Nova placa no calçadão de Caxambu
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Canta Brasil - Caxambu 2012
Apresentação do coral "Vox Aeterna"
Apresentação do Vox Aeterna realizada no Festival Canta Brasil, dia 25 de Agosto de 2012, em Caxambu.
Música: O how amiable are thy dwellings - John Rutter
Música: O how amiable are thy dwellings - John Rutter
Compartilhado por por Lucilene Souza
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
1762 - 2012
250 anos de Água Mineral CAXAMBU
Água não é tudo igual
A exemplo dos Estados Unidos e de
alguns países da Europa, já é possível degustar no Brasil águas com dezenas de
rótulos do mundo inteiro. Da mesma forma que o vinho, café, chocolate e azeite,
são feitos testes para se analisar as características de uma determinada marca.
Na degustação, são avaliados sabor, aroma, textura, acidez, efervescência,
estrutura e suavidade. A propósito, em todo o mundo são mais de 400 marcas
diferentes.
Segundo Renato Frascino, primeiro
sommelier de águas do Brasil, técnico sensorial de bebidas e consultor de
conteúdo da revista Gourmet Life, conta que “o que determina sempre as bebidas
e comidas são seus terroirs, aquíferos, horta e pomares, parcelas ou talhões.
Ou seja, sempre a mãe natureza.”
No repouso do subsolo, que pode ser
rochoso, granítico, calcário, vulcânico, arenítico, a água adquire suas
propriedades. Ela pode sofrer influências de sua composição e radioatividade,
além da temperatura de cada fonte e de sua exposição a poluentes. Conforme o
Código Brasileiro de Águas Minerais, que data de 1945, são consideradas águas
minerais aquelas provenientes de fontes naturais ou artificialmente captadas,
que possuem composição físicoquímica definida e constante, com propriedades
distintas das águas comuns.
Ao contrário do que ocorre com algumas
variedades de vinho, que se tornam melhores à medida que envelhecem, as águas
engarrafadas têm prazo de validade. Embora não precisem de refrigeração, devem
ser armazenadas longe da luz solar e degustadas sempre frescas. O tempo de
validade das águas gasosas é de 180 se engarrafadas nas embalagens PET e de 360
dias se embaladas em garrafas de vidro. As engarrafadas sem gás apresentam um
prazo maior.No Pet é de um ano assim como no vidro.
A categoria de água gourmet surgiu há
cerca de 10 anos. Não como a mais adequada para “matar” a sede, mas um produto
a ser degustado, acompanhado por outras bebidas de qualidade e de pratos da
alta gastronomia.
A degustação da bebida assemelha-se a
um ritual. As águas gourmets, de aquíferos selecionados, devem ser servidas
geladas, numa temperatura de 8 a 10 graus, com gás; e de 10 a 12, sem gás.
Deve-se evitar adicionar pedras de gelo de origem desconhecida e acrescentar
sumo ou fatias de limão.
As técnicas de análise de água e de
vinho são baseadas na mesma metodologia – a diferença é que a intensidade no
paladar é claramente menor na degustação da primeira. Em uma degustação, são
observados aromas cítricos da natureza, que vão desde os silvestres das
montanhas aos das frutas, como os minerais oceânicos, rochosos, alcalinos e
vulcânicos.
O importante em uma degustação é o peso
da água, sua mineralidade, a carbonatação com gaseificação, que vai de grandes
e miúdas borbulhas incorporadas à água com acidez balanceada. O frescor é
fundamental.
Além de ser essencial para a nossa
sobrevivência, a água também é protagonista no consumo do vinho e do café, por
exemplo. Este último, já tem como companheiro obrigatório um copinho com água
mineral gasosa. “Ela ajudar a limpar o paladar e a prepará-lo para a degustação
do café. Geralmente, uso a Cambuquira por ser mais suave, equilibrada e não
interferir no sabor da bebida”, conta o especialista em cafés Antonello
Monardo.
Águas Minerais de Minas
Dados da Associação Internacional de
Águas Engarrafadas apontam o Brasil como o 6º lugar no ranking mundial de
produtores. Embora o consumo por aqui seja maior do que na Itália, Alemanha,
França e Espanha, o País não está entre os grandes produtores de água gourmet,
como Japão, China, França, Itália e Argentina.
