentos terapêuticos, hidroterapêuticos e hospedagem terapêutica, o cultivo da terra, com frutíferas exóticas como a Lichia, entre outras. Em sua biodiversidade de plantações e por recomendação da Emater, não poderia faltar o Capim Vetiver. À disposição dos interessados que queiram adquirir mudas e raízes. As raízes são muito utilizadas também como chás para a cura de várias enfermidades.