sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nova placa no calçadão de Caxambu


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Campanha pelo Voto Consciente


Canta Brasil - Caxambu 2012

 Apresentação do coral "Vox Aeterna"



Apresentação do Vox Aeterna realizada no Festival Canta Brasil, dia 25 de Agosto de 2012, em Caxambu.
Música: O how amiable are thy dwellings - John Rutter

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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

 1762 - 2012 
250 anos de Água Mineral CAXAMBU


Água não é tudo igual

A exemplo dos Estados Unidos e de alguns países da Europa, já é possível degustar no Brasil águas com dezenas de rótulos do mundo inteiro. Da mesma forma que o vinho, café, chocolate e azeite, são feitos testes para se analisar as características de uma determinada marca. Na degustação, são avaliados sabor, aroma, textura, acidez, efervescência, estrutura e suavidade. A propósito, em todo o mundo são mais de 400 marcas diferentes.
Segundo Renato Frascino, primeiro sommelier de águas do Brasil, técnico sensorial de bebidas e consultor de conteúdo da revista Gourmet Life, conta que “o que determina sempre as bebidas e comidas são seus terroirs, aquíferos, horta e pomares, parcelas ou talhões. Ou seja, sempre a mãe natureza.”
No repouso do subsolo, que pode ser rochoso, granítico, calcário, vulcânico, arenítico, a água adquire suas propriedades. Ela pode sofrer influências de sua composição e radioatividade, além da temperatura de cada fonte e de sua exposição a poluentes. Conforme o Código Brasileiro de Águas Minerais, que data de 1945, são consideradas águas minerais aquelas provenientes de fontes naturais ou artificialmente captadas, que possuem composição físicoquímica definida e constante, com propriedades distintas das águas comuns.
Ao contrário do que ocorre com algumas variedades de vinho, que se tornam melhores à medida que envelhecem, as águas engarrafadas têm prazo de validade. Embora não precisem de refrigeração, devem ser armazenadas longe da luz solar e degustadas sempre frescas. O tempo de validade das águas gasosas é de 180 se engarrafadas nas embalagens PET e de 360 dias se embaladas em garrafas de vidro. As engarrafadas sem gás apresentam um prazo maior.No Pet é de um ano assim como no vidro.
A categoria de água gourmet surgiu há cerca de 10 anos. Não como a mais adequada para “matar” a sede, mas um produto a ser degustado, acompanhado por outras bebidas de qualidade e de pratos da alta gastronomia.
A degustação da bebida assemelha-se a um ritual. As águas gourmets, de aquíferos selecionados, devem ser servidas geladas, numa temperatura de 8 a 10 graus, com gás; e de 10 a 12, sem gás. Deve-se evitar adicionar pedras de gelo de origem desconhecida e acrescentar sumo ou fatias de limão.
As técnicas de análise de água e de vinho são baseadas na mesma metodologia – a diferença é que a intensidade no paladar é claramente menor na degustação da primeira. Em uma degustação, são observados aromas cítricos da natureza, que vão desde os silvestres das montanhas aos das frutas, como os minerais oceânicos, rochosos, alcalinos e vulcânicos.
O importante em uma degustação é o peso da água, sua mineralidade, a carbonatação com gaseificação, que vai de grandes e miúdas borbulhas incorporadas à água com acidez balanceada. O frescor é fundamental.
Além de ser essencial para a nossa sobrevivência, a água também é protagonista no consumo do vinho e do café, por exemplo. Este último, já tem como companheiro obrigatório um copinho com água mineral gasosa. “Ela ajudar a limpar o paladar e a prepará-lo para a degustação do café. Geralmente, uso a Cambuquira por ser mais suave, equilibrada e não interferir no sabor da bebida”, conta o especialista em cafés Antonello Monardo.