Em terras brasileiras, há diversas
fontes, 80 delas do tipo gourmet, mas aqui esse mercado ainda está em fase
embrionária. Raras são as pessoas fiéis às marcas disponíveis, pois prevalece a
ideia de que água é para matar a sede.
A água mineral daqui não perde em nada
para as importadas. Em alguns casos é até melhor, por ser mais leve e menos
salgada. A principal diferença é que, no exterior, esse produto tem status de
grife – é mais glamouroso. Por isso o preço acaba sendo mais elevado”, defende
o hidrogeólogo e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas
Minerais (Abinam), Carlos Alberto Lancia.
Cerca de 30% das reservas de água
mineral mapeadas no mundo estão em território brasileiro. A maior parte delas,
concentradas no estado de Minas Gerais.
No sentido de promover o resgate das
marcas Caxambu, Cambuquira, Araxá e Lambari que passaram dois anos fora de
circulação no mercado de águas minerais nacional, a Copasa Águas Minerais de
Minas realizou investimentos em projetos de adequações fabris e industriais, na
modernização dos equipamentos de envasamento, na adequação do “mix” de produtos
às demandas do mercado, além de reformas nas quatro fábricas para atendimento
às exigências dos órgãos reguladores tais como DNPM (Departamento Nacional de
Produção Mineral)- Portaria 374 e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância
Sanitária)- RDC 173.
A subsidiária da Copasa foi criada pelo
Governo de Minas com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma das
principais riquezas turísticas do Estado – as estâncias hidrominerais que,
devido as propriedades terapêuticas que as águas possuem, atraem muitos
turistas.
A Caxambu foi a primeira água mineral a
voltar ao mercado. Considerada uma água gourmet por excelência, que tem a
capacidade natural de ampliar a percepção dos sabores. É o produto ideal para
degustar durante as refeições e para o preparo de receitas especiais e
refinadas. A água mineral Caxambu está disponível, desde 2008, nos melhores
bares e restaurantes da Região Sudeste do País.
Considerada uma das melhores águas do
mundo, a água mineral Cambuquira retornou ao mercado em julho de 2011, após a
sua fábrica passar por um grande processo de reestruturação.A Cambuquira é uma
água mineral premium e leve, que nasce de uma fonte naturalmente gasosa. Voltada
especialmente para pessoas que apreciam o melhor, apura os paladares mais
exigentes, sendo ideal para ser combinada com pratos e vinhos sofisticados,
sobremesas, chás e café.
A Araxá tem previsão de ser
comercializada ainda neste mes. Estamos com a fábrica pronta, testada, apenas
aguardando a autorização da Anvisa e do DNPM para iniciarmos a comercialização.
A água do dia-a-dia do consumidor. Um produto que possui, em seus sais
minerais, propriedades químicas naturais que possibilitam uma hidratação muito
eficiente e desintoxicação do organismo.
Lambari entrará brevemente em reforma e
adequação do “mix” para atendimento às determinações destes orgãos. É uma água
energética por natureza, que acelera o processo digestivo e a eliminação de
álcool pelo organismo. A água das baladas noturnas, adequada para a prática de
esportes radicais e para quem quer viver com mais saúde desde a juventude.
Eduardo Otávio Moraes Raso
Superintendente Executivo
Copasa Águas Minerais de Minas
Meteorologia
Frio na Serra da Mantiqueira este
fim de semana
Quem gosta de frio
poderá aproveitar as cidades turísticas da Serra da Mantiqueira neste
fim de semana. Segundo previsão da Somar Meteorologia, as temperaturas
vão cair nos próximos dias e os termômetros devem chegar aos 3°C em
Campos do Jordão, do lado paulista, e aos 4°C em Monte Verde, do lado
mineiro da serra.
O
mês de agosto, por ser mais quente, não era considerado como alta
temporada, mas nos últimos anos isso tem mudado. De acordo com Luiz
Pedro Nathan, presidente da Associação de Hotelaria e Gastronomia de
Campos do Jordão, por ser um período mais tranquilo nos restaurantes e
atrações turísticas, mais pessoas sobem a serra nesse mês.
