AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

sábado, 30 de maio de 2020

Hotéis passam a integrar a onda de serviços essenciais do plano Minas Consciente


Hotéis passam a integrar a onda de serviços essenciais do plano Minas Consciente

Protocolo sanitário que permite a retomada do setor de hotelaria foi articulado pela Secult em parceria com a pasta de Saúde


Os esforços da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) para enfrentar a crise causada pela pandemia do coronavírus ganham mais um avanço: a partir desta quinta-feira (28/5), hotéis e similares passam a integrar a onda verde do plano Minas Consciente, que engloba as atividades essenciais. A decisão foi tomada após apresentação de parecer técnico do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas Gerais, em reunião nesta quarta-feira (27/5).
A conquista foi alcançada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas gerais (SEDE), que se uniu à Secult para articular, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e ao Comitê Extraordinário Covid-19, a liberação de protocolos do Minas Consciente que permitam que o setor do turismo volte gradativamente às suas atividades com a garantia da segurança à saúde de todos os envolvidos. A inclusão dos serviços de hotelaria foi o primeiro deles.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a decisão foi tomada em consideração à relevância econômica do setor para o Estado e com base na avaliação da SES sobre a capacidade de adaptação dos hotéis em relação à higienização e ao distanciamento social. Além disso, o Comitê Extraordinário Covid-19 enxerga os serviços de hospedagem também como um instrumento de combate à propagação do coronavírus, ao representarem uma possibilidade alternativa de moradia a profissionais da saúde e de outros setores que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia.
“Estamos em constante diálogo com a Secretaria de Saúde para que tudo aconteça da forma mais segura e consciente possível. Consideramos um avanço conseguir fazer com que o setor de hotelaria saia da onda vermelha do Minas Consciente, que representa atividades de alto risco, para a onda verde, dos serviços essenciais. Isso significa o início de uma retomada que está sendo muito bem planejada pela Secult, por meio da avaliação das demandas recebidas de entidades representativas e parceiras da pasta. Reforço que todas as propostas estão sendo construídas em conjunto com os mais diversos atores do turismo em Minas Gerais”, explicou o secretário.
Para o secretário-adjunto da SEDE, Fernando Passalio, a inclusão dos hotéis na onda de serviços essenciais foi feita pela relevância desse segmento em diversos aspectos. “No início, fazíamos ideia de que os serviços de hotelaria pudessem atrapalhar o distanciamento social e a contenção da propagação do coronavírus, por ter muita ligação com as atividades turísticas. Porém, depois que a sociedade passou a ter mais consciência sobre a importância do isolamento, deu-se espaço para o atendimento à demanda do setor hoteleiro, que envolve tantas outras cadeias essenciais da economia. Além disso, Muitos setores precisam de hotéis, médicos precisam viajar e prestadores de serviços essenciais também, como pessoas que fazem manutenção de equipamento médico”, afirma Passalio.
Como estabelece o Minas Consciente, os municípios mineiros têm total autonomia para decidir sobre a adesão ao plano, seguindo corretamente os protocolos sanitários e orientando os empresários quanto a eles. Para conhecer detalhes do protocolo sanitário que orienta a retomada do setor, definindo regras de funcionamento, clique aqui. O documento é constantemente atualizado de acordo com as avaliações da Secretaria de Estado de Saúde.
Orientações para colaboradores
Os funcionários pertencentes ao grupo de risco devem permanecer em casa e realizar o serviço em regime de teletrabalho. Se houver colaboradores que residam com pessoas do grupo de risco, fica a critério do empregador permitir que as tarefas sejam realizadas remotamente. Caso algum colaborador apresente sintomas de resfriado ou gripe, deve afastar-se imediatamente das atividades presenciais pelo período mínimo de 14 dias.
Para aqueles aptos às tarefas no ambiente de trabalho, recomenda-se que o estabelecimento: disponibilize meios de higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, incluindo para os que operam máquinas de cartão de crédito; forneça equipamentos de proteção individual adequados e em quantidade suficiente para as atividades exercidas; oriente sobre boas práticas de prevenção, como manter distanciamento social, que os funcionário não cumprimente outras pessoas com contato físico e cubra o rosto ao tossir ou espirrar; que elabore Procedimento Operacional Padrão para limpeza e desinfecção dos ambientes; instale, na recepção, barreira fixa de acrílico ou vidro e, entre outras recomendações, que o estabelecimento oriente os hóspedes recém-chegados a se dirigirem ao local adequado para higienização de suas mãos.
Cuidados gerais em ambientes de trabalho e fornecimento de alimentação
Entre as mais de 50 orientações listadas no protocolo sanitário dos serviços de hotelaria, estão a suspensão de sistema de reutilização de água durante a quarentena; interrupção de dispensadores de água que exigem aproximação do usuário para ingestão em todos os bebedouros; orientação aos hóspedes para evitar áreas comuns do hotel; proibir realização de reuniões e eventos coletivos nas dependências dos estabelecimentos; restringir a permanência de hóspedes em ambientes de atividades coletivas, como refeitórios e salas de convivência; higienizar maçanetas, torneiras, bebedouros, corrimãos, mesas, cadeiras, teclados e todas as superfícies de uso coletivo com álcool 70% e disponibilizar dispensadores de água e sabão e álcool gel 70% para higienização das mãos de funcionários, hóspedes e fornecedores.
Com relação à alimentação, recomenda-se que: refeições de hóspedes sejam fornecidas por meio do serviço de quarto, não utilizando salões e refeitórios, para evitar aglomeração; sejam servidos alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas e em conformidade com a legislação específica; utensílios como prato, copo e talheres sejam dispensados em sacos plásticos lacrados para serem colocados do lado de fora do quarto, e passem por processo de desinfecção com uso de álcool 70%, hipoclorito de sódio a 1% ou outro saneante registrado pela Anvisa para esse fim.
Logotipo

