domingo, 31 de outubro de 2021
sábado, 30 de outubro de 2021
FATOS E LENDAS DE CAXAMBU - Registro Histórico - Palace Hotel
FATOS E LENDAS DE CAXAMBU
Da revista “Fontes da Vida” ed. Julho de 1962
Os antigos contam, uns como lendas enquanto outros afirmam a veracidade dos fatos, que abriram o caminho do progresso desta cidade, com a descoberta das águas, narrando que alguns camaradas da Fazenda das Palmeiras, de propriedade de D. Luiza Francisca Sampaio, à procura de alguns cavalos desaparecidos, vieram dar no sopé do Morro, e penetrando na mata, viram jorrando pelo lamaçal uma mina d’água. Como estivessem com muita sede pela grande caminhada que fizeram até ali resolveram mitigar a sêde, e ao bebê-la, notaram o seu diferente sabor com muito espanto, admirados voltaram à fazenda levando aquela notícia, que logo se propagou por todo o Município de Baependi e dali para outras paragens.
Entretanto outros já contam diferente. Dizem de dois carpinteiros da Fazenda do Caxambu, à procura de um cedro, penetraram na mata, e descobrindo um de proporções adequadas ao seviço que empreendiam, resolveram derruba-lo. Entretanto ao deslocar as sua raízes, começou por entre as terras ali deixadas, jorrar uma corrente d’água turva que logo se transformou na mais pura e límpida corrente.
Enquanto desgalhavam o cedro sentiram sede e, ao provar da água notaram igualmente o sabor diferente e espantados, correram à fazenda levando a notícia da descoberta.
Não podemos afirmar essa ou aquela, seja a versão correta, e quanto à época podemos dizer que tais fatos ou melhor essas ocorrências, se deram mais ou menos pelo ano de 1813, embora o Escritor José Alberto Pelúcia em seu livro “Baependy” faça referências às recordações de Teixeira Leal, que em 1842 já dizia que as águas eram conhecidas desde 1762 ou 1772.
Quanto a essa suposição não possuímos documentários nem informações concretas no que se refere às <recordações de=”” teixeira=”” leal=””>.
Podemos como marco inicial de Caxambu, hastear uma bandeira em 1748, quando Estácio da Silva, solicitou ao bispado de Mariana licença para a construção de uma capela nos terrenos onde morava.
Em 1814 quando começaram a surgir as primeira notícias do descobrimento das águas minerais, ainda não possuía nenhuma casa nas proximidades das minas, que somente em 1844, começaram a surgir graças aos trabalhos de Felício Germano de Oliveira Mafra, que com dedicação e esforço desbravava o matagal existente e procurando descobrir novas fontes, cujas águas de efeitos medicinais, vinham chamado a atenção dos enfermos, que para aqui convergiam às dezenas, em busca de cura para seus males.
Graças a esse toque inicial impulsionado por Oliveira Mafra, uma nova era descortinou-se de progresso ininterrupto para este vale, para mais tarde vir a tornar-se a Hidrópolis mais querida e mais simpática ao povo brasileiro. Em 1841, em vista das notícias propagadas, da existência de “águas santas e miraculosas” para aqui chegavam diariamente pessoas com doenças as mais diversas em busca de cura. Foi notada uma grande quantidade de enfermos de Mal de Hansen, e em vista disso a fim de evitar o contagio, o Meritíssimo Juiz da Comarca de Baependy, Dr. Aleixo Teixeira de Carvalho, mandou intimá-los a deixarem o vale no prazo de 48 horas.
Mafra descobriu 4 fontes, sendo a primeira fonte que Caxambu possuiu, segundo nos afirma o Dr. Henrique Monat, foi extinta, devido a uma grande quantidade de cascalho que, contra a vontade de Mafra, foi depositadas por cima dela, pois pensavam eles que a água mais suja tinha maior poder de cura. Ate hoje não sabemos dizer onde existiu esta fonte. As 3 outras foram D. Leopoldina, D. Pedro e D. Isabel.
Embora, desde essa época começasse a afluir gente em busca de curas, o local desenvolvia-se lentamente e assim é que Nogueira Penido, citado pelo Dr. Monat, dizia: “Em 1852, quando ali fui pela primeira vez não existia nenhuma casa, e andei pelo brejo e matas procurando as fontes”.
Em 1861 somente, é que se foi estendendo verdadeiramente a sua fama, e foram as fontes desapropriadas pelo Governo da então Província de Minas Gerais, e a 16 de novembro de 1875, foi então criada a freguesia de N. S. dos Remédios de Caxambu.
Somente em 16 de setembro de 1901 é que foi criado o Município e Vila de Caxambu, desmembrando-se então de Baependy.
