sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Secretário de Turismo não participa de Audiência Pública na Câmara

No dia 16 de setembro, Caxambu completará 112 anos de emancipação político-administrativa, sendo assim, a Câmara Municipal realizou uma Audiência Pública para tratar de assuntos atinentes às festividades de aniversário da cidade. A reunião aconteceu na quinta feira dia 29 de agosto, às 16 horas, e não contou com a presença de representantes do Executivo.
A Câmara convidou formalmente o secretário municipal de Turismo, André Bassi Marinho Pires, para participar da reunião, mas ele não compareceu e nem justificou a sua ausência. O presidente Marcos Halfeld considerou que foi um desrespeito do Executivo para com o Legislativo.
Foi protocolado na Câmara, hoje, um documento assinado pela senhora Liana Bahia, demonstrando seu descontentamento com a possibilidade de se realizar rodeios na cidade, no evento “Agitando Caxambu – 112 anos”. A cidadã justifica que os rodeios causam dor e estresse aos animais; que estão em desacordo com a Declaração Universal dos Direitos Animais; que não faz parte da cultura local e que não trará renda para a cidade, como acontece com os shows, principalmente. A Câmara recebeu 28 e-mails contra a realização dos rodeiros no aniversário da cidade.
Durante a Audiência Pública, o vereador Joaquim Fernandes posicionou-se contrário a realização dos rodeios, justificando que agrada o público, mas sacrifica os animais; o presidente Marcos Halfeld, o vice-presidente Clóvis Almeida e o vereador Fábio Curi defenderam a não realização dos rodeios, preservando a saúde dos animais. Eles criticaram a ausência do secretário de Turismo na reunião, a fim de dar explicações detalhadas dos preparativos da festividade.
A Câmara convocará o secretário de Turismo para participar da Reunião Ordinária, no dia 2 de setembro. Conforme está sendo divulgado pela prefeitura, o “Agitando Caxambu 112 anos”, acontecerá de 9 a 16, no Parque de Exposições, com shows regionais, rodeios todas as noites e parque de diversões
.