segunda-feira, 11 de novembro de 2013

57º Batalhão de Polícia Militar é instalado em São Lourenço

Na  manhã de sexta-feira, 08 de novembro, foi realizada a Solenidade de Inauguração do 57º Batalhão de Polícia Militar em São Lourenço. O evento foi na antiga sede da 14ª Cia PM Independente, espaço que foi revitalizado e  agora abriga a sede do 57º BPM. A Banda de Música do 20º Batalhão de Polícia Militar deu o toque  solene à inauguração.




Autoridades
A solenidade contou com a presença do Comandante da 17ª Região de Polícia Militar, Cel Wagner Mutti Tavares; do Comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar Ten Cel Paulo Valério Júnior; do Prefeito Municipal de São Lourenço José Sacido Barcia Neto; do Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar em Pouso Alegre Ten Cel Silvano Pereira Reis; do Comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar Ten Cel Alexandre Nocelli e do Comandante da 17ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito Major Oterson Luis Nocelli e o Diretor  Geral da Imprensa Oficial do Governo Eugênio Ferraz, além de  prefeitos e vereadores das cidades que compõem a área de cobertura do 57º BPM e diversas autoridades policiais e representantes do Ministério Público e setor jurídico.


Histórico


O 57º BPM, com sede em São Lourenço, faz divisa com os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Tem uma área composta de 22 municípios e está articulado em 02 companhias e 10 pelotões.

Esteve subordinado administrativamente ao 8º BPM até o ano de 2000 com o status de Companhia Especial. A partir de então, com uma nova reestruturação no Sul de minas, a companhia passou a subordinar-se ao 24º BPM, com sede em Varginha, até o ano de 2004, quando então foi elevada à Companhia Independente, denominada 14ª Cia PM Ind.

Em 22 de março deste ano, através da resolução nº 40245 do Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, a 14ª Cia PM Independente foi elevada à categoria de Batalhão e atualmente está subordinada à 17ª Região da Polícia Militar, sediada na cidade de Pouso Alegre.

Palavra do Comandante Geral


Em nota  escrita enviada ao 57º Batalhão de Polícia Militar, o Comandante Geral da PMMG Cel Márcio Martins Sant`Anna, apontou os motivos da elevação da 14ª Cia PM Ind à Batalhão. “ A elevação decorre do reconhecimento da importância estratégica dessa região para a economia do estado e da necessidade de se levar até ela uma segurança ainda mais efetiva. A iniciativa representa, também, uma afirmação dos esforços do Governo do Estado no sentido de promover a excelência da Segurança Pública em todos os rincões de Minas Gerais, sempre com foco na qualidade de vida das comunidades e na promoção da paz social.”

O que muda


A alteração de Cia Independente para Batalhão traz novidades para o policiamento da região do Circuito das Águas. O Comandante da 17ª RPM, Cel Wagner Mutti Tavares, apontou as vantagens das mudanças. “ Temos agora uma estrutura melhor para que a Polícia Militar possa proporcionar às comunidades mais qualidade na sua prestação de serviços, o que melhora também a qualidade de vida de nossos profissionais e aperfeiçoa nossas relações internas, já que o Batalhão possui uma melhor estrutura administrativa.”, afirmou.

Com a criação do Batalhão, novos investimentos já aportaram na Unidade, dentre eles a criação de duas Companhias PM sob comando de Capitães, uma com sede em São Lourenço e outra em Caxambu; além criação de três pelotões: um na cidade de Carmo de Minas, outro na cidade de Cruzília, e de um pelotão tático móvel. As seções do Estado-Maior da Unidade passaram a ser chefiadas por Capitães PM.

Já existe também destinação de 20 viaturas zero km para o Batalhão, sendo 17 de 04 rodas e três motocicletas, com custo aproximado de um milhão de reais. A unidade também recebeu 90 coletes a prova de balas. As instalações físicas da sede da Unidade estão sendo revitalizadas, um investimento de 125 mil reais até agora.

O número de policiais também aumentou. O Batalhão recebeu no último dia 14 de outubro, 11 sargentos e possui outros 18 policiais em curso que, em breve, estarão compondo o efetivo da nova unidade.

Etapa vencida, novos desafios

O Comandante do 57º Batalhão de Polícia Militar Ten Cel Paulo Valério Júnior, firmou um compromisso diante dos presentes. “Digo a todos os senhores e senhoras que a começar deste Comandante a responsabilidade aumenta, não pelo fato de termos mudado de categoria Institucional, mas em razão da necessidade e sentimento de caminharmos igualmente numa posição de destaque, lado a lado das Unidades mais tradicionais da Polícia Militar. E para tanto, prometo dinamismo, inovações, criatividade, proximidade comunitária e sobretudo, busca do alcance da paz social”, frisou.


