O PARQUE DAS ÁGUAS DE CAXAMBU É NOSSO!
Por Julio Alfaro Diaz:Uma das perguntas mais frequentes que sempre fiz é se realmente a gente discute questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto. Pois bem, um desses assuntos está na pauta de discussões da nossa cidade e tem que passar, obrigatoriamente, por um profundo debate, posto que é de suma importância para o desenvolvimento de Caxambu.
Trata-se do Parque das Águas, sabemos que a concessão acaba e que temos o dever de interferir nas discussões para saber a melhor forma de lidar com um tema tão delicado e ao mesmo tempo vital para o futuro da nossa estância hidromineral. Uma discussão entre o poder público municipal e a sociedade civil tem que acontecer para podermos lavrar os rumos desse espaço tão precioso para o nosso crescimento econômico, claro, com a participação aberta e franca da comunidade e assim tentar de entendermos de vez, o que realmente queremos para o nosso Município.
Na última quarta-feira 02 de outubro, houve uma audiência pública na Câmara Municipal, onde o ponto principal da discussão ficou relegado apenas a avaliar que a empresa responsável cuida mal da divulgação e distribuição da nossa água, razão que leva a um volume baixo de vendas. Alguns ainda defenderam a concessão da exploração das águas de Caxambu à iniciativa privada. Será possível que nós pensemos apenas no lucro do engarrafamento das águas? Será possível que não consigamos ver a importância de uma boa gestão do parque visando atrair o turista? Nesse sentido algumas pessoas presentes à reunião posicionaram-se a favor de pensar, não na produção, mas na recarga do aquífero, de modo a preservá-lo para as futuras gerações e ressaltaram a necessidade de adotar medidas ambientais para proteger os mananciais que abastecem Caxambu. Como disse a minha queridíssima amiga Toninha “não se pode ter uma visão utilitarista e financeira, já que se está lidando com um patrimônio da população e mais que isso, um bem que só a natureza consegue prover”.
A partir daí que nós como comunidade entramos. Primeiro precisamos entender a importância do Parque das Águas para nossa economia. Devemos entender que o nosso grande patrimônio não é a produção nem a comercialização das águas. Devemos entender que o nosso grande patrimônio é o espaço histórico, cultural, arquitetônico e turístico que nos proporciona o Parque. Devemos entender que o nosso grande patrimônio são as propriedades terapêuticas das águas minerais, reconhecidas e valorizadas por todos, as quais deveriam trazer o turista à nossa cidade.
Por último, devemos entender que o Parque das Águas com suas doze fontes jorrando suas águas ininterruptamente, são a chave para o desenvolvimento sustentável tão esperado por todos nós. Pelo menos, desta vez os nossos interesses deveriam ter um objetivo comum. O Parque das Águas de Caxambu é NOSSO.
04/10/2013
Compartilhado em Caxambu da Depressão