sábado, 30 de outubro de 2021

FATOS E LENDAS DE CAXAMBU - Registro Histórico - Palace Hotel

 



FATOS E LENDAS DE CAXAMBU

Da revista “Fontes da Vida” ed. Julho de 1962

Os antigos contam, uns como lendas enquanto outros afirmam a veracidade dos fatos, que abriram o caminho do progresso desta cidade, com a descoberta das águas, narrando que alguns camaradas da Fazenda das Palmeiras, de propriedade de D. Luiza Francisca Sampaio, à procura de alguns cavalos desaparecidos, vieram dar no sopé do Morro, e penetrando na mata, viram jorrando pelo lamaçal uma mina d’água. Como estivessem com muita sede pela grande caminhada que fizeram até ali resolveram mitigar a sêde, e ao bebê-la, notaram o seu diferente sabor com muito espanto, admirados voltaram à fazenda levando aquela notícia, que logo se propagou por todo o Município de Baependi e dali para outras paragens.
Entretanto outros já contam diferente. Dizem de dois carpinteiros da Fazenda do Caxambu, à procura de um cedro, penetraram na mata, e descobrindo um de proporções adequadas ao seviço que empreendiam, resolveram derruba-lo. Entretanto ao deslocar as sua raízes, começou por entre as terras ali deixadas, jorrar uma corrente d’água turva que logo se transformou na mais pura e límpida corrente.
Enquanto desgalhavam o cedro sentiram sede e, ao provar da água notaram igualmente o sabor diferente e espantados, correram à fazenda levando a notícia da descoberta.
Não podemos afirmar essa ou aquela, seja a versão correta, e quanto à época podemos dizer que tais fatos ou melhor essas ocorrências, se deram mais ou menos pelo ano de 1813, embora o Escritor José Alberto Pelúcia em seu livro “Baependy” faça referências às recordações de Teixeira Leal, que em 1842 já dizia que as águas eram conhecidas desde 1762 ou 1772.
Quanto a essa suposição não possuímos documentários nem informações concretas no que se refere às <recordações de=”” teixeira=”” leal=””>.
Podemos como marco inicial de Caxambu, hastear uma bandeira em 1748, quando Estácio da Silva, solicitou ao bispado de Mariana licença para a construção de uma capela nos terrenos onde morava.
Em 1814 quando começaram a surgir as primeira notícias do descobrimento das águas minerais, ainda não possuía nenhuma casa nas proximidades das minas, que somente em 1844, começaram a surgir graças aos trabalhos de Felício Germano de Oliveira Mafra, que com dedicação e esforço desbravava o matagal existente e procurando descobrir novas fontes, cujas águas de efeitos medicinais, vinham chamado a atenção dos enfermos, que para aqui convergiam às dezenas, em busca de cura para seus males.
Graças a esse toque inicial impulsionado por Oliveira Mafra, uma nova era descortinou-se de progresso ininterrupto para este vale, para mais tarde vir a tornar-se a Hidrópolis mais querida e mais simpática ao povo brasileiro. Em 1841, em vista das notícias propagadas, da existência de “águas santas e miraculosas” para aqui chegavam diariamente pessoas com doenças as mais diversas em busca de cura. Foi notada uma grande quantidade de enfermos de Mal de Hansen, e em vista disso a fim de evitar o contagio, o Meritíssimo Juiz da Comarca de Baependy, Dr. Aleixo Teixeira de Carvalho, mandou intimá-los a deixarem o vale no prazo de 48 horas.
Mafra descobriu 4 fontes, sendo a primeira fonte que Caxambu possuiu, segundo nos afirma o Dr. Henrique Monat, foi extinta, devido a uma grande quantidade de cascalho que, contra a vontade de Mafra, foi depositadas por cima dela, pois pensavam eles que a água mais suja tinha maior poder de cura. Ate hoje não sabemos dizer onde existiu esta fonte. As 3 outras foram D. Leopoldina, D. Pedro e D. Isabel.
Embora, desde essa época começasse a afluir gente em busca de curas, o local desenvolvia-se lentamente e assim é que Nogueira Penido, citado pelo Dr. Monat, dizia: “Em 1852, quando ali fui pela primeira vez não existia nenhuma casa, e andei pelo brejo e matas procurando as fontes”.
Em 1861 somente, é que se foi estendendo verdadeiramente a sua fama, e foram as fontes desapropriadas pelo Governo da então Província de Minas Gerais, e a 16 de novembro de 1875, foi então criada a freguesia de N. S. dos Remédios de Caxambu.
Somente em 16 de setembro de 1901 é que foi criado o Município e Vila de Caxambu, desmembrando-se então de Baependy.
Em 2 de janeiro de 1905 foi instalada a Prefeitura passando o Município a ser administrado por um Prefeito nomeado pelo Governo do Estado, e a 18 de setembro de 1915 foi criado o termo judiciário, recebendo assim a categoria de cidade. Até 1947 foi administrativamente governada por Prefeitos nomeados pelo Estado e, em virtude da nova constituição, a partir de 31 de janeiro de 1948 a administração de Caxambu esta sendo exercida por prefeitos eleitos pelo povo do município.
Foi eleito nessa ocasião o ilustre médico Dr. Lysandro Carneiro Guimarães.
A Comarca foi instalada em 15 de novembro de 1948, tendo sido nomeado Juiz o Dr. Orlando Lopes Coelho que aqui permaneceu até sua promoção, no início do ano de 1956.
Entre os freqüentadores ilustres que visitaram esta estância nos primeiros tempos, destacamos o Padre Joaquim Camilo de Brito vigário de Barbacena, 1849; o Padre Corrêa de Almeida cujo nome foi dado ao Grupo Escolar local, o Duque de Caxias, Teófilo Benedito Ottoni, e em 1868 aqui estiveram a Princesa Isabel e o Conde D’Eu. Os nomes das fontes com denominações dos membros da família imperial, advêm da época.


