AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

JUSTIÇA - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.


JUSTIÇA - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.
by José Celestino Teixeira.

Todo advogado, antes de envelhecer deve saber que num julgamento só existem duas teses: uma condenatória e outra absolutória!
O que as diferencia, uma da outra são os argumentos usados para sustentação de cada uma delas.
E a escolha do argumento mais conveniente está a cargo do magistrado que julga o caso.
Dependendo do caráter do Julgador ele fará aplicar a lei, mas, com a opção de condenar ou absolver. Por que a lei sendo fria carece de interpretação. E o interprete é um ser humano sujeito a paixões, emoções retidão ou desequilíbrios. Por que não?
Assim, a Justiça será sempre uma surpresa, pois, além da lei ela depende do caráter do julgador.
E caráter é coisa de berço, não se aprende em faculdade, nem vem encartado em diploma algum ou nomeação nenhuma.
A História é a Testemunha: Hitler governou uma grande nação, a Alemanha. O Imperador Nero e Calígula governaram um Império, o Império Romano.
Sócrates, o sábio morreu envenenado na prisão. "Sócrates foi condenado (injustamente, segundo muitos historiadores) por corromper a juventude com suas ideias, além de não crer nos deuses gregos e introduzir novas entidades divinas.Vale ressaltar que é um consenso entre historiadores que Sócrates foi injustamente condenado, pois não teria cometido nenhum desses crimes da época, mas sua condenação teria sido armada pelas pessoas que Sócrates questionava e desfiava com sua inteligência e saber.".
Poncio Pilatos lavou as mãos, quando Jesus, o mais Justo foi condenado e Crucificado
Mas, nem por isto o povo vai deixar de acreditar em justiça haverá sempre uma esperança de que ela existe, mesmo, quando não existir!
Pelo menos no Brasil de hoje tem-se a impressão, uma leve impressão de que ela não existe mais!
No País, uma desembargadora de um Tribunal Eleitoral Estadual pode entrar dentro de um presídio e retirar seu filho acusado e flagrado no crime de tráfico de drogas, armas e munições. Podendo levá-lo, para uma clínica médica de alto padrão, como se fosse um doente mental. Todos nós assistimos aquele Caso no Mato Grosso, que teve até a intervenção posterior do CNJ.
Enquanto isto, um pai pobre, um Zé Qualquer, não sendo desembargador , procurador, político ou juiz pode assistir a prisão de seu filho,sem nada poder fazer. Mesmo que a prisão seja injusta. Pode vê-lo mofar num presídio, ainda, que já tenha cumprido a pena que lhe foi imposta. O que tem sido comum acontecer.
Outro, como Ministro Supremo pode colocar na rua seu afilhado de casamento, sem que seja necessário explicar nada a ninguém! Afinal afilhado pelo código não é parente! E não sendo faz-se, o que quer e o que bem entende. Age como se fosse Rei! Hoje Rei do descrédito Popular!
A constatação desses fatos não carece de prova, pois estão sendo divulgados nacionalmente em manchete das principais revistas, jornais escritos,telejornais e Redes Sociais.
Portanto, nada de novidade neste episódio da moça agredida sexualmente num coletivo.
Teria sido bem diferente se a vítima fosse filha do magistrado que libertou o tarado. Aí sim veríamos que a decisão teria sido outra, bem diferente que aquela que colocou na rua um criminoso, um tarado e estuprador.
Mas, não foi!

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

PROGRAMA “SABER SABOR” DE FOMENTO EM ALIMENTOS E BEBIDAS É INICIADO EM CAXAMBU.




