domingo, 23 de março de 2014

SEVAR DO SUL DE MINAS SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA, EM SÃO LOURENÇO

O Super Encontro Varejista (Sevar) do Sul de Minas será na próxima semana, dias 26 e 27 de março, no hotel Guanabara (avenida Getúlio Vargas, 423), em São Lourenço.
Realizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), o evento tem o apoio do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, do Núcleo de Negóci e do Sebrae, Sistema Fecomércio Minas Sesc/Senac e sindicatos filiados.
Ao todo, são esperados próximo de 1,8 mil participantes nos dois dias. O público-alvo são supermercadistas, panificadores, atacadistas e varejistas em geral, especialmente do segmento alimentício. O objetivo do Sevar é debater a qualificação profissional, promover relacionamento empresarial, e fortalecer o varejo. Na parte de reciclagem profissional, o Sevar é composto de palestras, fórum, debates e muita troca de informações. O tema central do Sevar e de todos os eventos da AMIS neste ano é “A Era do Relacionamento”.
Feira
Outra atração do encontro é “Mostra de Fornecedores”, uma feira onde ocorrem lançamentos de produtos, degustação, negócios e relacionamento comercial. O evento é também um momento de reunião e confraternização entre os supermercadistas e fornecedores.
 Doações
Durante o Sevar, a AMIS desenvolve uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza para serem destinados a instituições de assistência social da cidade. Em São Lourenço, a entidade a ser beneficiada é o educandário Santa Cecília.  Quem quiser doar, basta levar qualquer quantidade dos produtos e depositar nos pontos de recebimento que ficam logo na entrada do Sevar. Esta é uma ação do “Programa Vida”, trabalho voltado às ações sociais da AMIS. 

PROGRAMAÇÃO
26 de março, quarta-feira
13h30: Início do credenciamento – na secretaria do evento
14h30: Palestra-magna gerencial
Tema: Superação emocional e poder pessoal
Palestrante: José Luiz Tejon, mestre em Arte e Cultura e doutor em Ciências da Educação, coordenador acadêmico de pós-graduação e coordenador do Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP e diretor vice-presidente de Comunicação do Conselho Científico para a Agricultura Sustentável (CCAS).
16h: solenidade de abertura – com participação de diretores da AMIS, de autoridades locais e de representantes das entidades que apoiam o evento.
17h: início da mostra de fornecedores
21h: encerramento do primeiro dia.

27 de março, quinta-feira
9h30: Workshop
Tema: O grave problema da ruptura: o que o pessoal do piso de loja tem a ver com isso?
Tópicos: o que fazer para evitar  e o papel dos funcionários na prevenção;
Palestrante: Fernando Silva - administrador de empresas, consultor de varejo, profissional com 20 anos de experiência no varejo nas áreas comercial, operacional e administrativa.
9h30: encontro de lideranças regionais, com um fórum de debate.
Tema:  Sped Social: grande impacto na empresa.
Tópicos: impactos na rotina do RH/DP; fiscalização eletrônica; como estar preparado;
Palestrante: Rodrigo Dolabela – advogado, palestrante, professor e especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, segurança e saúde do trabalho.
11h30: projeto Intervenções Coletivas do Ministério do Trabalho: uma nova visão da fiscalização - como parte do encontro de lideranças.
Palestrante: Julie Santos Teixeira - coordenadora do projeto “Intervenções Coletivas’, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE-MG) e auditora-fiscal do Trabalho”.
12h - 14h intervalo

14h: palestra de atualização - Tendência do varejo e experiência de compra
Tópicos:
NRF 2014; desafio dos canais integrados para supermercados; como criar relevância para esse novo consumidor; quais os canais que podem impactar mais no negócio e na região?
Palestrante: Daniel Zanco, administrador de empresas, com MBA em varejo e extensão em Retail Marketing pela Youngstown University (Ohio – EUA). Foi vendedor, gerente e supervisor de loja, gerente de varejo, diretor comercial e de marketing.
15h30: Palestra-magna - A essência do atendimento: como fazer isso?
Tópicos: técnicas de atendimento; ferramentas para alavancar a gestão do negócio e exemplos do cotidiano do varejo.
Palestrante: Érick Penna, economista com pós-graduação em marketing e MBA em Gestão de Pessoas. Escreve para revistas e sites da área, é palestrante, diretor da Equilíbria Treinamentos, coautor dos livros "Gigantes da Motivação" e "Gigantes das Vendas" e autor dos livros "Motivação Nota 10" e “A Divertida Arte de Vender”.
Ao final haverá um debate com a participação do diretor da rede Giroforte, Bruno Dixini Carvalho, e do superintendente da AMIS, Adilson Rodrigues.
17h – Início da mostra de fornecedores (feira)
21h – encerramento do evento.