Em 2 de janeiro de 1905 foi instalada a Prefeitura passando o Município a ser administrado por um Prefeito nomeado pelo Governo do Estado, e a 18 de setembro de 1915 foi criado o termo judiciário, recebendo assim a categoria de cidade. Até 1947 foi administrativamente governada por Prefeitos nomeados pelo Estado e, em virtude da nova constituição, a partir de 31 de janeiro de 1948 a administração de Caxambu esta sendo exercida por prefeitos eleitos pelo povo do município.
Foi eleito nessa ocasião o ilustre médico Dr. Lysandro Carneiro Guimarães.
A Comarca foi instalada em 15 de novembro de 1948, tendo sido nomeado Juiz o Dr. Orlando Lopes Coelho que aqui permaneceu até sua promoção, no início do ano de 1956.
Entre os freqüentadores ilustres que visitaram esta estância nos primeiros tempos, destacamos o Padre Joaquim Camilo de Brito vigário de Barbacena, 1849; o Padre Corrêa de Almeida cujo nome foi dado ao Grupo Escolar local, o Duque de Caxias, Teófilo Benedito Ottoni, e em 1868 aqui estiveram a Princesa Isabel e o Conde D’Eu. Os nomes das fontes com denominações dos membros da família imperial, advêm da época.
Fonte:
http://palacehotel.com.br/historico/fatos-e-lendas-de-caxambu/
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
Como funciona o comércio mineiro no feriado de Finados
Como funciona o comércio mineiro no feriado de Finados
Fecomércio MG orienta empresários sobre a autorização para convocar empregado para trabalhar no dia 2 de novembro
A Fecomércio MG informa que o comércio em Minas Gerais, no âmbito da área inorganizada, tanto para o segmento de gêneros alimentícios quanto para o comércio em geral, está autorizado a convocar o empregado para trabalhar no feriado de Finados (02/11). Os empresários devem observar as disposições da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que se encontra no site da entidade.
Para utilizarem a mão de obra dos seus funcionários nesse feriado, as empresas deverão obter o Certificado de Adesão ao Sistema Especial para Trabalho em Feriado. Esse documento se encontra disponível na Área da Empresário. Elas também precisarão efetuar o pagamento da Taxa para Funcionamento e Trabalho em Feriados, conforme previsto na CCT.
Além disso, as empresas terão que efetuar o pagamento de gratificação no valor de R$ 59,49 ao empregado que trabalhar nesse dia, independentemente da duração da jornada, a título de alimentação, sem natureza salarial. O empregador ainda precisará conceder uma folga compensatória em até 60 dias após o feriado. A gratificação deve ser paga com a folha de pagamento de novembro de 2021.
Já as empresas representadas por sindicato diverso deverão consultar a respectiva CCT ou entidade sindical que as representam, no que se refere à autorização para o trabalho nesse feriado.
Para obter outras informações sobre as Convenções Coletivas de Trabalho, envie um e-mail para juridico@fecomerciomg.org.br.
Fecomércio MG
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
VIII Taça Estrada Real 2021 - ADHC
HANDEBOL CAXAMBU ADHC
terça-feira, 26 de outubro de 2021
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
domingo, 24 de outubro de 2021
sábado, 23 de outubro de 2021
Arquivo Histórico - Palace Hotel: Festival de Cinema – Caxambu – MG – 1956
Festival de Cinema – Caxambu – MG – 1956
sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Caxambu: cidadão é preso em virtude de mandado
Em Caxambu, na manhã dessa quinta-feira (21), a Polícia Militar realizou uma prisão em virtude de mandado na Rua Afonso Rodrigues Filho, Bairro Santa Tereza.
Os militares realizaram uma operação policial com o intuito de prender um cidadão de 33 anos, o qual possuía um mandado de prisão em aberto.
Ele foi localizado e cientificado do mandado, sendo preso e conduzido à Delegacia de Polícia, para as devidas providências.
P5 do 57º BPM
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promove a Semana do Comércio
Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promove a Semana do Comércio
Realizada de 26 a 28 de outubro, a ação tem o objetivo de valorizar profissionais e empresários por meio da realização de palestras e mentorias
Com o objetivo de promover qualificações gratuitas aos empresários e fomentar o crescimento das atividades do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais realizará, de 26 a 28 de outubro, a Semana do Comércio. A programação conta com palestras gratuitas voltadas ao segmento e mentorias Senac exclusivas para empresas selecionadas pelos Sindicatos Empresariais. A abertura do evento será realizada no Sesc Palladium com transmissão pelo canal da Fecomércio MG no YouTube.
