AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU
AVANT SUPERMERCADO - CAXAMBU

quinta-feira, 31 de março de 2016

Unincor - Ciências Contábeis aborda de forma descontraída regras do Imposto de Renda

Unincor
Ciências Contábeis aborda de forma descontraída regras do Imposto de Renda



O Curso de Ciências Contábeis realizou na segunda-feira [28], no Salão Nobre, mais um Seminário Imposto de Renda colocam em prática os conteúdos adquiridos sobre o IR, prazos, declaração, restituição e sanar as principais dúvidas sobre os informes de rendimento.


A atividade, organizada pelos estudantes dos 7º e 8º períodos, iniciou com palestra sobre "Desvendando o programa de IRPF2016", com a contadora Josiane Cristina Oliveira Pardini, do SENAC-MG. Em seguida, os alunos prepararam, de forma descontraída, a paródia "Escolinha do Professor Leão", com texto ressaltando as normas e legislação do IRPF2016. "Imposto de Renda é um assunto difícil de se tratar e os alunos conseguiram trazer isso a público de maneira diferente, agradável, dinâmica e, assim, o aprendizado flui melhor", comentou o professor Luiz Augusto Reis de Almeida, que auxiliou a formatação do trabalho apresentado pelos alunos.

Para a idealizadora do projeto, professora Talilian Borges, "tanto o teatro quanto a palestra serviram para elucidar pontos importantes das normas e os prazos que envolvem o IR. É importante lembrar a todos os contribuintes, que estão obrigados a declarar o imposto de renda, procurem seu contador e não deixem para última hora para que assim se tenha mais tranquilidade e segurança no envio da declaração e evitando também multas junto ao fisco". O prazo de entrega da declaração termina em 29 de abril. Após esta data, o contribuinte terá de pagar multa de 1%  do imposto devido ao mês. Em disposições gerais, é obrigatória a declaração para quem recebeu mais de R$ 28.123,91 de renda tributável no período. Neste ano, a restituição será realizada em sete lotes, com início em junho, conforme divulgado no sitewww.receita.fazenda.gov.br

Cristiano Sávio

quarta-feira, 30 de março de 2016

EPTV Sul de Minas - De olho na rua:- Moradores de Caxambu reclamam de buracos nas ruas da cidade

EPTV Sul de Minas
De olho na rua: Moradores de Caxambu  reclamam de buracos nas ruas da cidade





EPTV Sul de Minas

FEBEACA - Festival de Buracos que Assola Caxambu

FEBEACA - Festival de Buracos que Assola Caxambu (*)

Fotos: Marcio Silva Figueiredo


 (*) Parodiando o magistral Stanislaw Ponte Preta

Assembleia Legislativa faz audiência pública para saber como está o Cadastro Ambiental Rural

Assembleia Legislativa faz audiência pública para saber como está o Cadastro Ambiental Rural

Deputado Arantes quer que o governo conscientize o produtor da importância de se inscrever




Texto e foto: JC Junot

A pedido do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) e do presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Fábio Tolentino (PPS), será realizada nesta quarta-feira (30/03/16) audiência pública para avaliar como está o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado, previsto para terminar no dia 5 de maio. O objetivo é verificar se os produtores estão tendo o apoio necessário do governo para fazer a inscrição das propriedades rurais no prazo estabelecido.
Para o deputado Arantes, há indícios de que a adesão ainda é pequena. “O cadastramento é necessário. O governo precisa criar mecanismos para informar e conscientizar o produtor da importância de se fazer o CAR. Nem todos têm acesso à internet, mas o produtor precisa saber que ele pode se cadastrar nos sindicatos, nas universidades ligadas ao campo, na Emater de sua cidade e em outros locais públicos”, explicou.

Cadastramento obrigatório

O CAR foi instituído pela Lei Federal nº 12561/2012, a nova Lei Florestal Federal, e consiste no cadastro georreferenciado universal para os imóveis rurais de todo o país. O cadastro é obrigatório e deve ser feito até 5 de maio de 2016. A partir dessa data, o proprietário ou posseiro rural que não se cadastrar passa a ter irregularidade ambiental. Nessa condição, ele se torna vulnerável à penalização por infração à Lei, uma vez que as áreas destinadas a reserva legal não estarão delimitadas e as áreas de uso consolidado em APPs estarão irregulares. Além disso, processos de infração anteriores poderão ser cobrados.
O deputado Antônio Carlos Arantes lembrou que o CAR foi uma solução de consenso encontrada por ruralistas, ambientalistas e pelo poder público para reduzir as incertezas jurídicas que envolvem a atividade produtiva rural. “A pouco mais de um mês do fim do prazo precisamos redobrar os esforços para incentivar o produtor a se cadastrar”, ressaltou.
A formação do CAR contribuirá para uma gestão ambiental responsável tanto pelas autoridades ambientais quanto pelos proprietários rurais, inclusive podendo servir de base para programas de pagamento por serviços ambientais e para programas de sustentabilidade da produção agropecuária. O Estado é obrigado a fazer gratuitamente o cadastramento de imóveis com menos de quatro Módulos Fiscais.
O gestor do CAR é o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

terça-feira, 29 de março de 2016

Pós-Graduação UninCor inicia novas turmas de especialização em Três Corações

Pós-Graduação UninCor inicia novas turmas de especialização em Três Corações
Inscrições continuam abertas para cursos em Três Corações, Betim, Belo Horizonte, Caxambu e Pouso Alegre





A Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UninCor deu início, no sábado [19], a novas turmas de cursos de especialização nas áreas de Medicina Veterinária, Ciências Agrárias, Saúde e Pedagogia.

