15ª Reunião Ordinária
A reunião desta segunda feira dia 15 de abril tratou de assuntos importantes para o município. Após a leitura das correspondências diversas foi colocado em votação o Requerimento nº 27/2013, apresentado pelo Presidente Vereador Marcos Antônio Leite Halfeld e Vereador Francisco Pereira Fernandes, solicitando informações referente a utilização de imóvel, próximo à Igreja do Bairro Santa Rita, conhecido como “Cantina”. O mesmo foi aprovado por unanimidade.
Também foi aprovada a Moção de Pesar nº 10/2013, apresentada pelo Vereador Nilton Américo dos Santos, em virtude do falecimento da Senhora Cecília Terezinha Tito, ocorrido no último dia 2.
Na seqüência houve a distribuição do Projeto de Lei nº 16/2013, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2014 e dá outras providências.
Na Ordem do Dia os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 12/2013 que altera o artigo 4º da Lei Municipal nº 2.102/2012, que autoriza o Município de Caxambu a conceder à COPASA, direito real de uso sobre imóvel que menciona.
Tribuna Livre
Nesta noite a Tribuna Livre foi ocupada por Luan Arantes e Mariana Nogueira, ambos ligados ao movimento jovem da Paróquia de Caxambu. Na oportunidade eles apresentaram um breve histórico de como será a Jornada Mundial da Juventude que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho deste ano. Aproveitaram a oportunidade para pedir apoio ao Legislativo para que Caxambu possa ser representado no evento com um grupo de cerca de 40 jovens da cidade que desejam participar da JMJ. O Presidente da Câmara vereador Marcos Halfeld agradeceu a participação e garantiu apoio da Casa para a organização deste grupo visando a jornada.
Grande Expediente
Alessandro: parabenizou o Prefeito Ojandir pela distribuição de 1600 kits escolar entregue a crianças das escolas municipais.
Eliane: parabenizou a Prefeitura pela realização do Mutirão da Saúde e pela distribuição dos kits escolar.
Nilton: também destacou a visita que fez nas escolas junto ao Prefeito durante a entrega dos kits e destacou como os mesmos são importantes para cada um dos alunos agraciados.
Fábio Curi: também parabenizou o Prefeito pelos kits escolar, mas pediu para que da próxima vez também fosse convidado a participar da entrega.
Lamentou a atitude do Prefeito Ojandir que se negou a receber um empresário que, segundo o vereador, estaria disposto a doar asfalto ecológico para a cidade. O vereador contou que o Prefeito não quis receber o empresário por que o mesmo estava acompanhado deste vereador. Disse ainda que o Secretário de Administração Sérgio Hannas vendo a situação atendeu o empresário. Pediu para que a Câmara, quem sabe, retome contato com o empresário afim de que a cidade de Caxambu não perca esta oportunidade de ganhar asfalto ecológico.
O vereador agradeceu ainda ao Procurador do Município Sr. Alan Baião pela resposta positiva em relação a criação do Conselho do Esporte e Juventude.
Clóvis: lembrou mais uma vez a questão do projeto que pretendia criar gratificação ao funcionalismo público no lugar das horas extras, que o mesmo é inconstitucional.
Disse estar satisfeito em saber que alguns vereadores estavam na entrega dos kits escolar e que desta forma a Casa Legislativa toda esteve representada.
Falou também que tudo o que for bom para Caxambu e para o caxambuense é bom para a Câmara, para o Prefeito, enfim para todos.
Jean: também parabenizou o Prefeito pela entrega dos kits. Lembrou da situação do bairro Padre Leo e questão das melhorias que o local necessita especialmente acesso nas ruas e iluminação pública.
Denilson: destacou o dinamismo da Casa Legislativa, que vem atuando em várias frentes e falou da visita que os vereadores fizeram no bairro Padre Leo, lembrando que o local precisa de muitas coisas, sendo que algumas são simples como latões de lixo, iluminação e cadastro no correio para que as correspondências possam ser entregues no local. Disse que espera que os Vereadores e a Prefeitura possam em breve solucionar estas questões, até mesmo do calçamento, que segundo ele e confirmado por outros vereadores, a verba já estaria disponível ao Executivo.
Fonte: Câmara Municipal de Caxambu