terça-feira, 20 de agosto de 2013

Acessibilidade - TC sem degraus

“Três Corações sem Degraus”, nas ruas uma universidade aberta de Democracia Participativa

Três Corações sem Degraus: 8ª reunião aberta. Câmara Municipal.
 Fonte: Maurício Gadbem, acervo pessoal.



Por Lelo de Brito
No sábado (24/8), com apoio institucional da EsSA, da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal da Três Corações, a partir das 10h o grupo aberto “Três Corações sem Degraus”, de promoção e defesa dos Direitos Humanos dos Deficientes, ocupará a Pça. Odilon Resende para apresentações artísticas e a concentração das instituições tricordianas de atenção às necessidades especiais. Às 11h o grupo seguirá em desfile aberto até o Anfieatro da EsSA, onde haverá uma solenidade de adesão simbólica dos municípios sul mineiros ao Plano Nacional de Atenção aos Deficientes, o “Viver sem Limite”.

Um encontro de vozes,
foi o que houve na Câmara Municipal de Três Corações no já distante dia 24/5. Manifestantes tricordianos foram à sessão ordinária dos vereadores ler a sua pauta de reivindicações: quatro dias antes eles haviam inspirado cerca de duas mil pessoas a se reunirem nas ruas pela democratização do debate político, a pretexto da redução do preço de passagens. Na mesma sessão, o blogueiro e cadeirante tricordiano Maycon Emerson e a empresária Maria Emília Vilela, também cadeirante, leram para o os vereadores, na Tribuna Popular, cartas em que contavam as dificuldades que a falta de condições de acessibilidade no município colocam para o cotidiano de suas vidas. A partir daquela data duas importantes negociações políticas foram abertas em Três Corações.

Os diversos grupos de manifestantes tricordianos
pela democratização do processo político partiram para seis reuniões com o Poder Público Municipal tricordiano. Ao longo de dois meses, a extensa pauta inicial dos grupos foi macerada até limitar-se ao debate sobre o preço da passagem, baixado em r$0,10 a partir de bases não esclarecidas. Um trabalho árduo dos manifestantes.

A partir da manifestação dos cadeirantes
tricordianos na Tribuna Popular, incentivada pelo vereador Maurício Gabem, ao longo dos dois meses seguintes, com participação de pessoas e movimentos que atuaram na redução do preço da tarifa de ônibus, começou a se formar o “Três Corações sem Degraus”. Na terceira reunião o grupo aberto já contava com a adesão espontânea das principais instituições tricordianas de atenção aos deficientes. No quinto encontro aberto, eram três vereadores, dois Secretários Municipais, líderes comunitários, professores, psicólogos, fisioterapeutas, servidores públicos, deficientes, familiares de deficientes, e pessoas solidárias com a causa. As reuniões semanais na Câmara Municipal, sempre às 19h00, a princípio tinham o propósito de organizar o ato público que acontecerá no próximo sábado (24/8). Hoje, às vésperas do ato, o grupo já foi muito além: desenvolveu colaborativamente 10 leis de promoção e defesa dos direitos humanos da pessoa com deficiência; colaborativamente, elaborou uma representação ao Ministério Público questionando possíveis omissões do Poder Público Municipal na oferta de modalidades de transporte público necessárias à autonomia dos deficientes tricordianos; descobriu a função social do “Plano Nacional de Atenção aos Deficientes”, o “Viver sem Limite”, e trouxe para o Sul de Minas uma compreensão mais ampla dos mecanismos de acesso a ele: no sábado, no Anfiteatro da EsSA, Sr. Ronaldo Peres do Amaral, articulador estadual do “Plano” em Minas Gerais, virá apresentar aos gestores públicos do Sul de Minas a estrutura do “Viver sem Limite”, e fará uma adesão simbólica dos municípios.

O Plano Nacional de Atenção aos Deficientes
reúne cerca quinze ministérios nacionais para viabilizar, em convênio com estados e municípios, investimentos na ordem R$7 bilhões de reais para projetos de atenção aos deficientes. Dividido em quatro eixos: educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, o Plano Nacional começou em 2011 e tem até 2014 para cumprir a meta.

Câmara e Prefeitura Municipal
tricordiana estão apoiando o ato público do “Três Corações sem Degraus”: o Legislativo, através do Presidente da Mesa Diretora, Altair Nogueira, e do Diretor de Comunicação da Casa, Sr. Heitor Paulino, assumiu a comunicação oficial com gestores da região para a reunião com sobre o “Viver sem Limite”. Através da Secretária Municipal de Saúde, Sra. Vandrielen Novaes Paulino, e do Secretário Adjunto, Sr. Vinícius Pinto Dutra, o evento de sábado contará com um serviço emergencial de saúde de plantão. Durante a fase de elaboração do evento as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), sob a coordenação da enfermeira Ana Cristina Valias Maiolini, mapearam prontamente os deficientes tricordianos que estão no território abrangido pelo programa, tornado possível que eles fossem convidados e sejam informados sobre a atuação do grupo aberto. A Secretaria Municipal de Educação se fez presente ao longo de todo o processo através da Coordenadora de educação especial, Profa. Jane Olivé, e sua equipe, e estará nas ruas no sábado. O grupo espera receber apoio da Secretaria da Cultura para sonorização e organização do evento. O Exército Brasileiro foi outro parceiro imprescindível ao ato público; através do General de Brigada Luis Carlos Pereira Gomes os militares estão contribuindo com uma apresentação da Banda Marcial, a utilização do Anfiteatro do Quartel, mão de obra, e tendas.



