RONALDINHO GAÚCHO
Paulo Roberto Guimarães Moreira ¹
“É dando que se recebe” São Francisco de Assis.
"Se o malandro soubesse o quanto é bom ser honesto, seria honesto só de malandragem” - Jorge Benjor, mas, antes dele, Sócrates, com outras palavras, claro.
Paulo Roberto |
Ronaldinho Gaúcho é um gênio do futebol. O seu segredo é amar o que faz e com quem faz. No Flamengo deu alegria, unidade, espírito de grupo e solidariedade. É um grande líder, pois, como vimos no livro: O Monge e o Executivo ², o líder é aquele que mais serve aos outros, o que mais trabalha. Na Europa, deve ter deixado seu estilo e na Seleção Brasileira deu novo colorido ao time. Eu sabia, antes do seu primeiro jogo, contra Gana, na Inglaterra, hoje, que ele imprimiria na Seleção suas características de liderança, embora o capitão continue sendo o Lúcio.
Há pouco, ouvi uma palestra de Yogananda: Como espiritualizar os negócios. Sei que Dalai Lama escreveu: Competição ou Compaixão? Eu mesmo escrevi um ensaio de seis páginas intitulado: A Economia do Amor que se encontra num livro meu, praticamente pronto, intitulado: A Política do Amor. Desde criança, eu achava que os brinquedos deviam ser cooperativos e não competitivos. Existe uma crônica de Rubem Alves intitulada: Tênis e Frescobol ³ mostrando como o primeiro é competitivo enquanto o segundo é cooperativo. Coloquei o endereço eletrônico em nota de pé de página para quem se interessar poder lê-la. É um assunto fascinante. Tudo isso gira em torno da importância do amor na vida, nos negócios, na política etc.
Claro que essa é uma idéia atemporal. Jesus Cristo veio rememorá-la. Mas, o amor é um tema eterno e divino, não criado por alguém, porque eterno, sem princípio nem fim. É a nossa meta final e última. Já se escreveu: Quem Ama Não Adoece, Quem Ama, Educa. Poderíamos escrever que quem educa, ama. Já escrevi em alguma crônica minha que a verdadeira inteligência é o amor, se não me engano foi n’ A Economia do Amor.
O amor é tudo. Estou muito feliz de ver um jogador de futebol colocar em prática essa filosofia, que é o mais difícil: porque como já se disse: Sabedoria é o saber colocado na prática. E há um ditado oriental que nos ensina: Saber e não fazer ainda é não saber.
Brasília, 5 de setembro de 2011
¹ Paulo Roberto Guimarães Moreira é Mestre em Filosofia pela PUC - Rio, ex- atleta da Seleção Brasileira Paraolímpica durante 10 anos, recebeu a homenagem do: Mérito Maior do Esporte em Cadeira de Rodas da ANDE – Associação Nacional de Desportos para Excepcionais.
² HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: uma História sobre a Essência da Liderança, Rio de Janeiro : Sextante.