terça-feira, 21 de agosto de 2012

FACULDADE VICTOR HUGO VISITARÁ  A  CASA RONALD MC DONALDS  E A BIBLIOTECA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO
 
Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro                  Imagem: Wikipédia
    Com o recomeço de suas aulas e retomando  seu programa de visitas institucionais e técnicas que tem por objetivo fazer com que os alunos da Faculdade Victor Hugo tenham a oportunidade  de vivenciar cultura,  aspectos sociais e de humanização, além de poderem   vincular os conhecimentos práticos ao contexto acadêmico,  está marcada para o dia 28 de setembro (6ª f) uma visita a Casa Mc Donalds e a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.
 
 As Casas Ronald Mc Donalds  têm como conceito fundamental ser “uma casa longe de casa”, oferecendo hospedagem, transporte, alimentação e suporte psicossocial às crianças e suas famílias que, devido ao tratamento de câncer, estão muitas vezes fora de suas cidades. A Casa Mc Donalds atende hoje de 10 milhões de famílias, com  casas espalhadas por 30 países.
Os alunos  da Faculdade Victor Hugo visitarão a 1ª Casa fundada no Brasil e a 1ª da América Latina,  que localiza-se no Rio de Janeiro
Na    Biblioteca Nacional,  considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, e  também a maior biblioteca da América Latina, os alunos compreenderão que esta Fundação  é a guardiã da memória gráfica brasileira.
Eles   visitarão o Setor de Obras Raras,  conhecerão  o mais antigo manuscrito  da Biblioteca Nacional  (Evangeliário Grego - um códice em pergaminho, escrito com caracteres minúsculos, contendo os 4 Evangelhos, datado do século XII), observarão a Carta de Abertura dos Portos (um dos tesouros da Biblioteca Nacional, documento considerado um marco na história brasileira, que  determinou o início de um novo período nas relações políticas e econômicas da colônia).
    Segundo a Prof. Leila R. Direzenchi (Diretora Pedagógica da Faculdade Victor Hugo) os alunos conhecerão  o      Livro das Horas (do século XV, com letra gótica,  pergaminho e  iniciais decoradas a ouro, com encadernação do século XVI) e com isso terão a oportunidade de observar verdadeiras preciosidades e conhecer o valor histórico de cada uma delas