As palestras on-line, mediadas por Antônio Gonzaga, Superintendente Administrativo do Senac, tratam de temas que contribuem para o aprimoramento dos negócios, como Gestão Financeira, Economia Compartilhada e o Poder da Rede e impacto no desenvolvimento social e econômico local. As inscrições podem ser feitas por meio da Sympla. Além disso, serão oferecidas mentorias presenciais de competitividade empresarial nos Sindicatos do interior. Especialistas auxiliarão as empresas participantes a identificarem oportunidades de melhoria em seus negócios.
Entre os convidados para a condução das palestras estão Guilherme Almeida, economista-chefe da Fecomércio MG, mestre em Estatística e especialista em finanças corporativas e mercado de capitais; Rafaella Reinhardt, pós-graduada em Direitos Humanos e, junto ao Sesc em Minas, atua há seis anos como referência técnica dos produtos voltados para a responsabilidade social corporativa para o comércio, e Priscilla D’Agostini, gerente do Sesc Palladium, gestora cultural e social, educadora, com mais de 15 anos de experiência no planejamento, criação, elaboração e gerenciamento de projetos e atividades culturais e sociais.
A presidente interina da Fecomércio MG, Maria Luiza Maia Oliveira, destaca a importância da iniciativa como mais uma possibilidade de ampliar o aprendizado e fortalecer o setor terciário. “O Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais sempre atuou em busca de soluções que contribuíssem para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo de todo o estado. A Semana do Comércio chega com uma proposta ímpar, que agrega conhecimento e fomenta uma série de atividades que auxiliam o empresário a enfrentar os impactos provocados pela pandemia de Covid-19”, finaliza.
Para o diretor de Programas Sociais, Serviços e Operações do Sesc em Minas, Grijalva Duarte, o encontro é uma oportunidade para que o setor se fortaleça após um período de tantas dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19. “Além do nosso compromisso com o bem-estar e com a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e do turismo, a Semana do Comércio reforça nossa preocupação em tornar o setor cada vez mais forte e adequado aos desafios do Século XXI. Para isso, promovemos esse importante momento de encontro para troca de conhecimentos e experiências”.
A gerente de relacionamento do Senac em Minas, Cintia Gomes Costa e Silva, reforça que iniciativas como essa são fundamentais para auxiliar na sustentabilidade das atividades do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais. “A Semana do Comércio é uma ação que integra o Programa Senac de Evolução Empresarial (EvoluE), feito pela instituição em parceria com os realizadores do evento. O objetivo é promover iniciativas que tenham como foco o auxílio às empresas na retomada do comércio.” Segundo ela, as ações do Programa têm evoluído constantemente e os resultados para as empresas que investem tempo em buscar conhecimento têm sido surpreendentes. "Estamos certos de que levaremos conteúdos ricos e diversos aos participantes e que contribuiremos para o desenvolvimento dos negócios, geração de renda e a criação de novos postos de trabalho”, afirma.
Confira a programação completa:
26/10/2021 – Abertura do evento
9h - Abertura
9h10 - Palestra Gestão Financeira - Guilherme Almeida (Fecomércio MG)
9h45 - Palestra Poder da Rede e impacto no desenvolvimento social e econômico local - Rafaella Reinhardt (Sesc em Minas)
10h20 - Palestra Economia Compartilhada - Priscilla D’Agostini (Sesc em Minas)
11h - Encerramento do evento
26/10 a 28/10 – Mentorias de Competitividade Empresarial
Tema: Identificando oportunidades de aumento de faturamento no meu negócio
14h - Mentoria Senac nos Sindicatos Empresariais
15h - Mentoria Senac nos Sindicatos Empresariais
16h - Mentoria Senac nos Sindicatos Empresariais
Serviço | Semana do Comércio do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais
Data: de 26/10 a 28/10
Inscrições pela plataforma Sympla
Transmissão pelo canal do YouTube da Fecomércio MG
Fecomércio MG
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
VIII Taça Estrada Real 2021
VIII Taça Estrada Real 2021
terça-feira, 19 de outubro de 2021
Hospital de Caxambu - Boletim Semanal
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
18 de outubro - Dia do Médico
Hoje é dia de agradecer a estes profissionais que dedicam suas vidas para cuidar da saúde do próximo. Nós do Hospital de Caxambu sabemos o quanto estes profissionais são essenciais e merecem todo o nosso carinho e respeito.
Feliz Dia do Médico! #diadomedico #saúde #caxambu #hospital #vida
Hospital de Caxambu
sábado, 16 de outubro de 2021
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
HOSPITAL DE CAXAMBU - BOLETIM SEMANAL
quinta-feira, 14 de outubro de 2021
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
Estão abertas as inscrições para o Concurso Público EPPGG Seplag/FJP do Estado de MG
Estão abertas as inscrições para o Concurso Público EPPGG Seplag/FJP do Estado de MG
Thamyres Botelho |