Este ano, uma homenagem aos 90 anos da Chevrolet no Brasil
Evento em parceria com Opala Clube RJ e Chevrolet Clube do Brasil é aberto também a automóveis de outras marcas
Já virou tradição. Há 6 anos, um grupo de antigomobilistas cariocas ‘invade’ a famosa estância hidromineral mineira de Caxambu, para realizar um encontro de automóveis antigos que atrai colecionadores e entusiastas não apenas de Minas Gerais e Rio, mas também de outros cantos do país.
Ano passado, o Grupo AGMH, capitaneado por Armando, Guilherme, Max e Hélio – com a fundamental colaboração dos amigos Gomes, Paulão e Toninho – decidiu inovar: junto ao evento tradicional, aberto a qualquer marca e modelo de veículo, abriu espaço para a realização do V Encontro Nacional do Passat, em parceria com o Passat Clube RJ. A experiência foi para lá de positiva, reunindo cerca de 50 exemplares do Passat e mais de uma centena de automóveis de outros modelos. Veja a cobertura aqui!
Então, os organizadores resolveram repetir a experiência, mas de um jeitinho um pouco mais abrangente: a homenagem especial de 2015 será aos 90 anos da Chevrolet no Brasil, completados este ano (veja a história no box abaixo). O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, novamente no famoso Parque das Águas e para essa celebração foram convidados com parceiros dois clubes representativos da marca: o Opala Clube do Rio de Janeiro e o Chevrolet Clube de Carros Antigos, de São Paulo. Assim, são esperados modelos clássicos Chevrolet nacionais e importados das mais diversas épocas; modelos de outras marcas da GM, como Buick, Oldsmobile e Cadillac; e sobretudo muitos Opalas, que é talvez o modelo mais emblemático da montadora norte-americana em solo brasileiro (e que hoje arregimenta uma legião de fãs antigomobilistas).
Mas é importante lembrar: o encontro não é exclusivo da marca Chevrolet! Modelos nacionais e importados de outras marcas serão muito bem vindos.
Inscrições
Para aqueles que quiserem apenas expor o veículo, a inscrição é gratuita. O custo da inscrição plena é de R$ 100,00, dando direito a participação de uma pessoa no coquetel de confraternização, passeio turístico e kit do evento. O convite avulso custa R$ 50,00 com direito ao passeio e ao coquetel.
Os hospedes do Palace Hotel (parceiro do evento) terão isenção da taxa de inscrição plena, mantendo todos os benefícios citados acima. Crianças até 10 anos, acompanhantes do expositor estão isentas de pagamento.
O Mercado de Pulgas terá um espaço pré-determinado de 3m x 3m, e os interessados deverão fazer inscrição previamente, para reserva do espaço. O custo de cada espaço é de R$150,00. Veículos a venda pagarão R$ 50,00 pela inscrição.
As inscrições poderão ser feitas previamente até o dia 4 de setembro através do site do Grupo AGMH no endereço: www.agmhantigomobilistas.com.br
Serão aceitas as inscrições de veículos fabricados há pelo menos 25 anos em ótimo estado de conservação. No entanto, somente estarão aptos à premiação os com mais de 30 anos. A critério dos organizadores, poderão ser aceitos veículos mais novos, desde que sua produção tenha mais de 30 anos ou que sejam raros; veículos fora de série, séries especiais, réplicas ou artesanais; Hots e Streets.
Programação
11 de Setembro – Sexta-feira
09h – Abertura da secretaria e recepção aos antigomobilistas.
17h30 – Abertura oficial do evento com a presença de autoridades locais.
18h – Encerramento das atividades da secretaria.
20h30 – Os salões do Palace Hotel estarão abertos aos antigomobilistas para um bate papo, e, quem quiser, poderá participar de um animado “karaokê”.
09h – Abertura da secretaria e recepção aos antigomobilistas.
17h30 – Abertura oficial do evento com a presença de autoridades locais.
18h – Encerramento das atividades da secretaria.
20h30 – Os salões do Palace Hotel estarão abertos aos antigomobilistas para um bate papo, e, quem quiser, poderá participar de um animado “karaokê”.
12 de Setembro – Sábado
09h – Abertura da secretaria e recepção aos antigomobilistas.
10h – Passeio exclusivo para os antigomobilistas inscritos.
10h às 15h – Avaliação dos veículos antigos inscritos para identificação dos destaques do evento.
15h – Passeio exclusivo para os antigomobilistas inscritos.
18h – Encerramento das atividades da secretaria.
20h30 – Coquetel de confraternização e baile com música ao vivo. Entrega dos troféus e homenagens.
