No meio do caminho tinha uma cobra
tinha uma cobra no meio do caminho...
Na tarde deste domingo, pedestres que passavam pela calçada da Av. Camilo Soares, nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal, foram surpreendidos pela presença de uma cobra.
Alguns transeuntes perceberam a presença do réptil alojado entre o meio-fio e o mato que se espalha pelos canteiros, e alertavam as pessoas que passavam despercebidas sobre a presença do animal.
Uma viatura da PM também foi acionada e compareceu ao local rapidamente.
Entretanto, a presença de espírito de um popular, utilizou um guarda-chuva para conduzir o animal para dentro de um bueiro de captação de águas pluviais, onde a cobra desapareceu.
Fotos de Márcia Teixeira
domingo, 30 de novembro de 2014
sábado, 29 de novembro de 2014
Pai, mãe e filha morrem após batida entre carro e carreta em MG
Acidente aconteceu no início da tarde deste sábado na BR-267.
Pálio com placas de Vinhedo (SP) teria perdido controle em curva.
Acidente aconteceu no início da tarde deste sábado na BR-267.
Pálio com placas de Vinhedo (SP) teria perdido controle em curva.
Três pessoas de uma mesma família morreram em um acidente na tarde deste sábado (29) na BR-267, próximo a Conceição do Rio Verde (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Caxambu (MG), um Pálio com placas de Vinhedo (SP) perdeu o controle em uma curva e bateu de frente com uma carreta que seguia no sentido contrário.
Ainda conforme a polícia. As vítimas são pai, mãe e filha. Elas foram identificadas como Ulisses Pereira das Neves Borges, de 49 anos; Shirley Gonçalves Felix Borges, de 53 anos e Thamires Gonçalves Borges, de 25 anos.
Caxambu:
Homem é preso por manter pássaro em cativeiro
PM e PC realizavam o cumprimento de mandado de busca e apreensão para localizar objetos provenientes de furtos a residências durante buscas na casa foi encontrado o "Trinca Ferro".
A Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada para as tomar as providências do crime ambiental.
O homem foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi ouvido e liberado.
Fonte: Portal 17a. Reg. PM - MG
Auxiliares de serviço e professores se mobilizam contra a terceirização
Na última sexta-feira (28/11) os auxiliares de serviço da educação básica (ASB's) e professores de 6 escolas das cidades de Caxambu e Cruzília se reuniram no Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - subsede Caxambu - para debaterem o Projeto de Lei 5.591 /14, que pretende acabar com o cargos de ASB e terceirizar o serviço de limpeza, merenda e manutenção das escolas estaduais.
Com o sindicato cheio - com destaque para a presença dos colegas de Cruzília -, os trabalhadores puderam debater o que significa esse projeto, que se constitui como um ataque aos direitos dos servidores públicos, conquistados com muita luta ao longo dos anos. Também puderam constatar que a luta contra a terceirização ampla e irrestrita se tornou uma campanha nacional, envolvendo várias categorias, sindicatos, centrais sindicais, movimentos e associações, preocupados com o aumento da precarização, flexibilização e exploração do trabalho alheio.
Também houve a denúncia de tentativa de desmobilização do segmento por parte de alguns indivíduos, que por falta de compreensão da gravidade do problema ou por maldade, tentam desmotivar os ASB's a ingressarem nessa campanha em defesa de seus empregos. Alem disso, debateu-se que se o segmento dos ASB's e a categoria não se mobilizarem, milhares de pessoas ficarão desempregadas, e tantas outras trabalharão de forma precarizada, com direitos flexibilizados.
Ao final, os profissionais reunidos debateram as futuras estratégias para impedir a aprovação e sanção do projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas. Decidiu-se pelo Alerta Geral, mantendo a mobilização e buscando conscientizar e mobilizar os colegas que ainda não tem a clareza do que está acontecendo, por meio do contato direto e pelas redes sociais. Além disso, deliberou por visitas nas escolas da região de Caxambu, Baependi e Conceição do Rio Verde, com equipes compostas de ASB's, professores e diretores do sindicato. Também decidiu-se pela pressão em cima dos deputados com bases em nossa região, a fim de não votarem o projeto de lei. A proposta final aprovada foi aguardar a realização do Conselho Geral do Sind-UTE/MG - que se realizará no próximo sábado - para estabelecer as próximas ações a nível estadual.
