O prédio, que completou cem anos, abrigará instituições culturais da cidade
Marco da história ferroviária de Andrelândia, no Sul de Minas, a antiga estação de trem da cidade foi totalmente restaurada e o seu entorno revitalizado, com a construção de uma praça e área de lazer.
As obras, inauguradas na sexta-feira, 11 de julho, são resultado de um termo de compromisso celebrado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com a Prefeitura de Andrelândia – com a interveniência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) – em de junho de 2010.
Pelo acordo, a SPU transferiu o bem para o município, que se encarregou da restauração do prédio e da revitalização do entorno. Também foi instalada iluminação pública e colocado circuito fechado de televisão em todo o conjunto ferroviário.
Com a execução das obras, o prédio, que estava abandonado, servirá como sede da biblioteca e do arquivo público municipais e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
A estação ferroviária de Andrelândia foi inaugurada em 14 de junho de 1914, fazendo parte do ramal da Estrada de Ferro Oeste de Minas, que ligava Ribeirão Vermelho-MG a Barra Mansa-RJ.
O acordo foi assinado pelos promotores de Justiça Júlio César Teixeira Crivellari e Marcos Paulo de Souza Miranda; pelo prefeito de Andrelândia, Samuel Isac Fonseca; pelo gerente regional da SPU/MG, Rogério Veiga Aranha; pelo superintendente do Iphan, Leonardo Barreto de Oliveira; e pelo procurador federal Jamerson Vieira.
Fonte: Promotoria Estadual de Defesa de Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais
Coordenadoria da Bacia do Rio Grande