No atual mundo globalizado, a gestão de uma empresa é fator principal para o sucesso desta. Atribuir funções dentro da célula empresarial é desviar o foco principal, qual seja, a criação do produto final, bem como aumento considerável no número de funcionários e gastos excessivos.
Foge ao objetivo da empresa manter setores que em nada contribuirão para a melhoria de seus produtos.
O objetivo deste é demonstrar como o agrupamento em um único núcleo de apoio, fora do setor empresarial, é extremamente eficaz, reduz gastos, delega funções exclusivamente ao núcleo, deixando o empresário despreocupado e livre para o desenvolvimento de seus produtos.
A um, a gestão de pessoas é condição necessária para o sucesso. O recrutamento e seleção de colaboradores (funcionários) é peça fundamental. As pessoas tem que ser entendidas como um recurso estratégico de importância primordial para o funcionamento e desenvolvimento das organizações. Ter um funcionário perfeito para determinada função é a nascente do sucesso de um trabalho.
A dois, o departamento pessoal tem que ser gerido por pessoa capaz e perspicaz, evitando, assim, que porventura possa haver brechas que levem uma empresa à uma demanda trabalhista; a organização tem que ser inquestionável. O histórico de um funcionário há de ser ilibado, desde sua admissão, as peculiaridades durante o labor e a rescisão. Outrossim, é de suma importância a motivação do funcionário, através de programas específicos, investimento em treinamento dentre outras atribuições voltadas à área humana da empresa.
A três, em um setor de cobrança, o profissional deve ser educado, ágil e persistente, tanto para cobranças judiciais e extra-judiciais, face o contato direto com o cliente.
A quatro, qualquer empresa, por mais sólida que seja, há momentos em que necessita de mudanças físicas. O setor imobiliário, como respaldo, dá solidez e respaldo ao empresário. Se este quer mudar seu estabelecimento de lugar, seja através de locação ou compra, ter um parceiro que lhe dê suporte é fundamental.
A cinco, se a empresa quer ser vista e enxergada, depende indubitavelmente da propaganda e do marketing. O marketing está diretamente ligado às vendas; quanto mais propaganda, maior a projeção de uma empresa no mercado.
Por derradeiro, toda e qualquer empresa necessita de amparo jurídico. Este deve ter cunho preventivo, para que não venham a existir demandas judiciais. A consultoria jurídica deve ter por base as áreas trabalhista, contratual e consumerista (CDC).
Imaginem, então, todas estas áreas unidas em um núcleo de suporte empresarial que dê alicerce permanente à uma empresa.
O empresário não irá se preocupar com nenhuma dessas nuances. Seu foco e objetivo somente debruçar-se-á sob sua produção e comercialização.
E é sob essa ótica que um empresário de sucesso deve focar, delegando essas funções, economizando, priorizando sua produção e comercialização, diminuindo funcionários e cortando gastos.
O desenvolvimento é de caráter crucial; a estagnação é paralização e regressão no tempo.
Francisco Botelho
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