segunda-feira, 5 de outubro de 2015

“FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2015” PELA TERCEIRA VEZ EM CAXAMBU Na programação, atrações nacionais e internacionais com entrada franca

“FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2015”
PELA TERCEIRA VEZ EM CAXAMBU

Na programação, atrações nacionais e internacionais com entrada franca




A alegria e a magia estão garantidas novamente.  O Festival Mundial de Circo está de volta à bela Caxambu, cidade mineira do Circuito das Águas alçada pela terceira vez a Cidade Oficial do Circo no Brasil. O Festival Mundial de Circo 2015 em Caxambu vai apresentar, de 13 a 18 de outubro, terça a domingo, uma programação intensa e gratuita apresentada em vários pontos da cidade:  parque, praça, rua, escadaria, ginásio, cinema. Em cada canto, artistas brasileiros e internacionais vão armar o picadeiro para apresentações de espetáculos, intervenções, oficinas, exposição de fotos e mostra de filmes. Do Brasil, teremos atrações de São Paulo, Campinas e Curitiba. De outros países teremos artistas da Suécia, Itália, França, Espanha, Tunísia e Uruguai.

Como já virou tradição, uma grande lona com capacidade para 800 pessoas será montada em frente ao Ginásio Jorge Curi, onde  malabaristas, equilibristas, trapezistas e acrobatas vão contagiar o público - das crianças aos idosos - com muita magia, música, humor, e os deliciosos “sustos” da arte milenar do circo. Atrações divertidas com palhaços, números de mágica, música, dança, improvisação e muito humor ocuparão também outros pontos da cidade, como o Parque das Águas, Escadaria da Igreja Santa Isabel, Praça 16 de Setembro e Cine Caxambu.

O destaque desta edição é o espetáculo “Blast”, formado por artistas da Suécia, Itália, França, Brasil, Espanha e Tunísia. Representante do chamado “circo contemporâneo”, o espetáculo reúne virtuosismo e poesia, acrobacias e música, humor e uma dose de frio na barriga! E tem muito mais. Tem os espetáculos “Concerto em Ri Maior”, com a Cia. Dos Palhaços – Curitiba/PR; “Pelo Cano”, com Paola Musatti e Vera Abbud – São Paulo/SP; “O Circo do Só Eu”, com Barracão Teatro – Ésio Magalhães – Campinas/SP; “Porongo Vaudeville”, com The Pambazos Bros / Uruguai-Brasil; e “Reprise”, com Grupo La Mínima / São Paulo – SP. Tem também as intervenções “Wilson e Sarrafo em busca de novos talentos – Curitiba/PR” e “Globo da Morte”; as oficinas do “Parque do Circo – Circuito de Oficinas livres”, com idealização de Gonzalo Caraballo e Lua Tatit; a Mostra de Filmes e a Exposição de Fotos.

O Festival Mundial de Circo 2015 em Caxambu tem patrocínio da Petrobras e Codemig. O evento foi o vencedor do Edital de chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado.


ATRAÇÕES


Na programação do Festival Mundial de Circo 2015, em Caxambu, o público poderá conferir na lona em frente ao Ginásio Jorge Curi, o espetáculo “Blast”, com o Circo Zanzibar (15 a 17/10, quinta, sexta e sábado, às 20h, e 18/10, domingo, às 17h). Grande destaque da programação, o espetáculo traz artistas da Suécia, Itália, França, Brasil, Espanha e Tunísia. Baseado em um sonho original, “Blast” é um concerto de circo que reúne em cena 18 artistas indomáveis e virtuosos vindos de várias partes do mundo. O espetáculo é uma deflagração de circo e música em que as acrobacias ressoam como palavras que querem finalmente dizer alguma coisa. Gestos mudos, gestos chorados que ainda não acharam lugar sobre os nossos lábios. Domesticando a vertigem e o medo com ternura, “Blast” provoca momentos de graça e emoção que preenchem a alma de alegria. Seu desenvolvimento descreve cena após cena, certa ideia de anarquia. A anarquia da poesia e dos sonhos que, às vezes, fica colada nas paredes do coração, na saída de uma apresentação ou no começo de uma historia de amor. Classificação: livre - Duração: 60min. Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi. Lotação: 800 lugares. Serão distribuídas senhas 1 hora antes de cada espetáculo. Sujeito à lotação do espaço.

