quinta-feira, 14 de maio de 2015

Rallye 1000 Milhas Históricas: Já está definido o Roteiro

Rallye 1000 Milhas Históricas: Já está definido o Roteiro


Quando falta cerca de mês e meio para a realização da 4ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, os organizadores do MG Club do Brasil divulgaram o roteiro da prova regida pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologada pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos).

Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras
A competição com percurso de 1.650 km será disputada em cinco dias passando por algumas das mais famosas estradas da história brasileira nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A prova começa na tarde do dia 23 de Junho, com a vistoria e concentração dos veículos inscritos no estacionamento externo do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP).
A largada do rallye de regularidade acontece no dia seguinte, no mesmo local, a partir das 7 horas, e passará por Poços de Caldas, Águas de Lindóia, Taubaté, Angra dos Reis, Visconde de Mauá, Caxambú, Quiririm, Campos do Jordão, retornando à capital paulista.

As estradas históricas escolhidas são todas asfaltadas, o percurso é muito bonito, passando por praias e serras, com grande quantidade de curvas fechadas. Será um belo desafio para os carros históricos com idade média de 40 anos de fabricação, e principalmente para a precisão dos pilotos e navegadores, pois é uma prova de regularidade“, define Eduardo Lambiasi, restaurador e Director da prova.

No primeiro dia os competidores utilizando carros clássicos fabricados entre 1919 e 1980 vão seguir logo cedo para Poços de Caldas (MG), onde almoçarão no Hotel Carlton Plaza. À tarde seguem até ao Hotel Villa Di Mantova, em Águas de Lindóia (SP).

Este será o dia com percurso mais diferenciado, com cerca 320 km, em que todas as provas serão realizadas somente em grandes estradas“, informa Lambiasi.
No dia seguinte os concorrentes partem em direcção a Taubaté (SP), parando para almoço na Bica do Curió, no Km 22 da Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125). O percurso termina no Hotel Meliá, em Angra dos Reis (RJ), às margens (Km 488) da Rodovia Rio-Santos.

No terceiro dia a prova começa às 8 horas e segue para o alto da Serra da Mantiqueira, para almoço na romântica Pousada Mauá Brasil, em Visconde de Mauá (RJ).
Neste dia atravessaremos três Estados e subimos do nível do mar para 2.800 metros de altitude. Os concorrentes vão ter que se preocupar com a carburação dos seus veículos“, alerta o Director da Prova.

Depois todos descem a Serra e rumam ao Hotel Glória, localizado no maior complexo hidro-mineral do mundo, em Caxambú, no Sul de Minas Gerais.
O quarto dia marca o retorno, saindo de Caxambú às 9 horas. O almoço será no Le Bistro, restaurante de cardápio francês em Quiririm (SP). Depois os ralizeiros clássicos sobem a Serra chegando ao Parque Fechado no Hotel Blue Mountain, em Campos do Jordão (SP).

A partir das 18 horas haverá uma etapa nocturna, denominada ‘A Noite do Saci’, com cerca de 100 km de extensão nas serras na região.

A Noite do Saci é a etapa mais aguardada, tanto pelo inusitado, quanto pela dificuldade, pois alguns acabam por se perder e o trecho, mesmo sendo curto, pode definir o rallye“, avisa Eduardo Lambiasi.
No quinto e último dia, já no Domingo (28/6), os competidores percorrem os últimos quilómetros de Especiais, saindo de Campos do Jordão às 10 horas; depois de descerem a serra seguem pela Rodovia Dutra e Rodovia Ayrton Senna até entrarem em São Paulo, para receberem a bandeirada de chegada no Shopping Iguatemi, por volta das 14 horas.

As paisagens de todo o roteiro vão deslumbrar os fotógrafos e cinegrafistas que cobrirem a prova, tanto no litoral, como as montanhas paulistas, fluminenses e mineiras. Será uma visita ao passado, com pontos fantásticos que ficarão na memória de todos. Estamos aliando a competição com turismo, história, gastronomia e entretenimento“, encerra o Director da Prova.
Competidores estrangeiros

As inscrições para o 4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras prosseguem até ao dia 12 de Junho e já está garantida a participação de 40 duplas – o limite é de 50 carros. Nos próximos dias devem ser confirmadas as inscrições de motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978. Há duas categorias de competição e uma categoria turística, onde a dupla inscrita pode seguir o rallye para sentir como é uma prova deste tipo.
Já estão inscritos concorrentes de Portugal, Itália, Alemanha e França.

É um sonho participar num rally e tem um lado exótico participar numa prova na América latina com um carro essencialmente brasileiro“, comenta o parisiense Emmanuel Hedouin, que terá como navegador o compatriota Yves Drouyer. A dupla francesa inscreveu um Puma 75, adquirido e restaurado para participar nesta prova.

Uma equipa de cinco carros do Rio Grande do Sul está formada e inscrita, com a participação da dupla ganhadora de duas edições – Rogério Franz e Mário Nardi -, e mais uma vez o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet participa com uma equipa de cinco carros.
Os interessados podem inscrever-se na Secretaria do MG Club do Brasil, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h, pelo e-mail secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065.

O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos. Faz parte do calendário mundial da FIVA- Federação Internacional de Veículos Antigos, e está regido pelas regras da FIA-Historic. A participação de motocicletas clássicas segue a regulamentação da Comissão de Motocicletas da FIVA, que trabalha em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e com a FIA (Federação Internacional do Automóvel).

Fonte: Multidesportos (Portugal)