Representantes de 19 cidades mineiras, candidatas a Centro de Treinamento de Seleção, participam do evento
Juiz de Fora será sede do II Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS) para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Representantes das 19 candidatas estarão presentes no evento, que será realizado no Hotel Victory, em Juiz de Fora, nesta sexta-feira (14). Uma comitiva de Araxá também marca presença no evento que é o segundo do gênero realizado no Estado. O primeiro foi no Tauá Grande Hotel.
Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa, Sergio Barroso, o processo de interiorização do Mundial se consolida com a realização desse segundo seminário. “Estamos aprofundando em assuntos específicos para que cada cidade candidata saiba de suas reais chances de ser um CTS. Se estivermos prontos para receber uma seleção internacional, estamos prontos para receber o mundo”, afirma Barroso. A parte da manhã, que será aberta à imprensa, Ricardo Rocha, (ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, campeão mundial em 1994), abordará as características e requisitos que as cidades precisam ter para receber seleções internacionais de futebol. Na parte da tarde, fechada à imprensa a pedido dos convidados, representantes da Match – empresa contratada pela FIFA para tratar de hospitalidade durante a Copa do Mundo FIFA BRASIL 2014 – farão palestra sobre exigência e prazos para preparação dos hoteis, como são feitas as inspeções, como foi a experiência na África etc.
O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos ressalta a importância de receber informações de quem tem experiência na escolha de um CTS. “Temos pressa em aprender e executar tudo o que é necessário para que a FIFA nos escolha como candidato a CTS. Queremos muito receber uma seleção aqui para que Juiz de Fora participe da celebração da Copa. Esperamos que a presença da Mercedes Bens nos ajude a trazer os alemães. Seria uma grande honra para nós”.
Ao todo 19 cidades mineiras são candidatas a CTS: Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Esse Seminário sobre CTS é uma parceria entre a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), o Sebrae-MG e a Prefeitura de Juiz de Fora.
Pré-requisitos para CTS
A escolha de um CTS está baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento.
Hotel
O hotel deve ter disponibilidade de mínimo de 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, estilo Buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas.
Aeroporto
A cidade deve ser próxima de um aeroporto, com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita vôos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento Hotel-Aeroporto, via ônibus.
Centro de treinamento
O centro de treinamento deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e medidas oficiais, além de SPA, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento hotel-centro de treinamento, em ônibus, deve ser de, no máximo, 20 minutos.
C/Agência Minas