Águas Minerais de Minas
Dados da Associação Internacional de Águas Engarrafadas apontam o Brasil como o 6º lugar no ranking mundial de produtores. Embora o consumo por aqui seja maior do que na Itália, Alemanha, França e Espanha, o País não está entre os grandes produtores de água gourmet, como Japão, China, França, Itália e Argentina.
Em terras brasileiras, há diversas fontes, 80 delas do tipo gourmet, mas aqui esse mercado ainda está em fase embrionária. Raras são as pessoas fiéis às marcas disponíveis, pois prevalece a ideia de que água é para matar a sede.
A água mineral daqui não perde em nada para as importadas. Em alguns casos é até melhor, por ser mais leve e menos salgada. A principal diferença é que, no exterior, esse produto tem status de grife – é mais glamouroso. Por isso o preço acaba sendo mais elevado”, defende o hidrogeólogo e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), Carlos Alberto Lancia.
Cerca de 30% das reservas de água mineral mapeadas no mundo estão em território brasileiro. A maior parte delas, concentradas no estado de Minas Gerais.
No sentido de promover o resgate das marcas Caxambu, Cambuquira, Araxá e Lambari que passaram dois anos fora de circulação no mercado de águas minerais nacional, a Copasa Águas Minerais de Minas realizou investimentos em projetos de adequações fabris e industriais, na modernização dos equipamentos de envasamento, na adequação do “mix” de produtos às demandas do mercado, além de reformas nas quatro fábricas para atendimento às exigências dos órgãos reguladores tais como DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral)- Portaria 374 e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)- RDC 173.
A subsidiária da Copasa foi criada pelo Governo de Minas com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma das principais riquezas turísticas do Estado – as estâncias hidrominerais que, devido as propriedades terapêuticas que as águas possuem, atraem muitos turistas.
A Caxambu foi a primeira água mineral a voltar ao mercado. Considerada uma água gourmet por excelência, que tem a capacidade natural de ampliar a percepção dos sabores. É o produto ideal para degustar durante as refeições e para o preparo de receitas especiais e refinadas. A água mineral Caxambu está disponível, desde 2008, nos melhores bares e restaurantes da Região Sudeste do País.
Considerada uma das melhores águas do mundo, a água mineral Cambuquira retornou ao mercado em julho de 2011, após a sua fábrica passar por um grande processo de reestruturação.A Cambuquira é uma água mineral premium e leve, que nasce de uma fonte naturalmente gasosa. Voltada especialmente para pessoas que apreciam o melhor, apura os paladares mais exigentes, sendo ideal para ser combinada com pratos e vinhos sofisticados, sobremesas, chás e café.
A Araxá tem previsão de ser comercializada ainda neste mes. Estamos com a fábrica pronta, testada, apenas aguardando a autorização da Anvisa e do DNPM para iniciarmos a comercialização. A água do dia-a-dia do consumidor. Um produto que possui, em seus sais minerais, propriedades químicas naturais que possibilitam uma hidratação muito eficiente e desintoxicação do organismo.
Lambari entrará brevemente em reforma e adequação do “mix” para atendimento às determinações destes orgãos. É uma água energética por natureza, que acelera o processo digestivo e a eliminação de álcool pelo organismo. A água das baladas noturnas, adequada para a prática de esportes radicais e para quem quer viver com mais saúde desde a juventude.

Eduardo Otávio Moraes Raso
Superintendente Executivo
Copasa Águas Minerais de Minas

