sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ENTREVISTA: PROFESSORA LEILA R. DIREZENCHI - DIRETORA PEDAGÓGICA DA FACULDADE VICTOR HUGO
    1) Leila, o que significa estudar na Faculdade Victor Hugo (FVH)?
    Costumo dizer que as melhores pessoas para responder esta pergunta são nossos alunos, professores e funcionários, pois são eles que vivem o dia a dia da instituição, mas diria para você que um dos grandes diferenciais que a Faculdade possui é a distinção muito clara que ela tem entre o que é ensino de qualidade e educação de qualidade.
    2) Qual a diferença entre ensino de qualidade e educação de qualidade?
    O ensino e a educação são 2 conceitos distintos. Quando falo em ensino estou falando em atividades didáticas que auxiliam o aluno a compreender os conteúdos (português, matemática etc..). Quando falo em educação o foco é outro, pois tenho que interligar o ensino com a vida e a ética com o conhecimento. Na verdadeira educação o aluno consegue sempre ter uma visão da totalidade.
    3) Percebemos que o sistema de ensino que a FVH utiliza é muito “diferente” das outras faculdades. Por que?
    Em 2007 quando começamos a funcionar, sabíamos exatamente o que queríamos para nossos alunos, cidade e região. Tive o cuidado de montar matrizes curriculares (grade curricular) que se articulam com nossa missão. Sei de instituições que falam para seus alunos que eles também oferecem determinadas disciplinas como a Victor Hugo possui em suas grades. O rol de disciplinas em um curso não significa absolutamente nada se ele não tiver integrado a cultura organizacional da instituição. Sair viajando com seus alunos ou fazer projetos para dizer que estão fazendo alguma coisa diferente não tem qualquer sentido, compreende? O segredo é saber qual a cultura de sua “empresa” e fazer todo mundo se envolver emocionalmente e não só racionalmente.
    4) O que mais a Faculdade Victor Hugo oferece de “diferente” para seus alunos?
    A FVH acredita que para oferecer uma educação de qualidade ela precisa ser inovadora, aberta, ágil, ter professores e funcionários bem preparados eticamente, intelectualmente e emocionalmente, é fundamental haver uma relação afetiva entre todos que ali estudam e trabalham, a infra-estrutura deve ser confortável, adequada e atualizada, a tecnologia deve ser veloz entre tantos outros inúmeros quesitos que possuímos, como por exemplo um convênio com a West and College London para os alunos do Curso de Administração da FVH que poderão cursar 6 meses do último ano naquela universidade.
    5) Esta semana está acontecendo em nossa cidade o Seminário “Educação e Surdez” promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Como conseguiu isto?
    O INES é uma referência nacional na educação dos surdos, é um órgão do MEC. Todos sabem que oferecemos cursos gratuitos de Libras (língua brasileira de sinais). Fomos a 1ª instituição que se preocupou em colocar libras na matriz curricular de seus cursos. O INES acompanha o trabalho que realizamos. Este evento está sendo um sucesso, pois vieram profissionais de mais de 35 cidades de Minas Gerais!
    6) Alguma informação sobre o vestibular da Faculdade Victor Hugo?
    Nossos vestibulares estão abertos para os Cursos Pedagogia e Administração. O candidato pode marcar dia e hora para fazer sua prova ou se preferir pode fazê-la no dia 12 de dezembro. Estão abertas as inscrições para os cursos EAD da UBC (Universidade Braz Cubas): Gestão de Negócios, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental e Serviço Social.
    7) Você ainda trabalha em Itajubá e é avaliadora do MEC?
    Sou Assessora Pedagógica da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) e do Hospital Escola (HE), além de fazer parte do Banco de Avaliadores onde sou designada pelo MEC/INEP para fazer verificações in loco em diversas instituições de ensino superior do País. Estas avaliações tem por objetivo verificar atos regulatórios como: autorização de cursos, autorização (credenciamento) de novas instituições de ensino superior no Brasil, reconhecimento de cursos, renovação de reconhecimentos, recredenciamentos etc...Sinto-me muito honrada de ter sido nomeada há anos pelo Exmo. Fernando Haddad, DD. Ministro da Educação, através de Portaria Ministerial.