Na quarta-feira, dia 22 de agosto foi iniciado o programa Saber Sabor que é um programa de Fomento em Alimentos e Bebidas e tem o objetivo de qualificar os colaboradores dos restaurantes da área turística da cidade, melhorar a qualidade e aparência dos pratos servidos, qualificar a mão de obra destes estabelecimentos a fim de ampliar a competitividade do produto turístico e gastronômico da cidade. Essa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caxambu, através da Secretaria de Turismo e Cultura  com a execução do trabalho pelo Curso de Nutrição da Universidade Vale do Rio Verde – Unincor. Durante todo o programa os colaboradores e proprietários das casas receberam treinamento  para melhorar e agilizar o processo de preparação dos pratos, procedimentos de higiene e acondicionamento dos insumos e alimentos, harmonização e enriquecimento de cardápios, dentre outras. O programa Sabor Saber continua até domingo, dia 2 de setembro.


http://www.caxambu.mg.gov.br/v2/2018/08/29/programa-saber-sabor-de-fomento-em-alimentos-e-bebidas-e-iniciado-em-caxambu/


Tribunal de Contas realizará encontro com conselheiros de educação de Minas Gerais em sua sede



Com o objetivo de contribuir para a formação técnica de membros dos conselhos de educação, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizará em sua sede, no dia 24 de setembro de 2018 (segunda-feira), o Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação. Conselhos e conselheiros de educação de todo o Estado e capital estão convidados a participar. O TCE tem como objetivo capacitar esses agentes para a correta utilização dos recursos financeiros e para o fortalecimento do controle das políticas públicas. Outro objetivo é "promover um diálogo aberto com esses gestores para favorecer o princípio da autonomia e da gestão democrática do ensino público". O Tribunal também espera fomentar a "participação plural" na definição de diretrizes da educação no plano local, elevando a qualidade da educação oferecida aos cidadãos de Minas. Clique aqui e garanta sua vaga.
Cada prefeito dos 853 municípios mineiros irá receber uma correspondência reafirmando a importância de enviar um membro do conselho municipal de educação para essa capacitação.
Para a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) em Minas Gerais, Galdina Arrais, a iniciativa do TCE em realizar este encontro é muito importante já que “é praticamente impossível a União Nacional chegar em todos os conselhos. O TCE tem um alcance maior”, comemorou a coordenadora. Galdina conta que existem 295 conselhos filiados à Uncme em Minas Gerais.
Programação
A assessora da presidência do TCEMG, Naila Mourthé, fará a primeira palestra do dia, às 9h, com o tema “Programa Na Ponta do Lápis – A escola na formação, o Tribunal na fiscalização”. Naila Mourthé é responsável pelo programa que norteia as ações voltadas para a fiscalização da educação dentro do Tribunal de Contas.
Falarão, também pela manhã, a coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) em Minas Gerais, Galdina Arrais, sobre “o papel do conselho no sistema de educação; e a promotora de justiça e coordenadora estadual de defesa da educação do Ministério Público de Minas Gerais (Proeduc), e Daniela Yokoyama, que falará sobre o fortalecimento das redes de controle.
Entre o intervalo do almoço e a primeira palestra da tarde (às 13h30) haverá o espaço “A palavra é sua”. Segundo os organizadores, o momento será uma oportunidade para que os participantes troquem ideias, compartilhem experiências e fortaleçam parcerias.
A inspetora escolar de Caratinga (Vale do Aço), Selma Beatriz Bento, inaugurará as palestras da tarde apresentando o caso “construindo uma gestão escolar de sucesso”. Em seguida, o superintendente de planejamento e finanças da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Silas Fagundes de Carvalho, irá falar sobre o papel dos conselhos no acompanhamento da gestão dos recursos da educação. Ao final do dia, será lançada a Revista Especial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) que trata exclusivamente de temas da educação.
O TCEMG e a Educação
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais vem priorizando a fiscalização dos recursos aplicados na área da educação desde o ano passado. A proposta é do atual presidente da corte de contas, conselheiro Cláudio Terrão, que se propôs a priorizar a fiscalização nessa área. Além de eventos de capacitação voltados para o tema, o TCE também lançou o programa e o aplicativo móvel Na Ponta do Lápis, especificamente para traçar ações (programa) e para receber denúncias e relatos (aplicativo).
Aproximação com os conselheiros: Em março deste ano, O TCEMG reuniu conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte (CME/BH) em sua sede para orientá-los sobre os canais de transparência existentes no TCE.
A gestora administrativo-financeira da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Viviane Gonçalves, estava presente no encontro. Ela é conselheira do Fundeb de BH e auxiliar de secretária na Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo. À época, a conselheira do Fundeb destacou a importância do curso para que eles possam divulgar as informações de forma correta. “É interessante que os professores e pais de alunos tenham acesso a essas informações para confrontarmos os dados de tudo o que está sendo feito com o que está sendo apresentado”.
Outra conselheira que veio ao Tribunal foi a Maria Antonieta Viana que é professora na educação infantil e trabalha para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Carlos Prates – Daniela Miterrand. Conselheira no CME-BH e também no Fundeb, ela conta que a “capacitação foi bem consistente, bem aproveitada e bem clara” porque muito foi explicado orçamentos. “Trouxe uma bagagem enorme para o nosso trabalho de conselheira”, comemorou. Clique aqui e leia a matéria.
A importância dos conselhos de educação
Os conselhos funcionam como mediadores e articuladores da relação entre a sociedade e os gestores da educação municipal. Eles elaboram as regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário. Também autorizam ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino. Além disso, respondem aos questionamentos e as dúvidas do poder público e da sociedade (as respostas do órgão são consolidadas por meio de pareceres). São, enfim, parceiros da sociedade e dos órgãos de controle fiscalizando e acompanhando a a execução das políticas públicas e monitorando os resultados educacionais do sistema municipal.