Meteorologia

Frio na Serra da Mantiqueira este 
fim de semana

Quem gosta de frio poderá aproveitar as cidades turísticas da Serra da Mantiqueira neste fim de semana. Segundo previsão da Somar Meteorologia, as temperaturas vão cair nos próximos dias e os termômetros devem chegar aos 3°C em Campos do Jordão, do lado paulista, e aos 4°C em Monte Verde, do lado mineiro da serra.
O mês de agosto, por ser mais quente, não era considerado como alta temporada, mas nos últimos anos isso tem mudado. De acordo com Luiz Pedro Nathan, presidente da Associação de Hotelaria e Gastronomia de Campos do Jordão, por ser um período mais tranquilo nos restaurantes e atrações turísticas, mais pessoas sobem a serra nesse mês.
Por isso, a Asstur considera que o mês de agosto esse ano foi melhor economicamente para a cidade, do que o julho. “A diferença é que as pessoas com maior poder aquisitivo preferem aproveitar o frio de agosto nas cidades serranas e acabam gastando mais do que os turistas que visitam o local em julho”, afirma Luiz Pedro.
A ocupação dos hotéis em Campos do Jordão-SP em julho foi de 84%, pouca coisa acima dos quase 80% já registrados nesse mês. A lotação não chega a 100%, pois durante a semana a visitação é pequena, em relação aos finais de semana. Mesmo com os bons números, os comerciantes da região afirmam que este ano foi fraco em relação a 2011.
Segundo os meteorologistas da Somar, nos dois últimos anos as temperaturas tem ficado acima da média na Suíça brasileira. Mas em 2011 as ondas de frio foram mais fortes. A menor temperatura registrada esse ano foi no dia 14 de julho, quando fez 1,2°C. No ano passado, a menor mínima foi de -2,4°C no fim de junho e em agosto os termômetros ainda marcaram temperaturas negativas na cidade.
Depois da passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo, que provocou chuvas em algumas regiões, o vento mudou de direção e sopra agora do quadrante sul. Os próximos dias serão de tempo aberto, o que favorece a amplitude térmica, que são manhãs geladas e tardes quentes. Por isso, em Campos do Jordão-SP as mínimas serão em torno de 4°C no fim de semana, mas as máximas atingem até os 25°C pela tarde.
Fonte: Rede Notícia 
ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE VICTOR HUGO DISPUTAM SEMIFINAL ESTADUAL NO DESAFIO SEBRAE
Glaúber Faria Ribeiro, Prof. Edson Wander da Silva,Thayane Mendes Andrade, Samuel Lopes Maciel, Lucas Antonio França Rodrigues, e Dener Donizeti Pereira da Silva
 Um grupo de alunos do Curso de Administração da Faculdade Victor Hugo, sob a Coordenação do Prof. Edson Wander, está disputando a semifinal estadual do Desafio Sebrae.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual do qual participam universitários de todo o País, das mais diversas Universidades Brasileiras e de todos os Cursos.
Este Jogo propicia simulações de situações reais, vividas no cotidiano empresarial, possibilitando aos participantes das equipes (gestores das empresas virtuais) planejar, tomar decisões e trabalhar em equipe, sob uma perspectiva executiva e empreendedora.
Entender o jogo significa compreender o contexto mercadológico no qual a empresa está inserida, gerenciar recursos e acompanhar os movimentos de concorrentes e sazonalidades de demanda, que fundamentalmente são os mesmos desafios vividos por qualquer empresa.
A IPJ é uma dessas empresas virtuais participantes do desafio Sebrae. Ela é formada por um grupo de discentes da Faculdade Victor Hugo, dedicados e competentes que tem apresentado excelentes resultados, tendo alcançado uma pontuação acima dos 95 pontos na última rodada.
A Faculdade Victor Hugo parabeniza o Prof. Edson Wander pelo entusiasmo e brilhantismo com que ministra suas aulas e pela orientação que tem oferecido aos alunos neste Desafio.
A Faculdade Victor Hugo orgulha-se pela atitude empreendedora dos alunos envolvidos neste jogo e tem certeza que isto os diferenciará cada dia mais no mercado de trabalho.
POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MATERIAL DE CAÇA, ANIMAL ABATIDO E VEÍCULOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DE CRIME AMBIENTAL



Em data de 24 de Agosto de 2012, às 18H00, em atendimento à denúncia anônima referente à caça, a Polícia Ambiental do município de AIURUOCA, deslocou-se até o local denunciado, conhecido como Ponte Alta, onde após intenso rastreamento avistou dois veículos estacionados numa estrada secundária e três indivíduos do lado de fora dos veículos com alguns cães da raça “americana”, que geralmente são utilizados para caça a animais silvestres.