Por
isso, a Asstur considera que o mês de agosto esse ano foi melhor
economicamente para a cidade, do que o julho. “A diferença é que as
pessoas com maior poder aquisitivo preferem aproveitar o frio de agosto
nas cidades serranas e acabam gastando mais do que os turistas que
visitam o local em julho”, afirma Luiz Pedro.
A
ocupação dos hotéis em Campos do Jordão-SP em julho foi de 84%, pouca
coisa acima dos quase 80% já registrados nesse mês. A lotação não chega a
100%, pois durante a semana a visitação é pequena, em relação aos
finais de semana. Mesmo com os bons números, os comerciantes da região
afirmam que este ano foi fraco em relação a 2011.
Segundo
os meteorologistas da Somar, nos dois últimos anos as temperaturas tem
ficado acima da média na Suíça brasileira. Mas em 2011 as ondas de frio
foram mais fortes. A menor temperatura registrada esse ano foi no dia 14
de julho, quando fez 1,2°C. No ano passado, a menor mínima foi de
-2,4°C no fim de junho e em agosto os termômetros ainda marcaram
temperaturas negativas na cidade.
Depois
da passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo, que provocou
chuvas em algumas regiões, o vento mudou de direção e sopra agora do
quadrante sul. Os próximos dias serão de tempo aberto, o que favorece a
amplitude térmica, que são manhãs geladas e tardes quentes. Por isso, em
Campos do Jordão-SP as mínimas serão em torno de 4°C no fim de semana,
mas as máximas atingem até os 25°C pela tarde.
Fonte: Rede Notícia
ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE
VICTOR HUGO DISPUTAM SEMIFINAL ESTADUAL NO DESAFIO SEBRAE
Glaúber Faria Ribeiro, Prof. Edson Wander da Silva,Thayane Mendes Andrade, Samuel Lopes Maciel, Lucas Antonio França Rodrigues, e Dener Donizeti Pereira da
Silva
|
Um grupo de alunos do
Curso de Administração da Faculdade Victor Hugo, sob a Coordenação do Prof.
Edson Wander, está disputando a semifinal estadual do Desafio
Sebrae.
O Desafio Sebrae é um jogo virtual do qual participam universitários de
todo o País, das mais diversas Universidades Brasileiras e de todos os Cursos.
Este Jogo propicia
simulações de situações reais, vividas no cotidiano empresarial, possibilitando
aos participantes das equipes (gestores das empresas virtuais) planejar, tomar
decisões e trabalhar em equipe, sob uma perspectiva executiva e empreendedora.
Entender o jogo
significa compreender o contexto mercadológico no qual a empresa está inserida,
gerenciar recursos e acompanhar os movimentos de concorrentes e sazonalidades de
demanda, que fundamentalmente são os mesmos desafios vividos por qualquer
empresa.
A IPJ é uma dessas
empresas virtuais participantes do desafio Sebrae. Ela é formada por um grupo de
discentes da Faculdade Victor Hugo, dedicados e competentes que tem apresentado
excelentes resultados, tendo alcançado uma pontuação
acima dos 95 pontos na última rodada.
A Faculdade Victor Hugo
parabeniza o Prof. Edson Wander pelo entusiasmo e brilhantismo com que ministra
suas aulas e pela orientação que tem oferecido aos alunos neste Desafio.
A Faculdade Victor Hugo
orgulha-se pela atitude empreendedora dos alunos envolvidos neste jogo e tem
certeza que isto os diferenciará cada dia mais no mercado de trabalho.
POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MATERIAL DE CAÇA, ANIMAL ABATIDO E VEÍCULOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DE CRIME AMBIENTAL
Em data de 24 de Agosto de 2012, às 18H00, em atendimento à
denúncia anônima referente à caça, a Polícia Ambiental do município de AIURUOCA, deslocou-se até o local
denunciado, conhecido como Ponte Alta, onde após intenso rastreamento avistou dois veículos estacionados
numa estrada secundária e três indivíduos do lado de fora dos veículos com
alguns cães da raça “americana”, que geralmente são utilizados para caça a
animais silvestres.
A equipe da polícia Ambiental, ao se aproximar, foi avistada pelos indivíduos
que empreenderam fuga a pé pelas matas do local.
Um dos cidadãos infratores foi
reconhecido pela equipe da polícia ambiental, o qual é infrator contumaz na área de caça.
