|
Nara Assunção ,
Minas Gerais é um verdadeiro paraíso. Reúne belezas naturais, boa gastronomia, cultura e passeios impressionantes, além, é claro, de um povo acolhedor. Ao andar nas ruas de Caxambu e São Lourenço, no sul do estado, por exemplo, os turistas são recepcionados sempre por um largo sorriso de um simples morador - que se alegra a dizer bom dia ou boa tarde para quem passa por ele - até o comerciante, que sabe bem utilizar seu carisma para melhor atender aos clientes. Seja em lojas de artesanatos, lembranças, comércio, restaurantes e cafés...
As cidades, com poucos habitantes, se enchem de turistas nos feriados prolongados, férias e durante os eventos que acontecem durante todo o ano nos dois municípios. Em São Lourenço, por exemplo, em julho acontece o Festival de Inverno que traz para cidade grandes nomes da música nacional. Em junho, o que chama atenção são as festas juninas, tradição nas duas cidades.
Para relaxar
Bom mesmo é visitar estes locais para esquecer da rotina cansativa das grandes cidades. O estresse do trânsito de Santos e região, por exemplo, dá lugar a passeios bem tranquilos. Muitas vezes o carro fica na garagem do hotel o tempo todo, pois tudo é perto, mas mesmo para locais mais distantes existem outras possibilidades de se chegar aos locais, como as já conhecidas charretes.
Famosas pelo turismo da saúde e bem-estar, as cidades oferecem tratamentos relaxantes nos parques de águas. Algo que não pode ficar de fora da agenda da viagem. Uma massagem, um banho relaxante, tratamentos de pele e muitas outras opções podem ser encontradas nestes locais, que de tão verdes oferecem tranquilidade apenas com uma descompromissada caminhada.
Cachaças
As cidades também possuem produção de cachaças. Para quem gosta da bebida tipicamente brasileira pode se deliciar na Fazenda Quinta do Cedro (www.quintadocedro.com.br.) que possui um alambique de cachaça, famosa na região. No local, também funciona um delicioso restaurante e além de degustar a bebida e possível comer diversos quitutes. No passeio de Maria Fumaça, dependendo do valor que se fecha, há degustação das famosas cachaças, além dos queijos. A Cachaça Caxambu também é conhhecida na região. No alambique, eles oferecem, além das tradicionais, as cachaças com frutas (abacaxi, morango, banana, açaí, figo...).
Rica gastronomia
Ir para Minas Gerais é esquecer de qualquer dieta, afinal o destino é conhecido por agradar qualquer paladar. Ao chegar em Caxambu e São Lourenço, por exemplo, é possível saborear a gastronomia típica mineira em sítios e restaurantes, além da cafeterias com o melhor do grão de Carmo de Minas.
Em São Lourenço, a Vila Chico, a 2,5Km do centro da Cidade é uma opção. O local é um complexo de lazer com restaurante e diferentes vivências, como pesca e passeio a cavalo. Já para quem gosta de um bom café, São Lourenço possui cafeterias diferenciadas, como o Club Barista Café (Av. Getúlio Vargas, 55) e aUnique Café (Rua Wenceslau Braz, 37), que oferecem inúmeros métodos de preparo.
Em Caxambu, além dos ótimos restaurantes, a cidade organiza o Caxambuteco (foto), que é um festival de comida de buteco do Sul de Minas Gerais. Neste ano, o evento foi realizado em janeiro e ofereceu lazer e entretenimento para turistas e moradores. Quem realiza é a Associação Grupo Cidadão Caxambuense, com o apoio da Prefeitura. Municipal de Caxambu.
Hotelaria
As duas cidades oferecem ótimas opções de hospedagem que agradam a todos os estilos e bolsos. Em São Loureço, por ser a cidade pólo, a variedade é maior em hotéis e pousadas, mas Caxambu não fica muito atrás e também apresenta um leque interessante de locais para se hospedar. O diferencial é o café da manhã, com o famoso queijo branco, pão de queijo, doce de leite e tantas outras delícias mineiras.
Passeio nas nuvens
O Sul de Minas Gerais oferece, além das fontes de águas nos parques e a tradicional culinária, passeios diferenciados para quem gosta de aventura, proporcionando grandes emoções. Um dos passeios mais procurados é o de balão, que tranquilamente sobrevoa a Cidade, numa visão onde é possível observar também os demais municípios vizinhos de São Lourenço, de onde o balão alça voo.
A cidade é uma das poucas que oferecem a oportunidade de realizar esta experiência. O passeio é realizado uma vez por dia, na hora do amanhecer (no inverno, porém, dois passeios são possíveis, sendo um no final da tarde).
Do alto, é possível sentir a energia transmitida pela cidade. Um verdadeiro encanto nos céus para quem voa e para quem - de longe - assiste.
Para quem pensa que de alguma forma o balão fica instável no ar está enganado. Em todo o percurso, que dura cerca de 45 minutos, o voo é tranquilo e bastante seguro.
A única dúvida é onde será o pouso. Segundo Flamarion de Oliveira Barreto, responsável pelos voos na Cidade, cada dia é uma surpresa. "São Lourenço tem um ponto forte. Além da paisagem exuberante, o voo pode ser realizado com o vento para qualquer direção", explica.
Serviço - Para realizar o passeio é importante agendar com antecedência. O preço é R$ 300 por pessoa. O balão tem capacidade para oito pessoas. Informações no site www.flatbalonismo.com.br.
Eu conheço Caxambu
Por Daniel Moricz*
Definitivamente a melhor parte tanto de Caxambu quanto de São Lourenço são os parques de águas minerais. O de São Lourenço é um pouco mais bem cuidado, mas o de Caxambu oferece uma beleza e variedade de águas que o de São Lourenço já não tem. O clima das cidades também ajuda muito. A temperatura é mais baixa do que a daqui da Baixada Santisa, o que acaba fazendo os passeios ao ar livre no verão ficarem mais gostosos.
Em Caxambu, dentro do parque, há o teleférico que leva ao morro de Caxambu de onde é possível ver toda a cidade. Nos munícipios vizinhos, em Baependi especialmente, há diversas cachoeiras e o passeio é lindíssimo. A rede hoteleira das duas cidades é ótima e tem opção para todo tipo de bolso. Em Caxambu, uma vez ao ano, acontece o Caxambu Gourmet (acho que o nome é esse!) com pratos variados e típicos... é um evento bem legal.
O cinema de Caxambu também é antiquíssimo e o visual dele é um evento à parte. Em Caxambu também há o Balneário das Águas onde é possível fazer diversos tratamentos com banhos e duchas especializadas. E antes de ir embora, vale passar na loja de doces Dutacho e comprar o doce de leite de lá que na minha opinião é o melhor do sul de Minas.
* Daniel Moricz é músico e professo
Fonte: BoqNews