A equipe da polícia Ambiental, ao se aproximar, foi avistada pelos indivíduos que empreenderam fuga a pé pelas matas do local.
Um dos cidadãos infratores foi reconhecido pela equipe da polícia ambiental, o qual é infrator contumaz na área de caça.

Os veículos utilizados na prática do crime foram:  um Fiat Siena, cor Preta e um VW Gol, cor branca, que foram abandonados e se encontravam abertos com as chaves no contato, tendo no interior do Siena, um balde plástico contendo carne animal e no VW Gol dois baldes contendo carne animal em ambos. No chão ao lado dos veículos a pele recém retirada de um animal silvestre, vulgarmente conhecido como “capivara” e muito sangue nas imediações, ali ficaram cinco cães de caça soltos e com vários machucados, provavelmente por terem lutado com o animal abatido, os quais não foram possíveis pegá-los para apreendê-los. 
Dentro dos veículos também foram encontrados um “tarrafão” tipo covo utilizado para cercar animais dentro da água; um penado, uma fisga com cabo de madeira, duas fisgas de vergalhão, uma trela para transporte de cães, um cutelo, duas facas ensangüentadas e um bornal, cinco molinetes. Todo o material e os veículos foram apreendidos.
Pelas placas dos veículos, foram identificados os seus proprietários, os quais foram qualificados no REDS (Registro de Eventos de Defesa Social).

VALE RESSALTAR QUE A POLÍCIA MILITAR SEMPRE DARÁ CRÉDITO AS DENÚNCIAS, MESMO QUE SEJAM ANÔNIMAS.
 
A História de Minas está entrelaçada com a interação e a identificação entre os mineiros e a sua Força Pública, parte desse convívio de amizade e confiança recíprocas decorre da efetiva e objetiva prestação de serviços pela PM, marcados pelo espírito público, elevado padrão de qualidade e esmerado preparo profissional de seus servidores.

Equipe  1º Sgt Martins, 3º Sgt Rogério e CB Alex – VP 17302.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pensamentos & Canções - Por Guilherme Afonso


 Minha Maria
                                
Se hoje tens amor de verdade então cuida 
 Sede atento no que pede essa paixão 
 Não despreze o ser amado
 Para que não venha a sofrer do coração.

Amor é como nobre vinho 
Quanto mais tempo melhor ele é 
Sábio é quem sabe amar 
 Porque sem amor nada se é.

Dinheiro é bom, mas desgraça também faz 
Amigos depois se casam e vem à solidão 
Mãe da gente vai-se embora 
E se quebra o coração...

Burro fui eu que tive tudo 
Não soube a verdade 
Pensei que era sábio 
E sozinho agora estou.

Se tivesse uma chance voltaria 
 Sua doce boca beijaria 
E raptava teu coração!

Recomeçar não é opção 
 Eu já curei esta ferida 
 Vai ser feliz com teu João 
Que eu já perdi a minha Maria. 