Fonte:

http://palacehotel.com.br/historico/fatos-e-lendas-de-caxambu/

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Feriado em Caxambu

 


quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Como funciona o comércio mineiro no feriado de Finados

 Como funciona o comércio mineiro no feriado de Finados

Fecomércio MG orienta empresários sobre a autorização para convocar empregado para trabalhar no dia 2 de novembro

 

A Fecomércio MG informa que o comércio em Minas Gerais, no âmbito da área inorganizada, tanto para o segmento de gêneros alimentícios quanto para o comércio em geral, está autorizado a convocar o empregado para trabalhar no feriado de Finados (02/11). Os empresários devem observar as disposições da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que se encontra no site da entidade.

 

Para utilizarem a mão de obra dos seus funcionários nesse feriado, as empresas deverão obter o Certificado de Adesão ao Sistema Especial para Trabalho em Feriado. Esse documento se encontra disponível na Área da Empresário. Elas também precisarão efetuar o pagamento da Taxa para Funcionamento e Trabalho em Feriados, conforme previsto na CCT.

 

Além disso, as empresas terão que efetuar o pagamento de gratificação no valor de R$ 59,49 ao empregado que trabalhar nesse dia, independentemente da duração da jornada, a título de alimentação, sem natureza salarial. O empregador ainda precisará conceder uma folga compensatória em até 60 dias após o feriado. A gratificação deve ser paga com a folha de pagamento de novembro de 2021.

 

Já as empresas representadas por sindicato diverso deverão consultar a respectiva CCT ou entidade sindical que as representam, no que se refere à autorização para o trabalho nesse feriado.

 

Para obter outras informações sobre as Convenções Coletivas de Trabalho, envie um e-mail para juridico@fecomerciomg.org.br.

 

 

 

Fecomércio MG 

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

VIII Taça Estrada Real 2021 - ADHC

 



VIII Taça Estrada Real 2021
Ta chegando a hora...
E quem vai levar nossa premiação...

HANDEBOL CAXAMBU ADHC

terça-feira, 26 de outubro de 2021

domingo, 24 de outubro de 2021

Charge3 - perfeito pagão presencial

 


By Fernando Victor

sábado, 23 de outubro de 2021

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Caxambu: cidadão é preso em virtude de mandado


Em Caxambu, na manhã dessa quinta-feira (21), a Polícia Militar realizou uma prisão em virtude de mandado na Rua Afonso Rodrigues Filho, Bairro Santa Tereza.

Os militares realizaram uma operação policial com o intuito de prender um cidadão de 33 anos, o qual possuía um mandado de prisão em aberto.

Ele foi localizado e cientificado do mandado, sendo preso e conduzido à Delegacia de Polícia, para as devidas providências.


https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/17rpm/conteudo.action?conteudo=236690&tipoConteudo=noticia

 P5 do 57º BPM

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promove a Semana do Comércio

 

Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promove a Semana do Comércio 

Realizada de 26 a 28 de outubro, a ação tem o objetivo de valorizar profissionais e empresários por meio da realização de palestras e mentorias  





 Com o objetivo de promover qualificações gratuitas aos empresários e fomentar o crescimento das atividades do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais realizará, de 26 a 28 de outubro, a Semana do Comércio. A programação conta com palestras gratuitas voltadas ao segmento e mentorias Senac exclusivas para empresas selecionadas pelos Sindicatos Empresariais. A abertura do evento será realizada no Sesc Palladium com transmissão pelo canal da Fecomércio MG no  YouTube.  

