quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Volta às aulas: 17ªRPM promove workshop de transporte escolar

A aproximação do início do ano letivo é motivo de atenção da 17ª Região de Polícia Militar.  Por isso, a segurança de crianças e adolescentes que usam do transporte escolar foi motivação para o “Workshop de Treinamento de Fiscalização Escolar”, realizado nesta terça-feira, 21 de janeiro, na sede da 17ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, em Pouso Alegre.
 

Participaram do curso 54 policiais militares que atuam diretamente nas patrulhas de trânsito e de policiamento escolar nas principais cidades que compõem a 17ª RPM. Eles aprenderam mais sobre a legislação de trânsito no transporte escolar e as formas como ela pode ser aplicada.



União pela segurança

O chefe da Seção de Planejamento e Operações da 17ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Ten Maximiliano, apontou durante uma palestra aos participantes a importância de a Polícia Militar agir em parceria com os demais órgãos fiscalizadores do trânsito. “A fiscalização só vai existir e ser eficaz se os demais orgãos trabalharem de maneira adequada.”, ressaltou.


Pré requisitos

O Tenente falou  ainda  sobre os requisitos básicos para que um veículo possa ser usado no transporte escolar “Os principais tópicos para a fiscalização são a autorização específica para que esse tipo de transporte aconteça, que deve ser emitida pelo Governo Municipal e pra isso é preciso que o veículo esteja autorizado para tanto. É preciso passar pela inspeção veicular de segurança e cumprir todos os requisitos legais pelo código de trânsito brasileiro. O condutor tem que passar por uma capacitação específica, ser maior de 21 anos e ser habilitado com a categoria D. “, afirmou.


Infrações comuns

Apesar das normas de segurança serem difundidas entre a população, algumas infrações ainda são comuns no transporte escolar, conforme afirmou o segundo palestrante, Sgt Harley. “Conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares e sem equipamento obrigatório; tacógrafos que não funcionam; transitar o veículo em desacordo com as especificações necessárias à sua identificação e sem a faixa amarela com a palavra “escolar” ao redor do veículo são algumas das infrações reincidentes.”, afirmou.

Dicas 

Confira algumas dicas úteis para a hora de contratar o transporte escolar
-Os veículos autorizados a transportar alunos são: ônibus, vans, VW Kombi e embarcações. Em alguns municípios, onde as estradas são precárias, os Detrans autorizam o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam
-As motocicletas, carros de passeio e caminhões não são recomendados para transportar alunos.

-Devem ser verificadas as condições do veículo e da documentação pessoal do motorista;

-Busque referências na escola e com outros pais, no sindicato dos motoristas ou no DETRAN;

-Verifique as condições de higiene do carro e o número de cintos de segurança. Todas as crianças transportadas devem estar com cintos de segurança. (Carolina Noronha)


Assessoria de Comunicação da 17ª Região de Polícia Militar