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Fecomércio MG disponibiliza e-books para empresários e sindicatos



Os materiais abordam as mudanças normativas que impactam diretamente o setor do comércio de bens, serviços e turismo durante a pandemia de Covid-19

O combate e a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) começa pelo acesso à informação de qualidade. Com o objetivo de contribuir para a disseminação correta das orientações dos órgãos de saúde e das mudanças legais, instauradas por causa da pandemia, a Fecomércio MG produziu uma série de e-books para sindicatos e empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Os materiais abordam as principais alterações jurídico tributárias e trabalhistas para este período.

Todos os materiais são atualizados constantemente e disponibilizados no portal da Federação. Em cada e-book, é possível acompanhar as novas regras e os procedimentos estabelecidos pelas três esferas de poder para que as empresas do setor terciário colaborem para o controle ao novo coronavírus e possam minimizar os danos econômicos decorrentes dessa pandemia.

Entre os temas abordados estão as obrigações tributárias suspensas ou prorrogadas em virtude do estado de calamidade pública, as mudanças excepcionais feitas nas leis trabalhistas para atender ao período de Covid-19, orientações para a emissão de documentos e diretrizes do programa “Minas Consciente: Retomando a Economia do Jeito Certo”.

Confira na íntegra todos os e-books disponibilizados pela Fecomércio MG:




quarta-feira, 27 de maio de 2020

Baependi: pessoas não identificadas furtam cabeças de gado





Em Baependi, na manhã dessa terça-feira (26), a Polícia Militar compareceu em uma fazenda situada no Bairro Pinhal, Zona Rural, onde registrou uma ocorrência de furto de gado.
O solicitante de 76 anos, encarregado, relatou que é responsável por cuidar da propriedade, que pertence a seu sobrinho de 48 anos, advogado.
O encarregado disse que também cuida dos animais e ao chegar no pasto notou que 13 cabeças de gado haviam sido furtadas.
Ao perceber a presença policial, um produtor rural de 48 anos procurou os policiais e também relatou que teve 03 cabeças de gado foram furtadas de seu sítio.
Durante a intervenção policial foram constatadas marcas de pneus de caminhão e alguns moradores relataram ter visto um caminhão Mercedes Benz, de cor branca nas imediações.
Diante do fato as vítimas foram orientadas quanto as demais providências.

