Um fim de semana no Circuito das Águas
Duas gerações do camaro. À frente o RS 1968.Ao fundo, o Type LT 1974 |
Para o antigomobilista de verdade, um dos maiores prazeres é o momento de colocar seu clássico na estrada e conhecer lugares bacanas. Deleite somente comparável ao de lavar, encerar e “maquiar” o carro para o feito, ou simplesmente ao de conversar com outros antigomobilistas sobre sua paixão sobre rodas. Quem não é adepto desse verdadeiro “estilo de vida” pode até achar estranho e meio mazoquista. Qual é o prazer em viajar horas e horas num automóvel normalmente lento, barulhento, sem ar condicionado e outros confortos atuais; além de bastante sujeito a defeitos? Nem adianta querer explicar!
Caxambu é um desses lugares bacanas! Seus atrativos históricos, ecológicos e turísticos, por si só já a colocam no roteiro de viagem desse antigomobilista jenuino. Um “empurrãozinho” extra foi dado no último final de semana, de 25 a 27 de março de 2011, por um simpático grupo de amigos cariocas, que pelo segundo ano consecutivo “tomou conta” do famoso Parque das Águas — o principal cartão postal dessa cidade ao sul de Minas Gerais — para realizar a 2ª edição do Encontro AGMH de Veículos Antigos.
Os automóveis de Armando, Guilherme, Max e Hélio com as respectivas iniciais que formam o nome do grupo |
Famosos no Rio de Janeiro por organizaremcom sucesso o encontro mensal que acontece no Museu Militar Conde de Linhares — em São Cristóvão — Armando, Guilherme, Max e Hélio (AGMH) reuniram mais de 100 automóveis, num evento que teve o apoio da Prefeitura Municipal. Cerca de 15 clubes de cidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais foram representados, entre eles Veteran Car Clube do Rio de Janeiro, AVA – Juiz de Fora, Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, Amigos do Antigo de Teresópolis, Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo, Veteran Car Clube de Juiz de Fora, Fusca Mania de Cabo Frio, Amigos do MP Lafer-RJ e Rio Minas Clube de Veículos Antigos.
Os automóveis começaram a chegar na tarde de sexta-feira, já que muitos quiseram aproveitar ao máximo a estadia na cidade. Sábado, além da exposição de automóveis antigos, houve um passeio de ônibus para expositores e seus acompanhantes por pontos turísticos da região.
A noite foi de descontração, no coquetel que contou com a presença do Prefeito Luiz Carlos Pinto, da Secretária de Turismo, Ângela Arantes e da Chefe de Cultura, Rachel Mello, que deu grande colaboração para a realização do encontro. Foi o momento das homenagens e de anunciar os veiculos premiados, cuja lista completa você confere no box abaixo.
Membros do Grupo AGMH ao lado do prefeito de Caxambu, Luiz Carlos Pinto (de gravata) |
MBs
Diversos modelos Mercedes Benz — com destaque para os 3 exemplares da conversivel SL e para a 220 SE, uma coupê fabricada em 1965 — estiveram presentes, para a alegria dos admiradores dessa marca que é sinônimo de qualidade mundial. Oriundos dos Estados Unidos, dois Chevrolets Camaro de gerações distintas: um RS de 1968 e um Type LT de 1968 (foto principal, acima). Ford A Phaeton 1929, Caminhão Chevrolet 6400 “Boca de Sapo” 1951 e Ford F100 1962 foram alguns dos outros veículos americanos.
O público pode apreciar diversos modelos Mercedes Benz |
Vencendo distâncias
Edson e seu Opala 1974 |
A bordo de seu Opala 1974 da rara cor Rosa Pantera, Edson Araújo percorreu mais de 500 quilômetros para prestigiar o evento, vindo de Campos-RJ. Mas essa distância não é muito longa para seus padrões, já que ele viajou cerca de 1.350 quilômetros para ir à Expoclassic, em Novo Hamburgo-RS no ano passado.
— Levei minha esposa e filhos. Fui acompanhado por um companheiro de clube, que foi de Chevette 1974. Lá, recebemos o prêmio de caravana que veio de mais longe — nos conta Edson, orgulhoso, enquanto nos mostra o adesivo colado no quabra-vento do automóvel.
Utilizando a mesma velha e boa mecânica Chevrolet, três unidades de um fora-de-série nacional que foi o sonho de consumo em sua época. De estilo esportivo, o Santa Matilde 4.1 era fabricado em Três Rios, por uma empresa que originalmente produzia vagões de trêm. Com carroceria em fibra de vidro, o SM possui linhas que pouco envelheceram com o tempo.
Ainda entre os brasileiros, nos chamou a atenção o Fusca “Fafá de Belém” 1981, que além de estado impecável, tem somente 9 mil quilômetros rodados. Os visitantes ficavam admirados em saber que seu estepe jamais rodou!
No alto, Chevrolet Bel Air 1954. Abaixo, Ford F100 1962 e o trio de SMs 4.1 |
O poderoso Chevy
Mas a maior sensação do encontro foi sem dúvida alguma o Bel Air 1954 de Erick Grosso, do munícipio de Luz, SP. Com sua cor laranja metálica, estofamento bege, “cara de mau”, graças à enorme grade cromada e um poderoso ronco de motor, o Chevy de muito bom gosto foi alvo de incontáveis clicks digitais.
momento de descontração da equipe organizadora, a bordo de uma Jardineira Ford 1929
No alto: cerca de 30 automóveis participaram da carreata.
O 2º Encontro AGMH de Veículos Antigos em Caxambu se encerrou na manhã de domingo, com uma carreata pelo Centro Histórico da cidade, seguida da entrega dos troféus aos 20 premiados. A população foi presenteada com aquele comboio vindo diretamente do passado e que certamente trouxe doces lembranças.
No alto: cerca de 30 automóveis participaram da carreata.
O 2º Encontro AGMH de Veículos Antigos em Caxambu se encerrou na manhã de domingo, com uma carreata pelo Centro Histórico da cidade, seguida da entrega dos troféus aos 20 premiados. A população foi presenteada com aquele comboio vindo diretamente do passado e que certamente trouxe doces lembranças.
Texto e fotos: Equipe do Portal Maxicar
http://www.maxicar.com.br/old/eventosefatos/035650agmhcaxambu11_c.asp