Diretoria de Comunicação Social do TCEMG

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo



quarta-feira, 29 de agosto de 2018

CODEMGE - Nota – Esclarecimento aos usuários do Parque das Águas de Caxambu



Por medidas de segurança, a administração do Parque das Águas de Caxambu interditou temporariamente, desde 26/7/18, a área do gêiser para que seja realizada intervenção emergencial, em alinhamento com órgãos competentes.
Parte do piso no entorno do gêiser cedeu. A causa identificada desse afundamento envolve erosão por infiltração. O solo na região em que fica localizado o gêiser é formado por material de baixa resistência.
No intuito de verificar, reparar e evitar o agravamento desse dano, além de garantir a segurança dos usuários, o local está interditado para que sejam tomadas todas as medidas corretivas de forma imediata. Tendo em vista a natureza da situação, mesmo com a perícia judicial em curso, a administração está providenciando para que a questão seja resolvida o mais brevemente possível.  
Nesse sentido, a Companhia contratou a Bem Engenharia, empresa credenciada por meio do Edital de Credenciamento 02/17, que realizou visita técnica ao Parque das Águas de Caxambu, em 26/7/18, e que em 8/8/18 começou a mobilização no local para as obras, iniciadas em 13/8/18. A estimativa é de que a intervenção para recomposição do piso seja concluída em até 60 dias, levando em conta a necessidade de procedimento manual e criterioso de escavação e garantindo, assim, a preservação da captação do gêiser.





Sobre a perícia judicial
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais assumiu, em 01/10/17, a gestão do Parque das Águas de Caxambu, após mais de 25 anos sob gestão da Prefeitura Municipal, encontrando o local em situação precária de conservação e manutenção.
Quando assumiu a gestão, o balneário já estava fechado pela Prefeitura, devido à ausência de manutenção. Diante da negativa por parte da Prefeitura em assinar o termo de entrega e recebimento do Parque, a empresa ajuizou, em 10/11/17, ação visando à realização de perícia judicial para constatação da situação do mesmo (processo 0028312-76.2017.8.13.0155). A Justiça autorizou a perícia em 12/12/17, sendo que os trabalhos periciais começaram em 12/3/18 e seguem em andamento, a fim de levantar os reparos necessários em face da inexistência de adequada manutenção e cuidados mínimos com o ativo público.
A operacionalização completa do Parque depende da finalização dessa perícia judicial. Enquanto aguarda o término da perícia, a Companhia está investindo na limpeza e na manutenção constante do Parque, além de estar recebendo os usuários sem interrupção ou descontinuidade. A Empresa manteve a política de acesso ao parque para os cidadãos de Caxambu, quanto a horário de entrada, valores de ingresso e volume de água disponível, por exemplo.
A Companhia agradece a compreensão de todos.