 P5 do 57º BPM

Parque Natural Municipal Laranjeiras





O Parque Natural Municipal Laranjeiras é um antigo local de abastecimento de água de Caxambu e fica a 11 km da cidade. O local com mais de 311 hectares de vegetação de Mata Atlântica é ideal para ter contato com a natureza, passear e relaxar. No parque está sendo estruturada uma trilha com 6,23km de distância que levará você até o ponto culminante do município de Caxambu a 1.234 metros de altitude.

Turismo & Cultura Caxambu 

terça-feira, 26 de maio de 2020

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Caxambu: casal é preso por tráfico de drogas





Em Caxambu, na tarde desse sábado (23), a Polícia Militar prendeu um casal por tráfico de drogas após o recebimento de uma denúncia.
Os militares prestaram apoio a equipe da Polícia Rodoviária Estadual, após a denúncia de que um cidadão estaria levando drogas em um veículo Nissan/Versa, com placa de taxi da cidade de Baependi/MG, que teria como destino o município de Caxambu/MG.
O veículo foi localizado e abordado, tendo como passageiros um cidadão de 21 anos e uma mulher de 20 anos.
O condutor e o jovem foram submetidos a busca pessoal, mas nada de ilícito foi encontrado. Ao ser verificada a bolsa da jovem foi encontrado uma certa quantidade de maconha prensada e outro tablete menor da mesma substância.
A autora assumiu a propriedade do entorpecente e disse que foi até a cidade de Três Corações/MG para buscar a droga, sem comentar mais nada.
Segundo o taxista, ele foi acionado pelo casal para leva-los até Caxambu/MG e desconhecia que estavam transportando droga. O autor já era conhecido no meio policial e encontrava-se em regime de prisão domiciliar.
Diante do fato o casal foi preso e conduzido à Delegacia de plantão de São Lourenço, juntamente com a droga apreendida, para demais providências.
O taxista também acompanhou os policiais até a Delegacia para maiores esclarecimentos.

P5 do 57 BPM

Transmissão comunitária de COVID -19 em São Lourenço




                                                     Clique sobre a imagem para ampliar

https://www.facebook.com/prefeituraslmg/photos/a.1925778004375486/2745765399043405/?type=3&theater


sábado, 23 de maio de 2020

CAIXA ABRE 15 AGÊNCIAS NO SUDESTE DE MINAS E SUL DE MINAS NESTE SÁBADO (23) PARA PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL





CAIXA ABRE 15 AGÊNCIAS NO SUDESTE DE MINAS E SUL DE MINAS NESTE SÁBADO (23) PARA PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

Horário de funcionamento das unidades será de 8h às 12h

A CAIXA vai abrir 15 agências neste sábado (23) na região Sudeste de Minas e Sul de Minas, de 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do lote mais recente da primeira parcela do Auxílio Emergencial que recebem pela Poupança Social Digital. Também poderão sacar os beneficiários do Bolsa Família que já começaram a receber a segunda parcela do auxílio nesta semana. Em todo o país serão abertas 902 unidades.