“No próximo sábado (24/8). às 10h00,
famílias de deficientes tricordianos, professores e alunos do Atendimento Especial Especializado (AEE), do Núcleo de Atendimento Especial (NAE), alunos, da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE), associados da ATRIA, entidade tricordiana de atenção aos autistas, integrantes da Associação Tricordiana de Skatistas (ATS), do Conselho Municipal de Atenção aos Deficientes (COPED), profissionais do serviço de reabilitação da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), entre outros, estarão na Pça. Odilon Resende para o ato público de promoção e defesa dos Direitos Humanos da pessoa com deficiência.

Enquanto isto,
no Anfiteatro da EsSA, também às 10h, Sr. Ronaldo Peres do Amaral estará reunido com os gestores de município sul mineiros para apresentar-lhes o funcionamento do “Plano Nacional de Atenção aos Deficientes”: uma informação importante para que as cidades da região tenham condições de aproximar seus deficientes das oportunidades que o “Viver sem Limite” oferece.

Por volta de 11h30, o desfile aberto das instituições tricordianas de atenção aos deficientes chegará ao Anfiteatro da EsSA para acompanhar a cerimônia de adesão simbólica dos municípios ao “Plano Nacional”.

Por volta de 13h00,
“com o fim das atividades, o ‘Três Corações sem Degraus’ terá concluído a primeira etapa da história de um movimento social que começou com a expressão solitária de um cadeirante, na internet, e que resultou numa oportunidade para o Sul de Minas inteiro intensificar a participação dos municípios na maior política pública voltada para os deficientes em curso hoje no país. A trajetória deste grupo é uma universidade aberta de Democracia Participativa”, comenta Dr. Maurício Gadbem, vereador e um dos iniciadores do grupo, em nome de quem foram propostas as 10 Leis Municipais elaboradas colaborativamente. Ele conclui, “é um grupo francamente aberto, interinstitucional e multifacetado. É político, mas apartidário. Uma verdadeira tomada de consciência, pois houve uma persistência muito consciente na atenção aos deficientes enquanto as contradições sociais encenavam-se; os debates teóricos sobre inclusão e educação especial, as fabulações eleitorais que unem e separam posição e oposição partidária, o cansaço evidente que eventualmente surge quando atores políticos e sociedade civil dialogam francamente etc. O ato público de sábado reunirá as paixões de pessoas que conseguiram ser o espaço das próprias feridas em seus universos particulares para que o Sul de Minas pudesse se aprimorar na promoção e defesa dos Direitos Humanos dos Deficientes. Por tudo isto será um momento muito especial, e aberto a todos os cidadãos, a todas as diferenças.”     

Contatos de Internet
Cadastro de deficientes tricordianos

Comunidade Três Corações sem Degraus no Facebook

Evento no Facebook do ato público de sábado (24/8)
ANEXO


Lista de instituições tricordianas que fazem parte do grupo aberto Três Corações sem Degraus

APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Artistas da Proa
Atria – Associação tricordiana de atenção aos autistas
AST – Associação dos Skatistas Tricordianos
Câmara Municipal de Três Corações
CAP – Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência (SEDUC/Estado)
Curso de Serviço Social da Unincor
CVT - Centro Vocacional e Tecnológico
COMPED – Conselho Municipal da Pesssoa com Deficiência
FHEMIG – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (reabilitação)
NAE – Núcleo de Atendimento Especializado (SEDUC)
Sedeso – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Secretaria Municipal de Saúde
Setor de Fiscalização de Obras do Município
Tnt Mega Store (loja referência em acessibilidade)


10 Leis criadas colaborativamente pelo grupo e integralmente disponibilizadas na Internet pelo projeto Gabinete 2.0, do vereador Maurício Gadbem
1 - Projeto de Lei que prevê a exigência da aquisição de BRINQUEDOS ADAPTADOS em compras municipais para reforma e construção de equipamentos públicos de esporte e lazer.


2 - Projeto de Lei que ASSEGURA VAGAS PARA ALUNOS DEFICIENTES EM CRECHES E ESCOLAS municipais próxima de casa.


3 - Projeto de lei que cria o “CENSO CIDADANIA E INCLUSÃO”, que manterá as informações sócio-econômicas dos deficientes tricordianos atualizadas e disponíveis para fins de políticas públicas.


4 - Projeto de lei que institui a OFERTA DE BANHEIRO QUÍMICO ADAPTADO para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida em eventos públicos.


5 - Projeto de Lei que CRIA O SERVIÇO DE TÁXI ACESSÍVEL em Três Corações.