09h – Abertura da secretaria e recepção aos antigomobilistas.
10h – Passeio exclusivo para os antigomobilistas inscritos.
10h às 15h – Avaliação dos veículos antigos inscritos para identificação dos destaques do evento.
15h – Passeio exclusivo para os antigomobilistas inscritos.
18h – Encerramento das atividades da secretaria.
20h30 – Coquetel de confraternização e baile com música ao vivo. Entrega dos troféus e homenagens.
13 de Setembro – Domingo
09h – Abertura da secretaria e recepção aos antigomobilistas.
10h30 – Desfile dos carros antigos pela cidade, com retorno ao parque.
13h – Encerramento do evento.
16h – Encerramento dos trabalhos da secretaria e retirada dos veículos do local do evento.
09h – Abertura da secretaria e recepção aos antigomobilistas.
10h30 – Desfile dos carros antigos pela cidade, com retorno ao parque.
13h – Encerramento do evento.
16h – Encerramento dos trabalhos da secretaria e retirada dos veículos do local do evento.
___________
6º Encontro AGMH de Veículos Antigos em Caxambu, MG
Data: 11, 12 e 13 de setembro
Local: Parque das Águas – Caxambu, MG
Informações e inscrições: www.agmhantigomobilistas.com.br
Data: 11, 12 e 13 de setembro
Local: Parque das Águas – Caxambu, MG
Informações e inscrições: www.agmhantigomobilistas.com.br
Chevrolet – 90 anos no Brasil
No dia 3 de novembro de 2011, a Chevrolet comemorou um século de fundação. Uma história de sucesso que começou em 1911, em Detroit, Estado Unidos, pelas mãos de um idealista — Louis Chevrolet, e um administrador — William Durant.
Hoje, a empresa está presente em 78 países e faz parte da General Motors Company, um dos maiores conglomerados industriais do mundo — que emprega mais de 200 mil pessoas ao redor do mundo — e a qual pertencem, além da própria Chevrolet, marcas como Buick, Cadillac, FAW, GMC, Daewoo, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling.
No Brasil, a Chevrolet instalou-se em 1925. Conheça a seguir um pouco de sua história.
______________
1925 – É inaugurada em São Paulo, em 26 de janeiro a Companhia Geral de Motores S.A., com sede na Avenida Presidente Wilson, 2.935, no bairro do Ipiranga. Depois, rebatizada de General Motors of Brazil S.A. (GMB). No inicio a empresa se limita a montar veículos vindos dos EUA, no regime de CKD.
1927 – Dois anos depois, a Chevrolet já comemorava a montagem de seu veículo nº 25.000. A montagem do nº 50.000 viria apenas um ano depois.
1930 – É inaugurada a primeira fábrica brasileira da Chevrolet, em São Caetano do Sul, SP.
1948 – São fabricados pela GMB os primeiros ônibus brasileiros com carroceria em metal.
1958 – Lançados os Caminhão e a Pick-up Chevrolet Brasil, os primeiros Chevrolets genuinamente nacionais.
1968 – Lançado o Opala, primeiro automóvel de passeio da marca, com design baseado no alemão Opel Rekord. Modelo de grande êxito comercial, hoje é um dos mais admirados modelos clássicos nacionais.
1973 – Lançado o Chevette, primeiro automóvel pequeno da Chevrolet, para concorrer com o fenômeno de vendas, Fusca, da VW.
1982 – É apresentado o Monza, um carro mundial da Chevrolet, eleito depois o “Carro do Ano” e campeão de vendas por três anos consecutivos: de 1984 a 1986.
1992 – O Opala deixa de ser fabricado, após 23 anos e quase um milhão de unidades produzidas. Em agosto do mesmo ano, chega o Omega.
1994 – Na onda dos carros 1.0, chega o Corsa, modelo que apresentou diversas inovações entre os automóveis de pequeno porte e cilindrada.
2000 – O novo popular da marca começa a ser produzido: é o Celta.
2010 – A Chevrolet registra o recorde histórico de vendas no país, com o volume de 675.724 veículos.
2015 – Hoje, a Chevrolet apresenta certa dificuldade comercial — assim como as demais montadoras instaladas no Brasil — devido à crise econômica, política e conjuntural por que passa o pais. De qualquer forma, o Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet em todo o Mundo, perdendo apenas para a Matriz dos Estados Unidos e para a China. Desde 1925, a Chevrolet já produziu mais de 14,5 milhões de veículos em solo brasileiro.
Texto e edição: Fernando BarencoFotos: arquivo