CODEMGE
http://www.codemge.com.br/atuacao/comunidades/caxambu/

NFORMATIVO / EDUCAÇÃO


Nesta segunda-feira, dia 20/8/2018, a Secretaria Municipal de Educação reuniu os professores de sua rede para uma palestra sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) proferida pela Sr.ª Eliane Motta, fonoaudióloga de nosso município.





Foi realizada também uma sensibilização dos profissionais para o Projeto de Implantação da Educação Integral nas Escolas Municipais. Este projeto será coordenado pelas profissionais: Jaqueline Izumi, Lucia Vieira Alfaro Diaz e Lourdes Regina Bianchinni Galliac. Os professores interessados irão participar de um curso de formação á distância e de outras ações propostas pela coordenação.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

HOSPITAL DE CAXAMBU INVESTE EM TREINAMENTO PARA URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS



O treinamento de protocolos de urgência e emergência teve como objetivo ampliar ainda mais a capacidade de atendimento da equipe de enfermagem do novo Hospital de Caxambu.
Segundo Amanda Vilela diretora da ACAPS, entidade mantenedora do Hospital, esse tipo de investimento visa dar mais qualificação a equipe, que certamente terá ainda maior qualidade na hora de socorrer um paciente.

A direção da instituição promoveu o curso, ministrado pela equipe GT, empresa especializada em treinamentos desta natureza, neste domingo (26).
O diretor técnico do Hospital de Caxambu Dr. José Fábio Capozzi supervisionou os trabalhos e também ministrou parte do treinamento.



Hospital de Caxambu

9º Encontro AGMH de Veículos Antigos em Caxambu - MG • 31/08 a 02/09




31 de agosto a 02 de setembro – Sexta-feira a Domingo
Parque das Águas


(21)99101-4621 / 98159-9670
agmhantigomobilistas@gmail.com



segunda-feira, 27 de agosto de 2018

domingo, 26 de agosto de 2018

DIRETOR TÉCNICO DO HOSPITAL DE CAXAMBU É HOMENAGEADO NA CÂMARA MUNICIPAL



O médico José Fábio Capozzi recebeu uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Caxambu. A iniciativa da homenagem foi do Vereador José Paulo Rodrigues e aprovada por unanimidade.
“Agradeço ao Vereador Paulinho, e estendo este agradecimento a todos os vereadores da Câmara Municipal. Fiquei extremamente lisonjeado com o reconhecimento do trabalho, que não é só meu” – disse Dr. José Fábio.
A honraria, segundo o documento oficial do Legislativo, foi apresentada devido à relevante atuação e dedicação junto ao Hospital de Caxambu.
O médico afirmou também que esta congratulação recebida é de todos os funcionários do novo Hospital de Caxambu
-“Desde o primeiro dia de abril deste ano, nossa equipe se  entregou de corpo e alma para que esse Hospital cresça e melhore a cada dia. Quero ressaltar e agradecer o trabalho em equipe que é feito todos os dias sem medir esforços. Todos nós aqui estamos dando o melhor para cada vez mais oferecer um atendimento de excelência a população de Caxambu e região” – completou o Diretor Técnico do Hospital de Caxambu.

Hospital de Caxambu

Torneio de Futebol Municipal 2018.





Definidas as equipes que irão disputar as quartas de final do Torneio Municipal de Futebol 2018.
As oito equipes de melhor campanha irão disputar em jogo único a vaga para a semi final, como determina o regulamento da competição.
O torneio que teve início em julho, terá sua grande final no dia do aniversário da cidade de Caxambu.

Confira como ficaram os confrontos, traga sua bandeira e torça por sua equipe!


sábado, 25 de agosto de 2018

Curso de preparação de alimentos.




O curso de preparação de alimentos promovido pelo CRAS em parceria com o SENAC, foi um sucesso!
Ministrado pela instrutora Luciana, o curso abordou vários temas e suas aulas foram ministradas no Senac Móvel.
A interação e envolvimento dos alunos com a prática, resultaram em um verdadeiro aprendizado.
Em breve teremos mais cursos!
Continuem acompanhando nossa página, e fique por dentro das novidades.