 

As palestras on-line, mediadas por Antônio GonzagaSuperintendente Administrativo do Senac, tratam de temas que contribuem para o aprimoramento dos negócios, como Gestão FinanceiraEconomia Compartilhada e o Poder da Rede e impacto no desenvolvimento social e econômico local. As inscrições podem ser feitas por meio da Sympla. Além disso, serão oferecidas mentorias presenciais de competitividade empresarial nos Sindicatos do interior. Especialistas auxiliarão as empresas participantes a identificarem oportunidades de melhoria em seus negócios. 

 

Entre os convidados para a condução das palestras estão Guilherme Almeidaeconomista-chefe da Fecomércio MG, mestre em Estatística e especialista em finanças corporativas e mercado de capitais; Rafaella Reinhardt, pós-graduada em Direitos Humanos e, junto ao Sesc em Minas, atua há seis anos como referência técnica dos produtos voltados para a responsabilidade social corporativa para o comércio, e Priscilla D’Agostini, gerente do Sesc Palladium, gestora cultural e social, educadora, com mais de 15 anos de experiência no planejamento, criação, elaboração e gerenciamento de projetos e atividades culturais e sociais.

 

A presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira, destaca a importância da iniciativa como mais uma possibilidade de ampliar o aprendizado e fortalecer o setor terciário. “O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais sempre atuou em busca de soluções que contribuíssem para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo de todo o estado. A Semana do Comércio chega com uma proposta ímpar, que agrega conhecimento e fomenta uma série de atividades que auxiliam o empresário a enfrentar os impactos provocados pela pandemia de Covid-19”, finaliza.

 

Para o diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, Grijalva Duarte, o encontro é uma oportunidade para que o setor se fortaleça após um período de tantas dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19. “Além do nosso compromisso com o bem-estar e com a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e do turismo, a Semana do Comércio reforça nossa preocupação em tornar o setor cada vez mais forte e adequado aos desafios do Século XXI. Para isso, promovemos esse importante momento de encontro para troca de conhecimentos e experiências”.

 

A gerente de relacionamento do Senac em MinasCintia Gomes Costa e Silva, reforça que iniciativas como essa são fundamentais para auxiliar na sustentabilidade das atividades do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais. “A Semana do Comércio é uma ação que integra o Programa Senac de Evolução Empresarial (EvoluE), feito pela instituição em parceria com os realizadores do evento. O objetivo é promover iniciativas que tenham como foco o auxílio às empresas na retomada do comércio.” Segundo ela, as ações do Programa têm evoluído constantemente e os resultados para as empresas que investem tempo em buscar conhecimento têm sido surpreendentes. "Estamos certos de que levaremos conteúdos ricos e diversos aos participantes e que contribuiremos para o desenvolvimento dos negócios, geração de renda e a criação de novos postos de trabalho”, afirma.  

 

Confira a programação completa: 

 

26/10/2021 – Abertura do evento 

9h - Abertura  

9h10 - Palestra Gestão Financeira - Guilherme Almeida (Fecomércio MG) 

9h45 - Palestra Poder da Rede e impacto no desenvolvimento social e econômico local - Rafaella Reinhardt (Sesc em Minas) 

10h20 - Palestra Economia Compartilhada - Priscilla D’Agostini (Sesc em Minas) 

11h - Encerramento do evento 

 

26/10 a 28/10 – Mentorias de Competitividade Empresarial  

Tema: Identificando oportunidades de aumento de faturamento no meu negócio  

14h - Mentoria Senac nos Sindicatos Empresariais 

15h - Mentoria Senac nos Sindicatos Empresariais 

16h - Mentoria Senac nos Sindicatos Empresariais 

 

Serviço | Semana do Comércio do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais 

Data: de 26/10 a 28/10 

Inscrições pela plataforma Sympla 

Transmissão pelo canal do YouTube da Fecomércio MG 

 

 

Fecomércio MG 

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

VIII Taça Estrada Real 2021

 VIII Taça Estrada Real 2021

Falta pouco para mais um show de habilidade, raça, vibração e muito handebol.





Confira a tabela dos jogos, e se puder compareça ao poliesportivo Jorge Curi e certeza de bons jogos e nossos atletas dando o melhor de si para buscar o ponto mais alto do podium.


terça-feira, 19 de outubro de 2021

Hospital de Caxambu - Boletim Semanal

 



BOLETIM SEMANAL
Período: 10/10 a 16/10/2021
Pacientes com síndrome respiratória: 18
Pacientes covid positivos: 5
Pacientes suspeitos: 10
Pacientes descartados: 3
Notificações de casos suspeitos e positivados realizadas pelo hospital e enviadas para a secretaria municipal de saúde: 5
Pacientes suspeitos e positivados encaminhados para a secretaria municipal de saúde: 7
Pacientes positivos transferidos para outros hospitais: 2
Óbitos: 0

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

18 de outubro - Dia do Médico


Hoje é dia de agradecer a estes profissionais que dedicam suas vidas para cuidar da saúde do próximo. Nós do Hospital de Caxambu sabemos o quanto estes profissionais são essenciais e merecem todo o nosso carinho e respeito.

