quinta-feira, 29 de maio de 2014

Assembleia estadual de trabalhadores em educação de MG decide pela continuidade da greve

Na tarde dessa quarta-feira (28/05), os trabalhadores em educação da rede estadual de MG, de todas as regiões do estado, decidiram em assembleia geral a continuidade da greve, iniciada dia 21 do mesmo mês.

Durante a assembleia, foi realizada a avaliação do movimento grevista, que apesar de iniciar pequena, começou a tornar-se mais abrangente ao longo dos últimos dias. Também relembrou-se os motivos da greve, como forma da categoria pressionar o governo a abrir negociações com o Sind-UTE/MG. A campanha salarial educacional 2014 conta com extensa pauta. Entre as questões estão o descongelamento da carreira, o pagamento do Piso Nacional Profissional, a nomeação dos concursados e solução para os efetivados pela Lei 100/2007, considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e que atingiu cerca de 98 mil trabalhadores em educação. Demandas essas que atingem todos trabalhadores em educação, dos mais diferentes vínculos. Após, a categoria aprovou a continuidade do movimento, como também ações de intensificação.

Depois da assembleia, os professores, funcionários de escolas e de SRE's saíram em passeata pelas ruas centrais de Belo Horizonte até a Praça Sete, onde unificaram o ato com diversas outras categorias em greve (saúde, municipais de BH, etc.).

Trabalhadores em educação de Caxambu estiveram presentes desde a manhã, participando do conselho geral, da assembleia e da manifestação. Apesar de pequena, se fez presente. "Contudo, é preciso intensificar a participação da região de Caxambu nesses espaços, pois o verdadeiro e soberano espaço de deliberação democrática da categoria é a assembleia estadual. Além disso, a greve é o único instrumento hoje capaz de forçar o governo a uma negociação. Se a categoria não participar, estará aceitando as opressões e os ataques do governo contra si", afirmou o professor Cássio Diniz, diretor estadual do Sind-UTE/MG e coordenador da subsede Caxambu.

A próxima assembleia estadual será no dia 4 de junho. A subsede Caxambu e Região do sindicato conclama todos os trabalhadores em educação da rede estadual a participarem da caravana para Belo Horizonte nesse dia, como também a participarem da assembleia regional que ocorrerá nessa quinta-feira (29 de maio), às 17h30, na E.E. Ruth Martins de Almeida (Caxambu).


Bancada de Caxambu durante o Conselho Geral do Sind-UTE/MG


Bancada de Caxambu durante manifestação pelas ruas centrais de Belo Horizonte


Fonte: Sind - UTE Caxambu e Região