Carta escrita pelo conde d'Eu em 1889 é doada a o Museu Imperial
Carta escrita pelo conde d'Eu em 1889 é doada ao Museu Imperial
Uma carta escrita pelo conde d'Eu em 1889 foi doada ao Museu Imperial e passará a integrar o acervo do arquivo histórico do museu, podendo ser consultada por seus visitantes.
Datada de 17 de novembro de 1889, a carta era endereçada a Joaquim Delfino Ribeiro da Luz, que foi um magistrado, político e proprietário rural brasileiro. O documento foi doado pelo médico Nelson Ribeiro da Luz Lobo Martins, bisneto de Joaquim Delfino, que recebeu a carta de seu pai.
A carta foi escrita dois dias após a proclamação da República. Na época, o conde, que era marido da princesa Isabel, estava a bordo do navio Parnaíba, que levou a família imperial até o navio Alagoas rumo ao exílio na Europa.
Na carta, o conde d'Eu solicita que Joaquim Delfino dê procedimento às obras de construção da Igreja de Nossa Senhora da Hungria na cidade de Caxambu, em Minas Gerais. A igreja havia começado a ser construída em 1868, em cumprimento a uma promessa feita pela Princesa Isabel.
A correspondência fará parte do arquivo histórico do museu, que conta com mais de 200 mil documentos, incluindo cartas, fotografias, ilustrações e outros. O Museu Imperial fica no centro de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e seu arquivo pode ser consultado por qualquer pessoa mediante agendamento.
Fonte:
http://www.jornalfloripa.com.