quinta-feira, 13 de junho de 2013

ARPA - BACIA DO RIO GRANDE, É INSTALADA OFICIALMENTE EM LAVRAS
O Juiz Federal Carlos Geraldo Teixeira, Bergson Cardoso Guimarães, Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia Rio Grande, Professor Luiz Antônio Coimbra Borges, Diretor do Departamento de Ciências Florestais da UFLA (Universidade Federal de Lavras) e Marcos Possato, Presidente da Câmara de Lavras.



Na manhã do dia 07/06/13, no Auditório do UNILAVRAS, foi realizada a solenidade de instalação Oficial da ARPA Rio Grande – Associação Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande, onde na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades das esferas executiva, legislativa, judiciária e comunidade.

A ARPA Rio Grande é uma associação civil de caráter representativo, sem fins lucrativos, abrange 73 municípios da região e tem como objetivo a defesa, preservação do meio ambiente, e promoção do desenvolvimento sustentável.

A Associação tem como objetivo desenvolver a educação socioambiental, combater os atos de degradação ao meio ambiente, promover trabalhos de proteção e recuperação de ambientes degradados e ameaçados, tornar possível a educação ambiental e a prestação de serviços da natureza e pesquisa científica sem fins lucrativos. A Arpa Rio Grande possibilitará a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente e ao patrimônio ambiental e ecológico.





 


O evento contou com presença do Promotor Dr. Bergson Cardoso Guimarães, o qual é o Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, do Juiz Federal Dr. Carlos Geraldo Teixeira, do Deputado Estadual Fábio Cherem, do vice-prefeito Municipal, Aristides Silva Filho, do Cel PM Luís Rogério de Assis, Comandante da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, do Comandante da 6ª Cia PM ind MAT, Maj PM Ageu Evangelista Ferreira, da Reitora do UNILAVRAS, Prof.ª Dr.ª Christiane Amaral Lunkes, do Presidente da Fundação Educacional de Lavras, Prof. Dr. João Antônio Argenta, do Presidente da Câmara de Vereadores de Lavras, Vereador Marcos Possato, do Professor Luiz Antônio Coimbra Borges, da UFLA, do Delegado Dr. Alexandre Rezende Vieira, representantes do IBAMA, IEF, CODEMA e outras Autoridades do Sul de Minas.

A organização da ARPA - BACIA DO RIO GRANDE é um anseio da comunidade do Sul de Minas, no sentido de que possa ser um instrumento de efetivação de projetos socioambientais e canalização de instrumentos que possam efetivamente restar na resolução de passivos em nossaregião. A ARPA - BACIA RIO GRANDE, pretende integrar a Polícia Ciivl e Militar, o Judiciário e o Ministrério Público, órgãos federais e estaduais de tutela do meio ambiente, Prefeituras e Câmaras Municipais, bem como as Unidades de Ensino envolvidas nos projetos específicos para uma mais completa atuação junto à sociedade da região do Sul de Minas.

Fonte: