Através deste venho esclarecer algumas afirmações que estão sendo colocadas no FACEBOOK, pela sra. “FRANCISCA ISABEL DE PAULA”, MORADORA DA CIDADE DE BAEPENDI, que citou por várias vezes o meu nome indecorosamente, na tentativa de influenciar a população de Caxambu e até mesmo denegrir a minha imagem e também desta cidade, em rede social, uma janela aberta para o mundo.
Em principio quero ressaltar que o “lixão” a qual a senhora se refere é na realidade um "ATERRO SANITÁRIO”, sendo que sua limpeza (aterramento do lixo) e manutenção, é efetuada por uma empresa terceirizada, específica e direcionada para que seja um lugar próprio e de acordo com a legislação para o descarte dos resíduos sólidos.
Também quero registrar aqui que nosso Município ainda não possui CENTRO DE ZOONOSE, por ser um Município de pequeno porte e sem condições para tanto. Contudo, “O CANIL” que foi criado naquela localidade, foi feito na gestão passada (2008/2012) para atender umaDETERMINAÇÃO JUDICIAL.
Esta administração atendendo à clamores da população, tem se desdobrado para levar melhor qualidade de vida para os animais que ali são recolhidos. É de conhecimento de várias pessoas de nossa cidade, inclusive membros da APAC, que o Município já realizou várias obras no local, como por exemplo: cercamento com telas, reformas de baias, pinturas, etc.
Friso ainda, que o Município mantém no local um funcionário exclusivo para a manutenção da limpeza e trato dos animais, como água, ração, e cuidados gerais, sendo que eventualmente são realizadas visitas por médico veterinário e vacinação contra raiva e outras moléstias.
Entretanto, os animais que lá estão, são recolhidos nas ruas, EM VIRTUDE DE ESTAREM ABANDONADOS, grande parte, trazidos por outros municípios vizinhos, que chegam aqui e simplesmente os DESCARREGAM.
Muitos destes animais já chegam doentes; não podemos deixá-los abandonados nas ruas, desprovidos de alimentação e expostos a própria sorte, sendo assim, são encaminhados para o CANIL.
Ressalto que É FREQUENTEMENTE COMPRADA PELO MUNICÍPIO SIGNIFICATIVA QUANTIDADE DE RAÇÃO PARA OS CÃES, conforme último pedido de compra e nota fiscal em anexo, do mês de março/2015.
Outro item que quero deixar aqui registrado, é que tentamos fazer CONVÊNIO COM A APAC - ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO DE ANIMAIS DE CAXAMBU, onde seria repassada a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais), conforme estava estabelecido no orçamento municipal até o ano de 2014, PARA QUE FOSSEM INVESTIDOS EM MEDICAMENTOS E TRATAMENTOS DOS ANIMAIS. PORÉM, esta associação não apresentou PLANO DE TRABALHO E NEM MESMO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DO CONVÊNIO.
Foi ainda proposto para esta Associação, a doação de outro local para montar o canil. Porém, esta mesma Associação se opôs e não aceitou ser parceira, mas apenas ficar como fiscal.
Ressalto ainda, que mesmo no vídeo efetuado com a única finalidade de denegrir, pode ser observado que o canil estava limpo, com ração e água em abundância em seus recipientes limpos.
Infelizmente, o cão que estava morto no canil, já chegou ao local em estado terminal, sendo que havia morrido há poucos minutos. Tanto o é, que quando o servidor efetuou a limpeza do canil naquele dia, o cão ainda estava vivo.
Tanto são verídicos esses fatos, que a APAC em nota revelou que na última sexta o cão que foi encontrado morto “ou não estava no dia ou estava bem”.
Não pode o Município ou minha pessoa ser criticados por conta do fato de que muitos cães já chegam ao canil doentes, sendo que infelizmente a morte de um ou outro acaba ocorrendo, não obstante nossos esforços no sentido de possibilitar-lhes a recuperação.
Para que fique esclarecido, não posso deixar de mencionar que na realidade, a finalidade da sra. Francisca com o vídeo apresentado é apenas fazer um PALANQUE DE DESGASTE POLÍTICO.
Por fim, coloco- me a inteira disposição com muito BOA VONTADE E RESPEITO, para qualquer outro esclarecimento, reafirmando aqui que não estou OMISSO a esta situação, estou sim, aberto às PARCERIAS QUE QUEIRAM REALMENTE AJUDAR E NÃO CRITICAR INESCRUPULOSAMENTE.
Ojandir Ubirajara Belini
Prefeito Municipal de Caxambu
|