Feliz Dia do Médico! #diadomedico #saúde #caxambu #hospital #vida



 

Hospital de Caxambu

domingo, 17 de outubro de 2021

Charge3

 


sábado, 16 de outubro de 2021

Caxambu - MG

 


JFVIVALAVIDA

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

HOSPITAL DE CAXAMBU - BOLETIM SEMANAL

 



BOLETIM SEMANAL
Período: 03/19 a 09/10/2021
Pacientes com síndrome respiratória: 7
Pacientes covid positivos: 2
Pacientes suspeitos: 4
Pacientes descartados: 1
Notificações de casos suspeitos e positivados realizadas pelo hospital e enviadas para a secretaria municipal de saúde: 5
Pacientes suspeitos e positivados encaminhados para a secretaria municipal de saúde: 2
Pacientes positivos transferidos para outros hospitais: 0
Óbitos: 0

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público EPPGG Seplag/FJP do Estado de MG

 

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público EPPGG Seplag/FJP do Estado de MG


40 Vagas

As inscrições poderão ser realizadas via Internet, do dia12 de outubro até às 23h59 do dia 21 de outubro de 2021, no site www.institutoconsulplan.org.br.

Para participar deste Concurso Público, o candidato precisará, obrigatoriamente, ter se inscrito no Enem 2021, para, posteriormente, munido do número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do número de inscrição no Enem 2021, efetuar sua inscrição.

O valor da Inscrição é de R$ 60,00 e nesse valor não está incluído o valor da inscrição no Enem 2021.

Das 40 vagas ofertadas, 04 serão destinadas aos candidatos com deficiência, 08 aos candidatos autodeclarados negros, 01 vaga aos candidatos autodeclarados indígenas e 07 vagas aos que se autodeclarem de baixa renda egressos de escola pública.

DA REMUNERAÇÃO

A remuneração do cargo da carreira de EPPGG, nível 1, grau A, pode corresponder, na presente data, a até R$ 5.451,65*, considerando o vencimento básico acrescido de 100% da Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI).

*O cálculo da GDPI na remuneração inicial do cargo da carreira de EPPGG, nível 1, grau A, antes da obtenção da primeira nota da avaliação especial de desempenho pelo servidor, considera a proporção de 70% (setenta por cento) como nota de avaliação de desempenho do servidor.

DAS ETAPAS

A primeira etapa deste Concurso Público, de caráter eliminatório e classificatório, se constitui nas provas objetivas e prova de redação do Enem 2021. A partir das notas obtidas no Enem 2021, os candidatos serão classificados para a segunda etapa de habilitação, prévia à realização da terceira etapa deste Concurso Público. Como pontuação mínima nas provas do Enem 2021, os candidatos deverão alcançar 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na prova de redação.

A segunda etapa, de caráter eliminatório, se constitui na habilitação dos candidatos classificados na primeira etapa.

Será convocado para a habilitação o candidato que for classificado e aprovado até o dobro do limite das 40 vagas ofertadas neste Edital, respeitada a reserva de vagas às pessoas com deficiência na proporção de 10%, aos autodeclarados negros na proporção de 20%, aos autodeclarados indígenas na proporção de 3% e aos autodeclarados de baixa renda egressos de escola pública na proporção de 17%.

A terceira etapa, de caráter eliminatório, demanda a frequência e a conclusão no curso de graduação em Administração Pública, da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, no prazo e nas condições de aproveitamento determinadas pela Lei Estadual nº. 18.974/2010 e alterações posteriores, nos Decretos Estaduais nº. 45.600/2011 e

nº. 46.030/2012, e alterações posteriores, e ainda, de acordo com o Regimento Interno da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, e alterações posteriores, e os Regulamentos do curso de graduação em Administração Pública, e alterações posteriores.

Será convocado para a realização da terceira etapa deste Concurso Público o candidato que for classificado, habilitado e aprovado no limite das 40 vagas ofertadas, respeitada todas as reservas de vagas.

O candidato classificado, habilitado e aprovado dentro do número de vagas ofertado neste Concurso Público, devidamente matriculado no Csap, não poderá ocupar 2 vagas, simultaneamente, em instituições públicas de ensino superior, nos termos da Lei Federal nº. 12.089/ 2009.

Outras informações podem ser obtidas pelo Edital do Concurso Público EPPGG 2022 – Edital Seplag/FJP nº 007/2021, publicado no DOE do dia 12 de agosto de 2021 e disponibilizado no site do Instituto Consulplan, www.institutoconsulplan.org.br. Em caso de dúvidas, é possível contatar o organizador por e-mail (atendimento@institutoconsulplan.org.br) ou pelo telefone (0800 283 4628).


Thamyres Botelho