No Parque das Águas, o público poderá conferir três atrações.
 O espetáculo “Concerto em Ri Maior”, com a Cia. Dos Palhaços – Curitiba/PR (15/10, quinta, às 16h) – uma comédia musical que surgiu  a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música. Na peça, o maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pela plateia, já que não fala o idioma português. O espetáculo tem muita música, dança, improvisação, participação da plateia e, claro, muita palhaçada. Classificação: 10 anos - Duração: 50 minutos.
O espetáculo “Pelo Cano”, com Paola Musatti e Vera Abbud – São Paulo/SP (17/10, sábado, às 17h) - duas palhaças vivem pequenas situações que revelam sua forma de interagir com o mundo, em geral ridícula e catastrófica. Elas utilizam os objetos dinheiro, fita crepe, sifão de pia, e trabalham com eles de diferentes formas que escapam da sua função cotidiana e utilitária. Eles ajudam a revelar a inaptidão do palhaço com a vida, sua forma enviesada de resolver as situações e seu dom de transformar a realidade. Classificação: livre - Duração: 60min.
O espetáculo “O Circo do Só Eu”, com Barracão Teatro – Ésio Magalhães – Campinas/SP (18/10, domingo, às 15h) - o majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou, prazerosamente, o convite para se apresentar nesta cidade, até que recebe outra proposta mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo.Zabobrim, o palhaço, vem até vocês tentar apresentar sozinho o grande show com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música e muito mais! Classificação: livre - Duração: 60 minutos

Na Escadaria da Igreja Santa Isabel serão duas atrações.
O espetáculo “Reprise”, com Grupo La Mínima / São Paulo – SP (16/10, sexta, às 16h30) - dois palhaços descobrem que foram contratados pela mesma pessoa para apresentarem no mesmo local e no mesmo horário. Depois de infrutíferas tentativas de provar um ao outro as habilidades no picadeiro, decidem realizar o trabalho juntos. Eles descobrem que em dupla os talentos se multiplicam! Para encenar uma metáfora sobre a amizade nos dias de hoje, o grupo utiliza técnicas de reprises clássicas (tradicionais atos de palhaços de circo) como eixo para o roteiro, buscando construir simbolicamente uma interpretação da construção e fortalecimento das relações humanas. Classificação: livre - Duração: 60min.
O espetáculo “Porongo Vaudeville”, com The Pambazos Bros / Uruguai-Brasil (17/10, sábado, às 15h) - Porongo Vaudeville faz uma releitura dos grandes shows de variedades do começo do século, e através da dança, da música ao vivo, da mágica, do malabarismo e do humor, cria um vaudeville urbano, atual e popular. Entre cabaret bizarro e musical hollywodiano, este espetáculo toca os grandes temas que sempre tem preocupado o homem: o significado da vida, a morte, o amor, a violência, a amizade, as contas, o medo do desconhecido. São cinquenta minutos de ridículas incongruências baseadas na arte de fazer rir. Classificação: livre - Duração: 50 minutos




Na Praça 16 de Setembro serão quatro atrações.
O espetáculo “Porongo Vaudeville”, com The Pambazos Bros / Uruguai-Brasil (16/10, sexta, às 11h). Porongo Vaudeville faz uma releitura dos grandes shows de variedades do começo do século, e através da dança, da música ao vivo, da mágica, do malabarismo, e do humor, cria um vaudeville urbano, atual e popular. Entre cabaret bizarro e musical hollywodiano, este espetáculo toca os grandes temas que sempre tem preocupado o homem: o significado da vida, a morte, o amor, a violência, a amizade, as contas, o medo do desconhecido. São cinquenta minutos de ridículas incongruências baseadas na arte de fazer rir. Classificação: livre - Duração: 50 minutos
As  intervenções “Wilson e Sarrafo em busca de novos talentos” – Curitiba/PR (14/10, quarta, às 17h) – a dupla de palhaços de Curitiba procura em Caxambu novos talentos para o seu espetáculo!; e o  “Globo da Morte”  (17/10, sábado, às 10h30 e 16h; 18/10, domingo, às 10h30).
E as oficinas do “Parque do Circo” – Circuito de Oficinas livres, com idealização de Gonzalo Caraballo e Lua Tatit (17 e 18/10, sábado e domingo, de 11h às 14h) - o Parque do Circo é um circuito de brinquedos inspirado nas diferentes técnicas circenses e destinado ao desafio corporal.  Crianças, jovens e adultos podem participar e interagir com a ajuda de monitores especializados que orientam e estimulam o participante a conquistar novas habilidades corporais. No Parque do Circo estão disponíveis diversos circuitos de atividades temáticas: Malabares, Pontaria, Equilíbrio, Jogos Coletivos, Técnicas Aéreas e Acrobacias. O visitante escolhe os brinquedos pelo seu interesse criando seu próprio circuito de atividades.