Fonte: Sind - UTE Caxambu e Região
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Deputados Arantes e Melles cobram recursos da Saúde para a região
Deputados Melles e Arantes cobram recursos do secretário de Saúde, José Geraldo, junto com o prefeito de Guaranésia João Carlos Minchillo . Foto: Ana Karerina |
Na última quinta-feira (27/11), os deputados federal Carlos Melles (DEM) e estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, para cobrar um montante de mais de R$ 10 milhões de recursos para todos os municípios da região.
Segundo o deputado Antônio Carlos, os recursos serão investidos em melhorias no atendimento de urgência e emergência dos hospitais da região, principalmente no município de São Sebastião do Paraíso, e na aquisição de equipamentos, medicamentos e veículos para transporte de pacientes.
O secretário de Saúde alegou que está aguardando a liberação de recursos, principalmente recursos federais e garantiu que, assim que as verbas estiverem disponíveis no caixa do Governo, serão liberadas para os municípios da região. “Saímos confiantes da audiência, pois o secretário José Geraldo disse que tratará a nossa demanda com muito carinho”, afirmou o deputado.
Arantes fez questão de agradecer o apoio constante do parceiro político e amigo de longa data, Carlos Melles, que tem trabalhado muito para melhorar a Saúde da região. “Saúde é prioridade em nosso mandato. A enfermidade não tem hora marcada para aparecer e o doente não pode esperar. Por isso mesmo, Melles e eu nos dedicamos a melhorar o atendimento na área de Saúde de uma maneira geral. Os hospitais do Coração, em São Sebastião do Paraíso, e do Câncer, em Passos, já receberam um montante considerável de recursos encaminhados por nós e contam com todo o nosso apoio político para viabilizar conquistas como a compra de novos e modernos equipamentos”, destacou o deputado.
Antônio Carlos também agradeceu o ex-governador Antonio Anastasia e o atual governador Alberto Pinto Coelho que tem tratado as demandas de Saúde da região com atenção especial. “Agradeço também o secretário de Saúde, que é sempre muito solícito comigo e com o Melles. Continuaremos trabalhando dia e noite para melhorar o atendimento em nossa região. Saúde é muito importante e merece toda a nossa atenção”, concluiu Arantes.
Ana Karerina
São Lourenço:
O motivo é a realização de inspeção no Parque das Águas, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A reabertura ao público será às 14h do dia 1º de dezembro, segunda-feira.
No próximo final de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o fontanário público, situado na rua Dr. Eurípedes Prazeres, ficará fechado. O motivo é a realização de inspeção no Parque das Águas, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A reabertura ao público será às 14h do dia 1º de dezembro, segunda-feira.
Prefeitura de São Lourenço
http://www.saolourenco.mg.gov.br/faces/view/noticialer.xhtml?id=416
Fontanário público ficará fechado no próximo final de semana
O motivo é a realização de inspeção no Parque das Águas, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A reabertura ao público será às 14h do dia 1º de dezembro, segunda-feira.
No próximo final de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o fontanário público, situado na rua Dr. Eurípedes Prazeres, ficará fechado. O motivo é a realização de inspeção no Parque das Águas, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A reabertura ao público será às 14h do dia 1º de dezembro, segunda-feira.
Prefeitura de São Lourenço
http://www.saolourenco.mg.gov.br/faces/view/noticialer.xhtml?id=416
Vídeo sobre a Campanha Nacional contra a Terceirização
Assista o vídeo abaixo, feito pelo Movimento Direitos Humanos junto a ANAMATRA, denunciando a proposta no Congresso Nacional de permitir amplamente a terceirização em atividades fins em todo o Brasil.
Esse vídeo é importante para elucidar algumas dúvidas acerca do tema. No nosso caso, é vital para compreendermos a necessidade da luta contra a terceirização dos auxiliares de serviços nas escolas de Minas Gerais.
O Movimento Humanos Direitos (MHUD) uniu-se à Anamatra na luta contra o Projeto de Lei nº 4.330/2004, que regulamenta a terceirização no Brasil. Diversos atores que participam do Movimento gravaram vídeos, sem cobrança de cachê, contra a proposta legislativa. O vídeo contou com a participação dos atores e dirigentes do MHUD Dira Paes Gilberto Miranda e Priscila Camargo e os atores participantes do Movimento Bete Mendes e Osmar Prado. E também da atriz e dirigente do MHUD Camila Pitanga e do ator participante do Movimento Wagner Moura.
Sind - UTE Caxambu e Região
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
'A arte vem cá de dentro', diz bailarina de 86, através de festival de circo
Caxambu recebeu a 2ª edição do Festival Mundial do Circo.
Após mais de 60 anos dedicados à arte, artista fez sua 'despedida'.
“A arte vem cá de dentro”, afirma com a mão no peito a bailarina Maria Regina de Souza Branco. Com 86 anos, mais de 60 deles foram dedicados a ensinar crianças e jovens a dançar, interpretar e provocar risos em outros por meio da arte. Em 2014, parte da despedida da professora aconteceu durante o Festival Mundial de Circo, que realizou sua segunda edição em Caxambu(MG). A sala espelhada onde as bailarinas ensaiaram seus passos durante anos recebeu a oficina de palhaço do evento este ano, última aula de arte ‘encenada’ no local. Sentada no salão vazio, a professora de Caxambu descreve a vida que teve nos palcos e picadeiros do país e a mágica da arte.
Com 86 anos, dona Regina ensinou balé clássico por mais de 60 anos (Foto: Samantha Silva / G1)
Dona Regina fala de sua rotina como se encenasse um espetáculo. De gestos teatrais, ela conta que passa seus dias de acordo com suas crenças e valores. É vegetariana há 70 anos, porque “Deus disse: ‘não matarás’. E, portanto, minhas ações não colaboram para nenhum ato de morte”. Mora numa casa de quase três cômodos: uma sala espaçosa que serve como quarto e espaço para seus mais de 600 discos de música clássica e objetos artísticos, banheiro e uma pequena cozinha.
Para manter saúde, bailarina 'planta bananeira'
todos os dias (Foto: Samantha Silva / G1)
todos os dias (Foto: Samantha Silva / G1)
Pratica yoga e ‘planta bananeira’ todos os dias no canto de sua casa, já que leva a sério a teoria da posição de inversão da prática. “Quando ficamos de cabeça para baixo, o sangue circula por todo o corpo e irriga o cérebro, aumentando a longevidade. Se a mente envelhece, todo o corpo envelhece junto”, explica. Quando o médico mandou ela parar de ‘plantar’ bananeira porque estava forçando a coluna vertebral, que foi se fragilizando com a idade, dona Regina inventou um método para continuar a prática. Usa dois pedaços de espuma rígidos para apoiar os ombros, e com isso, ao invés de forçar a coluna, joga o peso do corpo nos ombros. Assim como aprendeu na dança, com criatividade e técnica, os problemas vão se resolvendo e a bailarina vai vivendo a vida como deseja.
Vida para a arte
Foi na primeira edição do Festival Mundial do Circo, realizado em 2013 em Caxambu, que dona Regina fez uma de suas últimas apresentações. Ela saiu no cortejo que abriu o festival na cidade e depois disso, dirigiu apenas um espetáculo de balé e uma peça de teatro. A dançarina nasceu em Caxambu, mas a maioria de seus passos foram encenados no Rio de Janeiro (RJ).
Foi na primeira edição do Festival Mundial do Circo, realizado em 2013 em Caxambu, que dona Regina fez uma de suas últimas apresentações. Ela saiu no cortejo que abriu o festival na cidade e depois disso, dirigiu apenas um espetáculo de balé e uma peça de teatro. A dançarina nasceu em Caxambu, mas a maioria de seus passos foram encenados no Rio de Janeiro (RJ).
Começou a dançar com 12 anos de idade e decidiu por subir ao palco com 17 anos. A escolha, feita em uma época em que a vida de artista não era tão bem vista na sociedade, rendeu a ela a ruptura com a família. “E assim eu fui para a rua e comecei a viver de dança. Dancei em todos os teatros do Rio, circos. O que aparecia eu fazia”, lembra.
Retrato mostra Regina dançando na juventude
(Foto: Samantha Silva / G1)
(Foto: Samantha Silva / G1)
Em uma sala de sua galeria (a casa herdada do pai em Caxambu foi transformada num pequeno aglomerado de salas e imóveis), dona Regina mostra a coleção de certificados que adquiriu. A vida de artista começou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e continuou mundo afora com estudos de todas as formas do balé clássico. Ela aponta até o certificado que tem de bailarina clássica fornecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Após o término do segundo casamento (dona Regina teve seis durante a vida), a arte passou a ser fonte de renda para cuidar das duas filhas que teve no relacionamento. “Nunca faltou trabalho, graças a Deus. Naquela época haviam muitas peças de teatro, portanto eu pegava desde papeis nos teatros até apresentações nos avancenes dos palcos, feitas enquanto a cortina se abaixava para a troca dos cenários”, lembra. Desenvolveu sua técnica com bailarinas famosas no Rio de Janeiro à época, como a russa Nina Verchinina e a ucraniana Eugenia Feodorova. Deu aulas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e até em outros países.
A arte vem cá de dentro. Se você não sente, não acontece nada. Você não transmite"
Maria Regina Branco, bailarina
A volta para Caxambu se deu há 10 anos, quando após ser assaltada três vezes de forma violenta desistiu da vida na cidade maravilhosa. “Depois de três assaltos no Rio de Janeiro, com uma [arma calibre 38] apontada na minha testa, não dava mais pra viver naquela cidade. Eu amo aquela cidade, mas não dava. Aí eu vim pra cá, vendi tudo que eu tinha e investi aqui. Dizem que a gente não deve colocar todos os ovos na mesma cesta, mas eu coloquei.”
Arte para a vida
Dona Regina explica o que considera mais importante em qualquer espetáculo artístico: o sentimento. “Arte e religião não se desassociam, estão sempre unidos. Se você não tiver um profundo sentimento religioso e amor, você não faz arte. A arte vem cá de dentro. Se você não sente, não acontece nada. Você não transmite”, explica.
Dona Regina explica o que considera mais importante em qualquer espetáculo artístico: o sentimento. “Arte e religião não se desassociam, estão sempre unidos. Se você não tiver um profundo sentimento religioso e amor, você não faz arte. A arte vem cá de dentro. Se você não sente, não acontece nada. Você não transmite”, explica.
A bailarina conta de uma professora que teve no Rio de Janeiro. Após estudar na França por um ano, a bailarina fez a apresentação de uma tragédia grega. Para Regina, a técnica dela estava perfeita, mas sua interpretação não tinha sentimento e a peça não emocionou ninguém. “Aquela tragédia foi uma tragédia. Eu não senti nada. E era em português. Portanto, não adianta ser tecnicamente perfeito se você não sentir uma palavra do que você falou”, explica.
Após 60 anos de aulas, Regina se aposentou da
carreira de professora de dança em Caxambu
(Foto: Samantha Silva / G1)
carreira de professora de dança em Caxambu
(Foto: Samantha Silva / G1)
Para Regina, o melhor exemplo da sinceridade da arte são as crianças, principal plateia de um festival de circo. “Aquilo que você faz você tem que colocar você. Se você não for na frente de tudo, nada funciona. E sabe quem faz isso muito bem? As crianças. A criança nunca é falsa, ela faz porque ela sente, aí ela vai e faz. Uma das melhores peças de teatro que fiz foi com crianças. Porque ali no palco elas são [os personagens]. Se para a criança que brinca com um objeto aquilo é um aviãozinho, pra ela aquilo de fato é um avião.”
