quarta-feira, 12 de maio de 2021

Hospital de Caxambu - Moção de repúdio ao prefeito de Caxambu

 



A ASSOCIAÇÃO CAXAMBUENSE PRÓ SAÚDE-ACAPS, gestora do Hospital de Caxambu, tendo em vista a live, realizada na data de ontem via rede social Facebook, pelo senhor Prefeito, vem esclarecer que a alegada divergência com a administração do Hospital é exclusivamente pessoal do próprio Chefe do Executivo, e proferida com a finalidade de restringir e impedir o exercício de uma administração séria e sem interferência política.
É público e notório que quase a totalidade dos Hospitais no país estão em situação extremamente delicada, com enormes dívidas, escassez de medicação e sem nenhuma melhoria em suas respectivas infraestruturas, equipamentos, entre outros. Ao contrário disto, o Hospital de Caxambu permanece satisfatório mediante suas excelências e funções, não possuindo dívidas e ou omissão mediante suas responsabilidades, tudo em razão da gestão realizada pela ACAPS, posto que se trata de uma entidade honesta e dedicada, objetivando o melhor atendimento aos pacientes da Instituição Hospitalar.
O Hospital é administrado por voluntários que estão comprometidos com a legalidade, honestidade e seriedade na administração, além de sempre exercerem suas funções com total zelo.
As melhorias realizadas pela atual administração do Hospital são comprovadas e podem ser certificadas, por quem acompanha a evolução do hospital e pelo vídeo institucional que se encontra no site do hospital.
O Hospital conta com uma equipe de profissionais dedicados: diretora, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal administrativo, pessoal de limpeza, entre outros colaboradores, sendo certo que estes profissionais não merecem o tratamento desrespeitoso que vem recebendo pelo Chefe do Poder Executivo.
Quanto à mensagem do senhor prefeito, no que diz respeito à liberação de paciente sem a realização de teste de COVID-19, cabe deixar bem claro que apenas o Município possui os testes de COVID-19 e o próprio Município os libera, não sendo o Hospital quem determina a realização ou não de teste. Desse modo, quando um paciente necessita ser testado, o Hospital imediatamente solicita à Secretaria Municipal de Saúde, que por critérios próprios, libera ou não a realização dos testes.
Ressalta-se que, por determinação da própria Secretaria de Saúde, os testes somente são liberados para pacientes internados ou que necessitam de transferência, desse modo, respeitosamente, cabe ao Senhor Prefeito se informar melhor dos procedimentos determinados pela Secretaria de Saúde do Município.
Neste momento de pandemia mundial, a manifestação do Senhor Prefeito gera um transtorno desnecessário à população, haja vista que profere informação equivocada a população deste Município.
No tocante às prescrições médicas realizadas no Hospital, cabe ressaltar que são pautadas na literatura médica e nos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde – OMS.
Por fim, pede-se que o senhor Prefeito haja com respeito, legalidade e impessoalidade na gestão municipal, pois, fazer acusações equivocadas e injustas ao Hospital, promovendo a desunião e a desinformação neste tempo de crise pandêmica mundial, prejudica não só o Hospital, mas toda a população.
O sensato é unir forças em busca de alternativas para enfrentar e atravessar essa pandemia, pela qual as pessoas estão morrendo por falta de vacinas e leitos de UTI. Além disso, o comércio, restaurantes, hotéis, pessoal do entretenimento, entre outros, estão enormemente prejudicados financeiramente, alguns até encerrando suas atividades devido à crise, não sendo o momento para desentendimentos de cunho pessoal.
Caxambu/MG, 11 de maio de 2021.
ASSOCIAÇÃO CAXAMBUENSE PRÓ SAÚDE-ACAPS
Roberto Mendes Paiva
Presidente
Veronica Paiva Pires
vice-presidente
Jorge Luiz dos Santos
1º Secretário