A programação do Festival Mundial de Circo 2015 em Caxambu é formada também por uma Mostra de Filmes, (13 a 18/10, às 14h, no Cine Caxambu), que ocupará o Cine Caxambu e terá como o tema central o Circo, além de uma exposição de fotos no calçadão.


FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO


O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de Chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Até esse ano o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.

Além do edital, o Festival Mundial de Circo conta com o patrocínio da Petrobras, parceria fundamental que desde 2006 colabora com o evento e o desenvolvimento da arte circense em nosso país. Essa edição também tem o patrocínio da Codemig e o apoio da Prefeitura Municipal de Caxambu.

As edições em 2013 e 2014 em Caxambu foram sucesso de público, superando as expectativas dos realizadores do evento. Em pesquisa realizada junto ao público presente nas duas edições, destacam-se alguns números interessantes:

- 68% dos entrevistados reconheceram que o Festival promove a divulgação de Caxambu e 19,1% afirmam que o evento gera recursos financeiros para o município.
- 54,7% do total dos entrevistados declararam ser a primeira vez que participavam de um evento de artes cênicas.
- Em relação ao Festival, nota-se que os espetáculos/atrações são o grande motivador para a frequência/participação do público (84% dos entrevistados).
- A média de avaliação do Festival como um todo foi de 9,4 (numa escala de 10 pontos).

O resultado dessa pesquisa revela um quadro bastante favorável para o evento, seja como incentivo à cultura, seja como fomento ao turismo. Outro dado interessante é que a maioria dos pesquisados tem a pretensão de participar de uma nova edição do Festival Mundial de Circo.

Agora chegamos à terceira edição do evento, em Caxambu/MG. É com grande alegria que o Festival Mundial de Circo “arma o picadeiro” novamente nacidade. A programação conta com espetáculos circenses nacionais e internacionais, além de oficinas, mostra de filmes e exposição em diversos lugares da cidade. Toda a programação é gratuita.

O destaque desta edição é o espetáculo Blast, formado por artistas da Suécia, Itália, França, Brasil, Espanha e Tunísia. Representante do chamado “circo contemporâneo” o espetáculo reúne virtuosismo e poesia, acrobacias e música, humor e uma dose de frio na barriga. Blast terá quatro apresentações em uma lona de 800 lugares armada no centro de Caxambu. A programação também contempla espetáculos de humor que serão apresentados em praças, ruas e parques de Caxambu. A Cia. dos Palhaços de Curitiba apresenta o espetáculo “Concerto em Ri Maior”, um divertido jogo de improvisação e músicaque brinca com a plateia. Já o grupo The Pambazos Bros (uruguaios que moram no Brasil) apresentam no festival uma releitura dos grandes shows de variedades. Ésio Magalhães do Barracão Teatro de Campinas traz o espetáculo “O Circo do Só Eu”.  O palhaço Zabobrim vai se empenhar para apresentar um espetáculo que seria realizado por um circo inteiro!!! Para encenar uma metáfora sobre a amizade nos dias de hoje, o grupo La Mínima de São Paulo apresenta o espetáculo “Reprise”. Por fim, as palhaças Paola Musatti e Vera Abbud mostram ao publico o premiado espetáculo “Pelo Cano”.


Histórico

Primeiro e o maior do gênero no país, o Festival Mundial de Circo - FMC garantiu destaque na agenda dos grandes festivais de artes cênicas do Brasil já em sua primeira edição, em setembro de 2001. Recebeu o prêmio “Gentileza Urbana”, concedido pelo IAB/MG (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e ao longo de sua trajetória obteve apoio e chancela de órgãos e instituições importantes como a UNESCO, Ministério da Cultura, FUNARTE, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Turismo, entre outros.

Em suas 14 edições – de 2001 a 2015 - o festival contou com a participação dos maiores nomes do circo mundial (como o circo americano Ringling Bross e o internacionalmente conhecido Cirque du Soleil) além de artistas e grupos de diversos países, entre eles Argentina, Uruguai, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Kênia, Ghana, Rússia, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Bélgica, Espanha, Cuba e de todas as partes do Brasil.


Serviço:
FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO 2015
DE 13 A 18 DE OUTUBRO – CAXAMBU - MG
Espetáculos, Oficina, Exposição, Mostra de Filmes
Locais e horários – ver programação
Entrada Franca
Outras informações: www.festivalmundialdecirco.com.br
Contato para entrevistas:
Fernanda Vidigal - Telefone: 31 3225-7521/ 9994-2925
Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação
Adilson Marcelino – 31 8875-4527