No salão vazio e espelhado da academia de dança, dona Regina conta que pretende deixar o Brasil. Após anos vivendo de arte, prepara a documentação para viajar e enfim dependurar as sapatilhas de professora de dança. “Só não vou parar de dançar nunca. Meu corpo faz tudo que eu desejo que ele faça. É só querer. Não posso viver sem dança, senão estou morta”. E após uma pausa para pensar no que falou, ela finaliza o ato. “Acho que mesmo morrendo, eu ainda vou fazer um ‘developezinho’ [passo de dança no balé], esticar a perna e aí...”, brinca, simulando a posição de coreografia que fará ao deixar a vida.
Chocobrothers se apresentam no Festival Mundial do Circo em Caxambu (Foto: Samantha Silva / G1)
A arte no festival
O espetáculo “Chocobrothers” é encenado por três artistas circenses no Parque das Águas em Caxambu. Com coreografias de dança e trilha dos anos 1970, o grupo brinca interpretando três artistas que já foram famosos e hoje tentam esticar o glamour que já não existe mais. As encenações mostram cenas atrapalhadas dos personagens, meio enferrujados pelo período de “decadência”.
O espetáculo “Chocobrothers” é encenado por três artistas circenses no Parque das Águas em Caxambu. Com coreografias de dança e trilha dos anos 1970, o grupo brinca interpretando três artistas que já foram famosos e hoje tentam esticar o glamour que já não existe mais. As encenações mostram cenas atrapalhadas dos personagens, meio enferrujados pelo período de “decadência”.
Crianças assistem apresentação durante Festival
Mundial de Circo em Caxambu
(Foto: Samantha Silva / G1)
Mundial de Circo em Caxambu
(Foto: Samantha Silva / G1)
André Carvalho, que interpreta o “glamouroso” apresentador James no espetáculo, conta que faz circo há cerca de 15 anos. Antes disso, foi engenheiro em uma petroquímica e trabalhou com publicidade, até descobrir que sua vocação era arrancar risos da plateia. Hoje com 42 anos, formou um grupo para espetáculos circenses.
A maior preocupação em sua função, segundo ele, é fazer rir sem ser ‘engraçadinho’. “Tem que saber conduzir. Uma piada dura alguns segundos, mas o espetáculo tem que durar 45 minutos”, completa. A apresentação encenada pelos três é acompanhada por risadas constantes. No fundo da plateia, durante a pausa para a troca de cena, um pequeno menino grita alto: ‘eu quero mais’. A aprovação sincera da criança dá a bênção para a interpretação do artista, que do palco não arranca risos nem lágrimas sem sentimento.
André Carvalho durante apresentação com os Chocobrothers em Caxambu, MG (Foto: Samantha Silva / G1)
O festival
O Festival Mundial do Circo levou cinco espetáculos artísticos, mostra de filmes e oficinas para Caxambu entre os dias 18 e 23 de novembro. Mais de duas mil pessoas lotaram as apresentações circenses durante os cinco dias de evento e todas as atrações foram gratuitas. O festival realizou sua segunda edição em Caxambu este ano e ainda terá ao menos mais uma edição do evento na cidade, que será realizada em 2015.
O Festival Mundial do Circo levou cinco espetáculos artísticos, mostra de filmes e oficinas para Caxambu entre os dias 18 e 23 de novembro. Mais de duas mil pessoas lotaram as apresentações circenses durante os cinco dias de evento e todas as atrações foram gratuitas. O festival realizou sua segunda edição em Caxambu este ano e ainda terá ao menos mais uma edição do evento na cidade, que será realizada em 2015.
Samantha SilvaDo G1 Sul de Minas
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/11/arte-vem-ca-de-dentro-diz-bailarina-de-86-atraves-de-festival-de-circo.html
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/11/arte-vem-ca-de-dentro-diz-bailarina-de-86-atraves-de-festival-de-circo.html
Caxambu:
Três adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas
Os policiais, após denúncias de que os menores estariam comercializando drogas, foram até o endereço e avistaram os três adolescentes, um de 13, 15 e 16 anos. Após vistoria foram encontradas, na mochila do jovem de 15 anos, 09 buchas de maconha e 01 faca.