Os veículos utilizados na prática do crime foram: um Fiat Siena, cor Preta e um VW Gol, cor
branca, que foram abandonados e se encontravam abertos com as chaves no contato,
tendo no interior do Siena, um balde plástico contendo carne animal e no VW Gol
dois baldes contendo carne animal em ambos. No chão ao lado dos veículos a pele
recém retirada de um animal silvestre, vulgarmente conhecido como “capivara” e
muito sangue nas imediações, ali ficaram cinco cães de caça soltos e com vários
machucados, provavelmente por terem lutado com o animal abatido, os quais não
foram possíveis pegá-los para apreendê-los.
Dentro dos veículos também foram encontrados um “tarrafão” tipo
covo utilizado para cercar animais dentro da água; um penado, uma fisga com
cabo de madeira, duas fisgas de vergalhão, uma trela para transporte de cães,
um cutelo, duas facas ensangüentadas e um bornal, cinco molinetes. Todo o
material e os veículos foram apreendidos.
Pelas placas dos veículos, foram identificados os seus proprietários, os quais foram
qualificados no REDS (Registro de Eventos de Defesa Social).
VALE RESSALTAR QUE A POLÍCIA MILITAR SEMPRE DARÁ CRÉDITO AS DENÚNCIAS, MESMO QUE SEJAM ANÔNIMAS.
A História de Minas está entrelaçada
com a interação e a identificação entre os mineiros e a sua Força Pública, parte
desse convívio de amizade e confiança recíprocas decorre da efetiva e objetiva
prestação de serviços pela PM, marcados pelo espírito público, elevado padrão
de qualidade e esmerado preparo profissional de seus servidores.
Equipe 1º Sgt
Martins, 3º Sgt Rogério e CB Alex – VP 17302.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Pensamentos & Canções - Por Guilherme Afonso
Minha Maria
Se hoje tens amor de verdade então cuida
Sede atento no que pede essa paixão
Não despreze o ser amado
Para que não venha a sofrer do coração.
Amor é como nobre vinho
Amor é como nobre vinho
Quanto mais tempo melhor ele é
Sábio é quem sabe amar
Porque sem amor nada se é.
Dinheiro é bom, mas desgraça também faz
Dinheiro é bom, mas desgraça também faz
Amigos depois se casam e vem à solidão
Mãe da gente vai-se embora
E se quebra o coração...
Burro fui eu que tive tudo
Burro fui eu que tive tudo
Não soube a verdade
Pensei que era sábio
E sozinho agora estou.
Se tivesse uma chance voltaria
Se tivesse uma chance voltaria
Sua doce boca beijaria
E raptava teu coração!
Recomeçar não é opção
Recomeçar não é opção
Eu já curei esta ferida
Vai ser feliz com teu João
Que eu já perdi a minha Maria.
18/08- Dia Nacional do Voluntariado
Foto: Renovamata |
Quantos dias nos perguntamos: o que nos leva a ser voluntários, voluntárias?
Tornar-se voluntário significa atender à uma vontade que se transforma
em um ideal. Ser voluntário, voluntária é conseqüência da tomada de
consciência de que podemos tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
A cada ano cresce o número de voluntários e voluntárias que contribuem
com o trabalho ambiental do grupo RenovaMata, uma legião de homens e
mulheres que possibilitam que sejam beneficiadas mais e mais crianças,
jovens, adultos, idosos, pessoas que muitas vezes já perderam a
esperança... E juntos, percebemos que somos bem mais fortes, que podemos
ajudar!
O Grupo RenovaMata, vem, através desta singela mensagem,
expressar sua gratidão à todos que de alguma forma colaboram e tornam
possível a realização de nossos projetos. Sem vocês, nossos trabalhos
jamais seriam concretizados!À vocês, voluntários e voluntárias, por
perceberem o que ocorre à nossa volta e importarem-se de fato… por
buscarem promover uma transformação efetiva através de atitudes e não
apenas de discursos... por preocuparem-se com nosso futuro e com nosso
meio ambiente...À vocês, deixamos a nossa homenagem, a nossa eterna
gratidão e nosso eterno muito obrigado!!! Breve contaremos com vocês em
mais uma nova jornada!
