COLUNA SERGIO LEVENHAGEN on line
# Aos poucos, a gente vai mostrar os bastidores da politica aqui em Caxambu. onde muita gente nem fica sabendo o que acontece na verdade, e não é o que muita gente pensa. É por isso que algumas surpresas acontecem, sendo que quem está por trás de tudo provoca essas surpresas, geralmente desagradáveis para a população. Foram décadas de participação politica, onde acompanhei de perto muitas manobras, sendo a maioria de interesse próprio e poucas de interesse de todos, e nesse caso "sou um sobrevivente sob escombros dos valores mortos", como dizia Otto Lara Resende.
# Mas, vamos mostrar o que aconteceu em 1.999: nós da extinta FUNABEM conseguimos atrávés do então Senador José Roberto Arruda(PSDB) que fossemos transferidos para a Escola Agrotécnica Federal de Machado-MG, hoje Instituto Federal do Sul de Minas, e baseado nisso o Prefeito na época Marcus Gadben, entrou em contato com a Direção da Escola de Machado e fomos nós conversar com a Diretoria sobre a possibilidade de se fazer uma extensão aqui em Caxambu, na área federal da EWB/FUNABEM. Não conseguimos por falta de recursos financeiros por parte do MEC, que na época não estava autorizando extensões de Escolas Federais (Governo FHC), mas houve mais uma insistência e fomos parar em Juiz de Fora, onde o Prefeito Marcus Gadben e eu como convidado, conversamos com a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, na época a Reitora era Margarida Procópio, e os argumentos foram os mesmos da Escola de Machado; "não havia disponibilidade financeira".
# Um ano depois, diante do alto custo de manutenção e conservação da área federal de 300 mil metros quadrados da ex -FUNABEM, a Prefeitura Municipal de Caxambu não tinha recursos para tal empreendimento, prova disso são as condições lamentáveis em que se encontra hoje a referida Escola. O Prefeito Marcus fez um convênio com uma universidade particular, a UNINCOR - que além de trazer cursos superiores, tinha o compromisso de manter e conservar o patrimônio, aliviando as despesas do município. Isso foi feito a contento, não igual ao que era era com a FUNABEM, mas muito melhor do que está hoje, e isso funcionou até que um grupo de politicos da cidade entrou com uma ação judicial alegando a proibição de Escola particular usufruir espaço público, o que não pode, esquecendo-se talvez que a permanência da UNINCOR era temporária, até que se conseguisse uma faculdade, universidade, ou uma extensão pública, ou coisa que valha - pois o que não podia era o espaço ficar do jeito que está hoje. A justiça acatou e determinou a saída da UNINCOR. Ela foi embora em 2.004 e até hoje não houve solução. O Presidente LULA, que autorizou centenas de extensões porque tinha recursos também está indo embora, e ninquém foi lá pedir prá ele. Estamos depois de 6 anos a ver navios com promessas de quem esse ou aquele, enquanto que a gente já podia ter aqui uma extensão da Escola de Machado - Instituto Federal Sul de Minas -que tem também cursos superiores- e essa extensão foi para São Lourenço com esforços do Prefeito Zé Neto(PSDB) e que vai conseguir ainda muita coisa boa para a cidade que ele administra com seriedade e competencia.
Pois é; prá tirar foi rapidinho, agora prá colocar outra no lugar........
Assim é Caxambu, uns puxam prá cá, outros puxam prá lá. e assim vamos cada vez mais prá trás.
Essa é a realidade. -
Saudações TRIcolores!
Faltam 12 meses para o fluminense ser TETRA.