6 - Projeto de lei que institui PERCENTUAL MÍNIMO de 3% em compras de livro do município PARA AQUISIÇÃO DE LIVROS EM BRAILLE E OUTROS FORMATOS ACESSÍVEIS deficientes visuais.


7 - Projeto de Lei que INSTITUI AS PARALOIMPÍADAS MUNICIPAIS.


8 - Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade da OFERTA EM BRAILLE E FORMATOS ACESSÍVEIS PARA DEFICIENTES VISUAIS DE TODOS OS DOCUMENTOS EXPEDIDOS PELA MUNICIPALIDADE.


9 - Projeto de Lei que prevê RESERVA DE PERCENTUAL MÍNIMO DE VAGAS PARA DEFICIENTES NA OFERTA DE ESTÁGIOS PELA MUNICIPALIDADE.


10 - Projeto de lei que institui a MEIA-ENTRADA PARA DEFICIENTES em atividades culturais e de lazer realizadas em Três Corações.


Cópia do texto da representação elaborada pelo grupo e apresentada ao Ministério Público
REPRESENTAÇÃO
Três Corações, 16 de agosto de 2013
AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR VICTOR HUGO RENA PEREIRA, PROMOTOR DE JUSTIÇA NA PROMOTORIA DE DEFESA DOS DIREITOS DOS DEFICIENTES E PROTEÇÃO AOS IDOSOS DA COMARCA DE TRÊS CORAÇÕES

I DOS FATOS 
Desde o último dia 26/6 último, o movimento popular Três Corações sem Degraus vem reunindo-se semanalmente nas dependências da Câmara Municipal, sempre às 19h00, para discutir problemas e soluções que envolvem a vida cotidiana dos tricordianos com necessidades especiais. Frequentam as nossas reuniões abertas deficientes e seus parentes, profissionais da saúde e da educação, autoridades municipais, representantes de associação de moradores, representantes de outros movimentos populares e pessoas solidárias com os direitos humanos da pessoa com deficiência: somos a maior expressão da democracia participativa em atividade em nosso Município.
A partir de relatos deste grupo constatamos que há deficientes tricordianos sem acesso a direitos básicos que lhes são garantidos pela legislação em vigor como prioritários para os sistemas públicos e com as condições especiais para que tais serviços se adéqüem às necessidades do sujeito: a falta de transporte adequado, suficiente e gratuito faz com que muitos deficientes, especialmente aqueles com alto grau de comprometimento e severidade em suas diferenças, não consigam acessar as unidades de saúde e de educação especial. Foram recorrentes os relatos de deficientes tricordianos que abandonam o atendimento educacional especializado e/ou os serviços de reabilitação por falta de condições financeiras para chegar às unidades de atendimento ou por falta de transporte do tipo porta-a-porta, sem o qual, devido à falta de acessibilidade nos espaços públicos do Município, o livre descolamento deles se torna inviável.
II DOS FUNDAMENTOS 
A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, assegura, no item II do artigo 23, que "é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência." Ao todo, oito artigos da Constituição Federal de 1988 (7º, 23º, 24º, 37º, 203, 208, 227 e 244) garantem os direitos das pessoas portadoras de deficiência.
Somam-se a eles com especial interesse para o tema o decreto Nº 6.949/ 2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, a Lei Nº 7.853/ 1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social e institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, a Lei Nº 10.048/2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, a Lei Nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a Lei Nº 10.845/2004, que institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência, a Lei Nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, o decreto Nº 914/1993, sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, e o decreto Nº 7.612/ 2011, que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite.
No âmbito Municipal, a Lei de Acessibilidade, Nº3796/2012, assegurou aos deficientes o compromisso municipal com a mobilidade e o acesso à cidade;
III DOS PEDIDOS 
Diante de todo o exposto; considerando que o decreto Nº 7.612/2011 oferece aos Municípios condições político-financeiras para viabilizar as soluções para os deficientes aqui reclamadas; considerando que as chances para pleiteá-las encerrar-se-ão no próximo ano (2014); considerando que o Executivo Municipal tricordiano atualmente subaproveita as condições político-financeiras determinadas pelo referido decreto; solicito ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições constitucionais, que verifique as supostas omissões acima elencadas.



Três Corações sem Degraus na Imprensa Digital


Lavras-MG
Observatório de Lavras

Caxambu-MG
Jornal 3

Três Corações
Direito Tricordiano
Folha do Sul


Vídeos com depoimento de autoridades ao grupo aberto

Sr. Biel Rocha - Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Deficientes

Sr. Elias Oliveira – coordenador nacional do Plano Viver sem Limite pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Deficientes


Sra. Kátia Ferraz, Conselho Estadual de Atenção aos Deficientes (MG)

Sra. Ana Lúcia de Oliveira - Conselho Estadual de Atenção aos Deficientes (MG)

Dra. Ana Lúcia Gazolla – Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais

Blogueiro e Cadeirante tricordiano Maycon Emerson na Câmara Tricordiana



Apoios:

Foto Gibene

O Fermentão