PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO & AS TRANSFORMAÇÕES NAS ESTRUTURAS DA SOCIEDADE
Em janeiro de 2008, Plutão, o menor e o mais poderoso planeta do sistema solar, significador das grandes crises e transformações entrou no signo de Capricórnio, onde permanecerá até 2024. Serão 16 anos difíceis, nos quais assistiremos o ruir das estruturas sociais e financeiras do planeta. No entanto, o que aparentemente possa ser visto como negativo e assustador, na verdade é um período de grandes oportunidades de conscientização e crescimento, tanto a nível mundial como na vida pessoal de cada um de nós.
Capricórnio rege as estruturas, o status, as normas sociais em que vivemos; a situação do planeta como um todo. É da energia desse signo que nos vem o senso de limite e responsabilidade.
A crise que estamos vendo na situação econômica mundial retrata bem a passagem dele pelo signo das estruturas. A transformação vai acontecer, por ser premente a necessidade de um expurgo no atual sistema capitalista, onde apenas uma minoria é beneficiada em detrimento do resto do mundo.
Cada um de nós terá que rever valores e importâncias, pois passaremos a valer pelo que somos e não pelo que temos, já que Plutão transformará status, situações de vida e poder econômico. Serão tempos difíceis sem dúvida, mas dos quais podemos sair enriquecidos de aprendizados, se soubermos aproveitar essa valiosa oportunidade.
No mapa astrológico, Plutão rege uma ou mais áreas da nossa vida e é nelas que teremos grandes possibilidades de vivenciar esses assuntos de outras formas, de dar o tão falado ‘salto quântico’ para um novo nível de consciência e evolução pessoal.
Tudo no universo está o tempo todo nos ‘sinalizando’ e se estivermos atentos e dispostos a permitir que a transformação se faça, podemos vivenciar esse momento cósmico com sabedoria. Na verdade ela acontecerá, mesmo que a nossa revelia. Sejamos então como o bambu, que na sua flexibilidade nos reporta ao signo de Câncer, oposto complementar de Capricórnio e nos mostra a melhor maneira de passar por tempos de crises como os que já estamos vivenciando.
***