No cinema do Centro de Convenções de Caxambu, todos atentos as explicações do professor. Comentando e participando, eles demonstram interesse, conhecimento, compartilham experiências do que fazem e com bastante alegria sentem-se valorizados.
Este é o clima de uma das aulas ministradas aos condutores de charretes, dentro do projeto Caxambu + Charretes, organizado pela Prefeitura de Caxambu por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
– “Mesmo trabalhando muitos anos com charrete, a gente aprende muita coisa importante num curso como esse. Muito importante para nós” – afirma o charreteiro Juliano Balbino.
Há 30 anos na função, ele garante que a oportunidade está sendo bem aproveitada: -“Esse curso está abrindo nossa mente. Ajuda a aprender e relembrar muitas coisas. A gente por exemplo sabia das obras do Chico Cascateiro, mas com o curso aprendemos outras coisas, o jeito certo de contar para os turistas. Bom demais” – garante ele.
A mesma opinião tem o colega Fernando de Carvalho Filho, também com mais de 30 anos de experiência como charreteiro.
-“Curso muito bom. Aprendendo muitas coisas. Sobre a Escola Padre Correia de Almeida, por exemplo, a arquitetura. É uma ajuda muito boa da Prefeitura para o nosso trabalho” – garante Fernando.
O curso acontece ao longo de cinco dias com carga horária de 10 horas. É ministrado pelo professor Hamurabi Rodrigues de Oliveira, formado em artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora e também especializado como Guia Turístico pelo SENAC de Belo Horizonte.
Veja Mais. Acesse:
Prefeitura Municipal de Caxambu