quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Fecomércio MG promove webinar de lançamento da parceria com as ferramentas Smart Tour e Smart Tracking

 

Fecomércio MG promove webinar de lançamento da parceria com as ferramentas Smart Tour e Smart Tracking

O encontro on-line, no dia 3 de setembro, às 15h, visa apresentar as vantagens dessas duas inovações, que contribuem para desenvolvimento dos negócios turísticos de forma prática e segura

 

Aos poucos, o ‘novo normal’ provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ganha força por meio da mudança de hábitos e metodologias. Esse cenário impôs respostas ágeis, como a reinvenção de várias atividades, entre elas o turismo. Mas o setor, um dos mais impactados pela crise, já inicia sua retomada gradual em todo o Brasil. Em Minas Gerais, com a queda de casos da doença, muitas cidades liberaram a volta do turismo, como São Lourenço e a histórica Tiradentes.

 

Durante esse processo de reabertura, os empresários do setor têm buscado por soluções tecnológicas que garantam o desenvolvimento de suas atividades, minimizem custos e deem segurança a turistas e profissionais da área. Atenta a essas demandas, a Fecomércio MG promove, no dia 3 de setembro, às 15h, o webinar gratuito “Destinos seguros e inteligentes”, evento de lançamento da ferramenta Smart Tour e de seu subproduto, a Smart Tracking.

 

Idealizadas pela startup Smart Tour Brasil, as duas plataformas inovadoras visam fortalecer o turismo de forma prática e segura. Desenvolvida especialmente para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Smart Tracking permite rastrear indivíduos identificados com a doença, com base nos estabelecimentos visitados até 15 dias antes do diagnóstico. Não por acaso, a plataforma – que atende às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – integra o Top 10 de iniciativas no combate ao novo coronavírus, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

 

Já a ferramenta Smart Tour utiliza a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para captar as informações sobre os visitantes e gerar relatórios a partir desses dados. Assim, proporciona aos gestores públicos o acesso a dados precisos sobre a movimentação de turistas em seus municípios, criando ‘roteiros inteligentes’. Por ser tão inovadora, a ferramenta foi uma das três finalistas na categoria ‘Inovação Tecnológica’ do 1º Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Conselho Nacional de Turismo (CNT) e o Ministério do Turismo.

 

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, destaca que o webinar pretende compartilhar com o público as inovações dessas plataformas. “Sabemos que retorno das atividades será diferente, com o início de uma nova era para o turismo, mais segura em termos de exigências sanitárias. Por isso, é tão importante conhecer ferramentas como o Smart Tour e Smart Tracking, que contribuem para o desenvolvimento do turismo de forma inovadora e prática.”

 

A CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, acredita que o retorno das atividades do setor está diretamente ligado à segurança sanitária dos destinos turísticos e de toda a comunidade ao redor. “Foi pensando nisso que criamos o Smart Tracking, para preparar os locais para receber o turista, que terá um perfil bem mais exigente e optará por ter segurança na sua viagem, minimizando ao máximo os riscos relacionados ao Covid-19. Portanto, a tecnologia, sem dúvida, é uma forte aliada do setor turístico, não só pela pandemia, mas por tudo que virá a partir dela”, pontua.

 

Ainda durante o evento, o público poderá participar de um sorteio exclusivo que contemplará a disponibilização das ferramentas e de consultorias técnicas. A transmissão será pelo canal oficial da Fecomércio no Youtube e as inscrições podem ser feitas no site do Sympla.