A 8ª Audiência Pública promovida este ano pela Câmara Municipal de Caxambu teve como objetivo a apresentação de propostas para a Lei Orçamentária Anual de 2014 e para o Plano Plurianual do quadriênio 2014-2017.
Quem fez uso da tribuna inicialmente foi a Secretária de Educação do Município professora Kátia Figueiredo Fernandes. Ela falou sobre algumas metas para o ano que vem, entre as quais o objetivo de atender mais 100 crianças nas creches municipais com a ampliação das escolas no Santa Tereza, Bosque, Caxambu Velho e Santa Rita.
Informou também que as professoras municipais participam do Pacto Nacional de Alfabetização e também do PIP outro programa do Governo Federal visando à ampliação de conhecimentos pedagógicos.
Questionada pelo Vereador Fábio Curi sobre a possibilidade de inserir nas aulas do município um pouco sobre a história da cidade, a Secretária disse que a idéia é muito positiva, que pode vir a ser incluída, mas que o objetivo principal no momento é a alfabetização. O Vereador ainda colocou a questão do transporte para os estudantes que fazem faculdade em outras cidades. A Secretária disse que colocou este assunto na pauta para 2014, mas que o atendimento deve ser para os mais carentes.
Neste momento o Vereador Clóvis Renato pediu a palavra e lembrou que está distribuído na Casa Legislativa e deve ser votado em breve o Projeto de Lei 35/ 2013 que dará suporte para que a Prefeitura possa definir melhor os cidadãos que vão receber determinados auxílios do Município e que este caso do transporte escolar pode ser inserido nesta situação.
O Vereador Denílson também fez uso da palavra dizendo ser alarmante o fato de que muitas crianças saem das escolas sem estarem alfabetizadas. Perguntou a Secretária se a capacitação das professoras por si só vai ajudar a acabar com este problema.
Segundo a professora Kátia, os investimentos nos profissionais da educação do município levam sim melhores condições para a execução das funções em sala de aula. Disse que muitas vezes a questão social implica nestes resultados negativos, pois muitos pais não dão suporte em casa para os filhos e não fazem um acompanhamento da vida escolar das crianças.
A Secretária informou ainda que existe projeto de implantar escolas de tempo integral no município aproveitando, por exemplo, o espaço da escola Monsenhor João de Deus no bairro do Bosque, mas que o foco será atender as crianças em idade pré-escolar em sistema de creche em tempo integral, pois a demanda para este público é grande.
Questionada pelo Vereador Fábio Curi sobre o prédio da Fundação, a Secretária disse que não tinha informações a respeito e aproveitou para informar que trará para 2014 curso superior à distância, com o pólo regional dos cursos podendo ser em Caxambu.
O Presidente da Câmara Vereador Marcos Halfeld agradeceu a professora Kátia e a parabenizou pelo trabalho frente à Secretaria Municipal de Educação. Halfeld explicou que nesta Audiência Pública era esperada a participação do Secretário de Saúde do Município sr. Helder Vilela Siqueira, mas que o mesmo justificou sua ausência, pois estava em Belo Horizonte tratando assuntos sobre o hospital de Caxambu.
A palavra foi então franqueada aos presentes. Quem fez uso da mesma foi o cidadão sr. José Maria dizendo que concorda com a idéia dos vereadores Jean Carlos e Fábio Curi da importância de se inserir no ensino municipal um pouco sobre a história de Caxambu.
Também presentes no plenário membros da diretoria da APAC - Associação de Proteção aos Animais de Caxambu- que entregaram uma carta pedindo que a entidade seja incluída no orçamento do município para o ano que vem.
Dando por encerrada a reunião, o Presidente Marcos Halfeld fez questão de registrar a pequena presença de público numa Audiência Pública voltada para debater assuntos de interesse da população, mas que espera um dia ver o plenário lotado. A próxima Audiência Pública ficou marcada para o dia 30 de outubro. Também presentes no plenário membros da diretoria da APAC - Associação de Proteção aos Animais de Caxambu- que entregaram uma carta pedindo que a entidade seja incluída no orçamento do município para o ano que vem.