quarta-feira, 15 de maio de 2013

Revista francesa "Le Pelerin" fará reportagem especial sobre o turismo religioso em Minas





Publicação está prevista para o dia 20 de junho e vai falar sobre as cidades, igrejas, santuários e monumentos do projeto Caminho Religioso da Estrada Real


O turismo religioso tem estimulado cada vez mais a vinda de visitantes provenientes de diversas partes do mundo a Minas. A riqueza cultural e histórica dos atrativos turísticos mineiros despertou a atenção da revista francesa “Le Pelerin”. A publicação fará uma reportagem especial sobre as cidades, igrejas, santuários e monumentos de alguns dos principais pontos do projeto Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) e registrará a história de peregrinos que vêm ao Estado motivados pela fé. A publicação está prevista para o dia 20 de junho.

Os jornalistas chegaram no sábado (11) e ficarão no Estado até a próxima sexta-feira (17). O roteiro inclui visitas aos Santuários da Piedade e do Caraça, além das cidades de Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, São João del-Rei e Baependi, onde, no início do mês, Nhá Chica foi beatificada. No dia 18, eles seguem para Aparecida (SP).

A viagem contou com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), do Instituto Estrada Real, do Sesi (Projeto VER), do BH Convention & Visitors Bureau, do Ouro Preto Convetion & Visitors Bureau; dos municípios de Caeté, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del-Rei, Baependi e Aparecida (SP); dos Santuários do Caraça, de Nossa Senhora da Piedade, de Aparecida; das Arquidioceses de Belo Horizonte, Mariana, Aparecida, além dos Circuitos Turísticos do Ouro, das Águas e Trilha dos Inconfidentes.

Ações do Governo de Minas


Em agosto de 2012, o governador Antonio Anastasia assinou decreto que declarou como Atrativo Turístico de Especial Relevância o conjunto paisagístico, artístico e cultural do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O ato vai ao encontro da intenção do governo mineiro de fomentar ações de preservação dos conjuntos religiosos, históricos e culturais do Estado, além de fomentar o turismo e atrair recursos, gerando mais empregos de qualidade, mais cultura e mais renda para os mineiros.

Outra iniciativa que visa promover o segmento é o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer). O trajeto, de 1033,5 km de extensão, vai de Aparecida/SP à Serra da Piedade/MG e abrange 86 municípios, sendo 37 na rota principal e 49 na área de abrangência. Um dos objetivos é criar um roteiro de peregrinação estruturado para um público adepto a longas caminhadas, pedaladas ou cavalgadas, com foco no turismo religioso.