Os menores foram apreendidos, acompanhados pelos representantes legais, juntamente com os materiais e conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil onde foram ouvidos e liberados.
Fonte: Portal 17a. Reg. PM-MG
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Boogie Night a Festa – 70′s 80′s & 90′s
A festa que vai marcar o seu ano de 2014 e também irá fecha-lo com chave de ouro !!
Renan di Castro Produções Apresenta :
Boogie Night na Fazenda São José no Bosque em Caxambu – MG !
Boogie Night na Fazenda São José no Bosque em Caxambu – MG !
Agitando as carrapetas, o melhor som da época 70′s 80′s e 90′s com DJ Aurélio !!
Ingressos à venda, à partir de Segunda Feira na Companhia do Surf, no Gran Café e também na Distribuidora de Bebidas do Peixe.
Para maiores informações, é só ligar (35)9103-2746 !
Concurso público para a Rede Estadual de Educação de Minas Gerais
Foi publicado no Diário Oficial do Estado os editais de concurso público para diferentes cargos (PEB, EEB, AEE, ATB, etc.) da rede estadual de educação de Minas Gerais.
Para o cargo de Professor de Educação Básica - Ensino Religioso, o edital Seplag/SEE 03/2014 prevê 1.648 oportunidades.
Assistente Técnico de Educação Básica (auxiliar de secretaria); Especialista em Educação Básica (supervisão pedagógica), Especialista em Educação Básica (orientação educacional), Professor de Educação Básica com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Educação Básica para atuação em conteúdos específicos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio podem ser conferidas no edital Seplag/SEE 04/2014.
O edital Seplag/SEE 05/2014 traz oportunidades para preenchimento de vagas para atuação em escolas especiais e Atendimento Educacional Especializado em escolas regulares. Os cargos, neste caso, para os quais os interessados podem concorrer são os das carreiras de Especialista em Educação Básica (Orientação Educacional), Especialista em Educação Básica (Supervisão Pedagógica), Professor de Educação Básica com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Professor de Educação Básica para atuação em conteúdos específicos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Professor de Educação Básica Intérprete de Libras e para atuação nas salas de recurso.
As inscrições começam dia 10 de dezembro e irão até o dia 11 de janeiro de 2015. O valor de inscrição será de R$30,00 para a vaga de Assistente Técnico de Educação Básica, R$40,00 para Professor de Educação Básica e R$45,00 para Especialista em Educação Básica.
Sind - UTE Caxambu e Região
terça-feira, 25 de novembro de 2014
CAXAMBU CONQUISTA ICMS TURÍSTICO
A cidade de Caxambu foi habilitada para receber os benefícios do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Turístico. Após um trabalho de organização do setor promovido pela Secretaria de Turismo de Caxambu, os repasses voltarão a acontecer. –“Desde 2011 Caxambu estava sem receber este repasse. Agora teremos de volta mais esta importante conquista, mais uma vitória da nossa administração que tem trabalhado continuamente para colocar Caxambu em lugar de destaque”- afirma o Secretário de Turismo Claudinei Bruno.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, divulgou, na quinta-feira 20/11, listagem provisória referente aos municípios habilitados a receberem parcela do ICMS Turístico em 2015. O número de municípios habilitados em 2014 chega a 198, representando um aumento de 78% no número de municípios habilitados desde a primeira habilitação ocorrida em 2010.
Os requisitos mínimos para habilitação do município são: participar do Programa de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em funcionamento e possuir Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), instituído e em regular funcionamento.
-Todos os requisitos foram cumpridos por Caxambu – lembra o Secretário.
Dessa forma, o ICMS Turístico atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos Governos Estadual e Federal.
O percentual do ICMS turístico a ser repassado para os municípios é definido com base no índice de investimento em turismo do município e o somatório dos índices de investimento em turismo de todos os municípios habilitados a receber o incentivo (fórmula matemática estabelecida pela Lei nº 18.030/09).