Antes de ir a uma agência para atendimento, os clientes devem consultar as unidades que estarão abertas neste sábado em sua localidade:

Agências na região Sudeste de Minas e Sul de Minas que abrem neste sábado (23), das 8h às 12h:

- Ag. Alfenas
- Ag. Barbacena
- Ag. Cataguases
- Ag. Guaxupé
- Ag. Paraibuna (Juiz de Fora)
- Ag. Halfeld (Juiz de Fora)
- Ag. Muriaé
- Ag. Poços de Caldas
- Ag. Pouso Alegre
- Ag. São João Nepomuceno
- Ag. São Lourenço
- Ag. Três Corações
- Ag. Ubá
- Ag. Varginha
- Ag. Viçosa

Conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania, podem sacar a partir de sábado 2,1 milhões de cidadãos nascidos entre maio e julho constantes no lote mais recente recebido da Dataprev. Confira o escalonamento:

cid:image002.jpg@01D63046.1506CEE0cid:image003.jpg@01D63046.1506CEE0

O calendário de pagamentos da segunda parcela para os beneficiários do Auxílio Emergencial que integram o Bolsa Família teve início na segunda-feira (18). No momento, podem realizar o saque 9,5 milhões de pessoas com número final de NIS entre 1 e 5. O calendário deste mês do Bolsa Família segue até a próxima sexta (29).

A CAIXA ressalta ainda que os trabalhadores que já têm os recursos da segunda parcela disponíveis para movimentação na Conta Poupança Social Digital farão a movimentação dos valores pelo aplicativo CAIXA Tem, com as possibilidades de realização de compras e pagamento de contas. Esses não devem ir até as agências neste momento, já que terão que utilizar os recursos por meio do app.

Apoio dos municípios:
A CAIXA fez parcerias com mais de 1.100 prefeituras municipais para a sinalização e organização das filas fora das agências. A partir desta semana, a triagem nas filas foi reforçada, de forma que aqueles que não estão na data respectiva de pagamento em espécie não permaneçam no local.

Segunda parcela antecipada para uso digital:
De quarta-feira (20) até a próxima terça-feira (26), 31 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial recebem R$ 20,3 bilhões nas contas digitais criadas automaticamente para o público não integrante do Bolsa Família, uma antecipação dos valores do auxílio para movimentação digital, entre compras em sites credenciados para recebimento do cartão de débito virtual e pagamento de contas.

Mas se mesmo com essas possibilidades o beneficiário resolver realizar o saque em espécie, o ministério estipulou um outro calendário, também escalonado por mês de aniversário, iniciando a partir do dia 30 de maio. Nas datas indicadas para o saque em espécie, eventual saldo existente será transferido automaticamente para a conta em que o beneficiário recebeu a primeira parcela, sendo poupança CAIXA ou conta em outro banco. A transferência dos valores por meio da conta poupança social digital para outros bancos só poderá ser efetuada a partir do início desse calendário de saque em espécie.

https://caixanoticias.caixa.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/Auxilio-2-parcela-tela-3.png

Mais informações:

22/05/2020
Assessoria de Imprensa da CAIXA
Regional Juiz de Fora/MG
(32) 3228-7824 / (27) 99807-7714
https://caixanoticias.caixa.gov.br  / @caixa

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Caxambu: infratores furtam cabeças de gado



Em Caxambu, na manhã dessa quinta-feira (21), a Polícia Militar compareceu na Rua Floriano Peixoto, Bairro Bosque, onde registrou uma ocorrência de furto de gado.
O solicitante de 54 anos, lavrador, relatou que ao chegar na fazenda em que trabalha, situada às margens da Rodovia BR 267, percebeu que uma parte da cerca estava danificada e constatou que haviam marcas de pneu de caminhão e de cascos de cavalos.
O lavrador disse que foi ao pasto e constatou que 12 cabeças de gado e 01 touro reprodutor haviam sumido.
O lavrador mencionou ainda que todos os animais estão marcados com o número 7 dentro de um círculo, indicando a qual haras pertencem.
Ao ser questionado sobre a autoria, ele relatou que não tinha suspeitos e foi orientado quanto as demais providências
P5 do 57º BPM

COVID -19 - Acompanhe dia a dia os dados oficiais



Acompanhe dia a dia os dados oficiais
21/5/2020





http://www.caxambu.mg.gov.br/v2/covid-19/