Carta de intenções: perspectiva de aumento da estrutura do 57º BPM

A instalação de um novo Batalhão é também o sinal da chegada de novos projetos organizacionais e comunitários. Dentre eles, a construção de um pavilhão para abrigar as seções do Estado-Maior da unidade; ampliação do Núcleo de Assistência Integral a Saúde; construção de um estande de tiro, construção de uma Transitôlandia, entre outros projetos.
Sensibilizado com tal necessidade, o prefeito municipal de São Lourenço, encaminhou uma  correspondência  ao Comandante da 17ª RPM em torno do assunto. Na carta, ele demonstrou a intenção de doar o espaço da Garagem Municipal da Prefeitura do município ao 57º BPM.

Homenagem aos oficiais
 

Durante a solenidade, oficiais que passaram pela Unidade foram homenageados pela contribuição profissional durante o exercício de suas atividades e receberam uma placa em reconhecimento. Foram eles: Cel PM QOR José Carlos Gomes Saraiva; o Ten Cel QOR Deusdete dos Santos e o Ten Cel Daniel Paulino de Souza.

Autoridades e personalidades homenageadas


Apoio, sensibilidade e carinho pela instituição. Um sonho realizado que não seria possível sem a dedicação de autoridades e personalidades locais. Foram homenageados: Cel PM Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17 RPM;  José Sacido Barcia Neto, Prefeito Municipal de São Lourenço; Waldinei Alves Pereira, Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço; Eugenio Ferraz,  Diretor Geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais;; Luis Cláudio Siqueira,  Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Lourenço; Sérgio Vieira Júnior,  empresário e Ex-Vice Prefeito de São Lourenço;    Agilsander Rodrigues da Silva, Vereador; Luiz César Pereira Negreiros, empresário; Mauricio Cohen empresário e Raquel Cohen Diretora Associação Comercial de São Lourenço ; Edna Maria Ribeiro Santiago empresária; Liane Heloísa Kortz Barbosa Diretora da Associação Comercial de São Lourenço e Jodil Duarte Nunes, Jornalista.

Repercutiu

A instalação do 57º Batalhão de Polícia Militar foi prestigiada pela imprensa. Jornalistas de rádios, jornais impressos e sites locais compareceram ao evento. Uma equipe de reportagem da EPTV, afiliada da Rede Globo no Sul de Minas, acompanhou toda a solenidade. A reportagem foi exibida na  primeira e na segunda edição dos jornais regionais.


À noite, presença da Orquestra Sinfônica da PMMG

Durante a noite de sexta-feira, quem esteve na Igreja Matriz de São Lourenço, pôde conferir um concerto com o Conjunto de Câmara da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar. No repertório, clássicos nacionais e internacionais.


Localização estratégica e baixo índice de criminalidade


Os 22 municípios de responsabilidade do 57º Batalhão de Polícia Militar fazem divisa com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A proximidade com os estados demanda um trabalho de prevenção por parte da Polícia Militar. Constantemente, são realizadas operações nas estradas, como a Operação Divisa Integrada, que visa, sobretudo, fortalecer a capacidade de resposta operacional das frações localizadas nos municípios limítrofes do estado, com implantação de estratégias específicas de atuação preventiva e repressiva nessas localidades.

Muitas dessas cidades fazem parte de importantes circuitos turísticos, como o Terras Altas da Mantiqueira, Montanhas Mágicas e o Circuito das Águas. Para atender demandas e público diferenciado, que chega a região em busca de lazer e descanso, os Policiais Militares passam por constantes treinamentos, como o Seminário de Policiamento Turístico, que tem por principal objetivo despertar nos policiais militares que atuam em cidades turísticas a importância da segurança preventiva orientada ao turismo.

Como resultado desses e de outros trabalhos de prevenção, a região do Circuito das Águas é considerada segura. “São Lourenço e região aparecem sempre com números abaixo da média do Estado em criminalidade violenta e homicídios, e temos que fazer um investimento constante para manter e até diminuir ainda mais esses índices.”, destacou o secretário de Defesa Social de Minas Gerais Rômulo Ferraz na ocasião do anúncio da elevação do 57° BPM, em março deste ano. (Carolina Noronha)