Compartilhado por: Rennan Luiz
Caxambu receberá 5 edições da
Feijoada Imperial
A escola de samba Império Serrano resolveu inovar! Prova disso, são as 5 edições da Feijoada Imperiana que passarão a acontecer também, a partir de setembro, sempre nos primeiros sábados do mês, em Caxambu.
"Adquirimos um Know-how para levarmos com segurança e tranquilidade
esse evento para a cidade de Caxambu, que hoje é a casa do Império
Serrano", afirmou Hélio Oliveira, superintendente de eventos do Império
Serrano.
Adriana França, secretária de governo, também vê a experiência com bons olhos.
"Caxambu possui pontos turísticos que podem ser explorados durante a
estada na cidade, como o balneário do Parque das Águas", lembrou.
A escola do Morro da Serrinha pretende transformar a cidade de Caxambu em uma grande extensão de Madureira.
A verde e branca prepara para seu próximo desfile o enredo "Abençoado
em águas milagrosas, fiz meu Carnaval. Nascido na fonte do samba,
Império Serrano canta Caxambu paraíso de riquezas naturais, dos
circuitos das águas das Minas Gerais", que está sendo desenvolvido por
Mauro Quintaes.
Fonte: SRZD
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau e o Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hotelaria
CARTA AOS CANDIDATOS
O Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau e o Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hotelaria, buscando exercer seus papeis como Associação Empresarial e Associação de Classe, demonstrando seu engajamento com a Cidade, vem por meio deste comunicar seus Critérios e Regras para o recebimento dos Candidatos às Eleições 2012 de Caxambu.
As instituições terão a satisfação de poder auxiliar seus associados em seu processo de tomada de decisão e certamente imbuídas do sentimento de gratificação por poder auxiliar no processo democrático.
Para isso foram definidos pelas Diretorias das instituições os seguintes critérios de apresentação:
Ø CANDIDATOS À VEREADOR:
o Modalidade Carta Digital no E-mail da instituição
§ Prazo de 24/08/12 até 20/09/12
§ Às cartas recebidas serão agrupadas e enviadas a todos os associados até 01/10/12
§ Candidato recebe retorno da Instituição até 22/09/12 e junto será encaminhado um Caderno de Propostas e Demandas Empresariais com o foco na Atividade Turística, Meio Ambiente, Cultura e Educação.
§ Cartas no E-mail: contato@visitecaxambu.tur.br
Ø CANDIDATOS À PREFEITO
o Modalidade Apresentação de Propostas em Evento Específico
§ O candidato irá receber apoio do Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau para convocar seus associados para o evento e ouvir as propostas dos candidatos interessados em utilizar o quórum de discussão das instituições.
§ Todos os custos e local do evento serão de responsabilidade das entidades;
§ Candidato recebe retorno da Instituição até 25/09/12
§ Será Entregue ao Candidato um Caderno de Propostas e Demandas Empresariais com o foco nas Atividades Turística, Meio Ambiente, Cultura e Educação.
§ O evento será registrado e produzido um Release Escrito para comunicar aos associados e comunidade local as considerações dos Candidatos
§ As Conversas serão Gravadas em áudio para Facilitar a reprodução da informação para a equipe do Caxambu Convention e Sindicato de Hotéis e Restaurantes. As gravações não serão reproduzidas para o público em Geral.
§ Prazo de 24/08/12 até 20/09/12
§ Duração 60 minutos
§ Agendamentos: E-mail: contato@visitecaxambu.tur.br, ou pelo Tel:35-3341-1656
o Modalidade Reunião com as Diretorias
§ O Candidato será recebido pela Diretoria das Instituições, com data e horários Agendados Previamente no Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau
§ Será Entregue ao Candidato um Caderno de Propostas e Demandas Empresariais com o foco nas Atividades Turística, Meio Ambiente, Cultura e Educação.
§ O evento será registrado e produzido um Release Escrito para comunicar aos associados as considerações dos Candidatos
§ As Conversas serão Gravadas em áudio para Facilitar a reprodução das informações. As gravações não serão reproduzidas para a comunidade em Geral.
§ Prazo de 24/08/12 até 20/09/12
§ Duração 60 minutos
§ Agendamentos: E-mail: contato@visitecaxambu.tur.br, ou pelo Tel:35-3341-1656