 
 18/08- Dia Nacional do Voluntariado
Foto: Renovamata
 Quantos dias nos perguntamos: o que nos leva a ser voluntários, voluntárias?
Tornar-se voluntário significa atender à uma vontade que se transforma em um ideal. Ser voluntário, voluntária é conseqüência da tomada de consciência de que podemos tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
A cada ano cresce o número de voluntários e voluntárias que contribuem com o trabalho ambiental do grupo RenovaMata, uma legião de homens e mulheres que possibilitam que sejam beneficiadas mais e mais crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas que muitas vezes já perderam a esperança... E juntos, percebemos que somos bem mais fortes, que podemos ajudar!
O Grupo RenovaMata, vem, através desta singela mensagem, expressar sua gratidão à todos que de alguma forma colaboram e tornam possível a realização de nossos projetos. Sem vocês, nossos trabalhos jamais seriam concretizados!À vocês, voluntários e voluntárias, por perceberem o que ocorre à nossa volta e importarem-se de fato… por buscarem promover uma transformação efetiva através de atitudes e não apenas de discursos... por preocuparem-se com nosso futuro e com nosso meio ambiente...À vocês, deixamos a nossa homenagem, a nossa eterna gratidão e nosso eterno muito obrigado!!! Breve contaremos com vocês em mais uma nova jornada!
 Compartilhado por:  Rennan Luiz

1ª FEIJOADA IMPERIAL EM CAXAMBU 

1º SETEMBRO - 13H ÀS 22H

 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau e o Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hotelaria


CARTA AOS CANDIDATOS


 O Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau e o Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hotelaria, buscando exercer seus papeis como Associação Empresarial e Associação de Classe, demonstrando seu engajamento com a Cidade, vem por meio deste comunicar seus Critérios e Regras para o recebimento dos Candidatos às Eleições 2012 de Caxambu.

As instituições terão a satisfação de poder auxiliar seus associados em seu processo de tomada de decisão e certamente imbuídas do sentimento de gratificação por poder auxiliar no processo democrático.

Para isso foram definidos pelas Diretorias das instituições os seguintes critérios de apresentação:

Ø CANDIDATOS À VEREADOR:

o Modalidade Carta Digital no E-mail da instituição

§ Prazo de 24/08/12 até 20/09/12

§ Às cartas recebidas serão agrupadas e enviadas a todos os associados até 01/10/12

§ Candidato recebe retorno da Instituição até 22/09/12 e junto será encaminhado um Caderno de Propostas e Demandas Empresariais com o foco na Atividade Turística, Meio Ambiente, Cultura e Educação.

§ Cartas no E-mail: contato@visitecaxambu.tur.br



Ø CANDIDATOS À PREFEITO

o Modalidade Apresentação de Propostas em Evento Específico

§ O candidato irá receber apoio do Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau para convocar seus associados para o evento e ouvir as propostas dos candidatos interessados em utilizar o quórum de discussão das instituições.

§ Todos os custos e local do evento serão de responsabilidade das entidades;

§ Candidato recebe retorno da Instituição até 25/09/12

§ Será Entregue ao Candidato um Caderno de Propostas e Demandas Empresariais com o foco nas Atividades Turística, Meio Ambiente, Cultura e Educação.

§ O evento será registrado e produzido um Release Escrito para comunicar aos associados e comunidade local as considerações dos Candidatos

§ As Conversas serão Gravadas em áudio para Facilitar a reprodução da informação para a equipe do Caxambu Convention e Sindicato de Hotéis e Restaurantes. As gravações não serão reproduzidas para o público em Geral.

§ Prazo de 24/08/12 até 20/09/12

§ Duração 60 minutos

§ Agendamentos: E-mail: contato@visitecaxambu.tur.br, ou pelo Tel:35-3341-1656



o Modalidade Reunião com as Diretorias

§ O Candidato será recebido pela Diretoria das Instituições, com data e horários Agendados Previamente no Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau

§ Será Entregue ao Candidato um Caderno de Propostas e Demandas Empresariais com o foco nas Atividades Turística, Meio Ambiente, Cultura e Educação.

§ O evento será registrado e produzido um Release Escrito para comunicar aos associados as considerações dos Candidatos

§ As Conversas serão Gravadas em áudio para Facilitar a reprodução das informações. As gravações não serão reproduzidas para a comunidade em Geral.

§ Prazo de 24/08/12 até 20/09/12

§ Duração 60 minutos

§ Agendamentos: E-mail: contato@visitecaxambu.tur.br, ou pelo Tel:35-3341-1656