O repasse dos valores aos municípios habilitados é feito semanalmente pela Secretaria de Estado de Fazenda. O cálculo do valor a ser recebido pelos municípios tem como base o resultado da fórmula matemática e a arrecadação semanal do ICMS e do IPI no Estado, daí a impossibilidade de se definir, antecipadamente, o valor dos repasses a cada um dos municípios.
|
Seletiva de Handebol
Seletiva de Handebol - Baependi 2015
Seletiva de Handebol, a ser realizada em Baependi em janeiro de 2015, sob responsabilidade da ADHC e com parceria com o Prof. Kadu Ferrarini de Jacarei /SP, com apoio da Prefeitura de Baependi, atraves da sua secretaria de esportes.
Centro Educacional Genny Gomes
Em 2015 o Centro Educacional Genny Gomes estará implantando novos Recursos na 3ª Série do Ensino Médio
Veja:
PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL REI INAUGURA TREVO EM HOMENAGEM A NHÁ CHICA
Tivemos a honra de participar neste sábado, 22, da cerimônia de inauguração da revitalização do trevo do distrito do Rio das Mortes. Construído à margem da BR 265, no Km 266, a entrada do distrito conta agora, com uma imagem da Beata Nhá Chica em tamanho natural, ladeada por dois pilares com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.
Presentes na cerimônia, o Prefeito Professor Helvécio, a vice-prefeita Maria Cristina Alves Pereira, o Prefeito de Baependi Marcelo Faria Pereira, o Vereador de Baependi Francisco Eugenio Ribeiro, o presidente do legislativo municipal de São João Del Rei, Carlos Antônio Jesus Fuzatto e vereadores, o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart acompanhado por sacerdotes da diocese.
Tivemos a honra de participar neste sábado, 22, da cerimônia de inauguração da revitalização do trevo do distrito do Rio das Mortes. Construído à margem da BR 265, no Km 266, a entrada do distrito conta agora, com uma imagem da Beata Nhá Chica em tamanho natural, ladeada por dois pilares com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.
Presentes na cerimônia, o Prefeito Professor Helvécio, a vice-prefeita Maria Cristina Alves Pereira, o Prefeito de Baependi Marcelo Faria Pereira, o Vereador de Baependi Francisco Eugenio Ribeiro, o presidente do legislativo municipal de São João Del Rei, Carlos Antônio Jesus Fuzatto e vereadores, o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart acompanhado por sacerdotes da diocese.
Em suas palavras, o Prefeito Marcelo Faria Pereira, ressaltou a importância das duas cidades se manterem unidas: “Devemos caminhar lado a lado, assim seremos mais fortes e com as bênçãos de Nhá Chica, conseguiremos trazer o desenvolvimento para nossas cidades, reforçando o potencial turístico que nos foi agraciado através da nossa serva.”
No final da cerimônia, os presentes seguiram em procissão para a Igreja de Santo Antônio, onde Dom Célio presidiu a celebração da santa missa em ação de graças aos trabalhadores, apoiadores e idealizador da obra.
No final da cerimônia, os presentes seguiram em procissão para a Igreja de Santo Antônio, onde Dom Célio presidiu a celebração da santa missa em ação de graças aos trabalhadores, apoiadores e idealizador da obra.
Prefeitura de Baependi
Reunião de Auxiliares de Serviços da Educação Básica em Caxambu
O governo de Minas encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei 5.591/14, que altera o Plano de Carreira da Educação. De acordo com o projeto de lei, não haverá mais ingresso na carreira de Auxiliar de Serviços da Educação Básica nem designação para o cargo, cujas funções serão terceirizadas.
É importante que o segmento dos ASB's e toda a categoria se mobilize contra esse duro ataque do governo. A terceirização é o caminho para demissões, flexibilização e precarização dos direitos trabalhistas conquistados pelos servidores públicos (concursados e designados).
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - subsede Caxambu - chama todos os ASB's de nossa região para a reunião do segmento, com o intuito de debater a situação e deliberar os caminhos a serem tomados. UNIDOS, SOMOS MUITO MAIS FORTES!
Sind -UTE Caxambu e Região