Foram iniciados os cursos de Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais; Manejo da Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas; Fisiologia do Exercício; e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Na programação de abertura houve palestra com a psicóloga organizacional Carla Pacheco que falou de "Sucesso, Carreira e Felicidade".


"A gente percebe que as pessoas não têm desistido de se capacitar cada vez mais, ampliar seus conhecimentos profissionais e buscar novos desafios na carreira. No mercado competitivo, a especialização é importante para que elas se destaquem e conquistem melhores oportunidades no trabalho", comentou a Reitora Gleicione 
Aparecida Dias Bagne de Souza. 


Neste final de semana, começarão as ser ministrados os cursos de Estética Clínica e de Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria. A UninCor ainda segue com inscrições abertas para Pós-Graduação em todos os campi. Para mais informações, basta acessar o site www.pos.unincor.br e escolher a melhor opção para investir no diferencial que você precisa para sua carreira.



Cristiano Sávio




FACULDADE VICTOR HUGO, POLÍCIA MILITAR E PROJETO FÊNIX

FACULDADE VICTOR HUGO, POLÍCIA MILITAR E PROJETO FÊNIX
   
Na foto:           Maj. Paulo Márcio de Assis Jacinto e a educadora Débora Furlani (idealizadores do projeto) e 
  Prof. Alfredo Carnevalli (Coordenador do Curso de Pedagogia da FVH)

Aconteceu no auditório da Faculdade Victor Hugo, na noite do dia 23/03 (quarta-feita), a apresentação do Projeto Fênix pelos seus idealizadores, Maj. Paulo Márcio de Assis Jacinto e a educadora Débora Furlani, graduada em Pedagogia pela Faculdade Victor Hugo.
   O Projeto Fênix é um projeto  que visa promover ações de empoderamento individual e coletivo; o protagonismo da juventude envolvida, bem como de outros atores participantes da comunidade escolar, no trato e combate aos temas do uso e abuso de álcool e drogas, e da violência dentro das escolas. Desde sua criação, em maio de 2013, aproximadamente 500 estudantes participaram das atividades do Projeto Fênix.
   Neste ano de 2016, em sua 4ª edição, o Projeto Fênix fecha parceria com a Faculdade Victor Hugo, para que seus alunos possam participar e contribuir para a realização das atividades previstas.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Reunião da Câmara Municipal Caxambu - HOJE - com transmissão ao vivo - a partir das 19,30h

Reunião da Câmara Municipal Caxambu

HOJE - com transmissão ao vivo - a partir das 19,30h





Se preferir, acompanhe o áudio da reunião de hoje pela Rádio Câmara:

PREPARE-SE VEM AÍ ! III FESTIVAL DE MÚSICA DO CENTRO EDUCACIONAL GENNY GOMES!

PREPARE-SE VEM AÍ !
III FESTIVAL DE MÚSICA DO CENTRO EDUCACIONAL GENNY GOMES!


APRESENTAÇÃO DE VÁRIAS COMPOSIÇÕES DE MÚSICAS INÉDITAS COM PREMIAÇÕES PARA OS PRIMEIROS CLASSIFICADOS.


DIAS 15 E 16 DE JULHO/2016, A PARTIR DAS 20:00H, NO CALÇADÃO, COM APOIO DA SECRETARIA DE TURISMO E PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXAMBU, QUE NESTE ANO ESTARÁ ABRANGENDO TODA REGIÃO. 


NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DESTE EVENTO ÚNICO EM CAXAMBU
CONTAMOS COM VOCÊ!

REGULAMENTO DO FESTIVAL, FICHA DE INSCRIÇÃO E PREMIAÇÃO NO SITE, WWW.GENNYGOMES.COM.BR.
Jornal Floripa:
Saí-andorinha surpreende empresária após anos de observação

Saí-andorinha fotografada por empresário depois de cinco anos de observação (Vania da Cunha/ Vc no TG)


Mesmo com a rotina corrida, Vânia da Cunha faz questão de dedicar parte de seu tempo à observação de aves.

“Fico dividida entre meu trabalho (produção de geleias artesanais), os afazeres domésticos e a vigília de pássaros. A tarefa é árdua: ou a geleia perde o ponto ou o arroz queima ou o pássaro voa”, brinca.

O cenário a favorece. No sítio em Caxambu (MG), onde mora, a empresária recebe visitantes gloriosos. Um dos registros do qual se orgulha é o do saí-andorinha que, após cinco anos de observação, finalmente lhe rendeu um clique.

“Estou conhecendo as aves aos poucos. Seja um piado diferente ou um pouso rápido de um voo migratório. Cada ave diferente fotografada é uma alegria”, comemora.

Para o Terra da Gente, Vânia enviou os registros da maria-faceira, do sabiá-laranjeira, do saí-andorinha e da garça-branca-pequena


Saí-andorinha, garça-branca-pequena, sabiá-laranjeira e maria-faceira (Vania da Cunha/ Vc no TG)

Fonte: Jornal Floripa

domingo, 27 de março de 2016

Luto - Carlos Alberto Rosental "Gordo" - Giro do Wal

Luto - Carlos Alberto Rosental "Gordo"
Giro do Wal



"Há passagens que só o Eterno terá a confirmação e a paz divina!"

Um Sábado triste para Caxambu, para família Rosental e para amigos e familiares de Carlos Alberto Rosental, popularmente e eterno "Gordo Rosental". Esse homem era querido em todo o circuito das águas mineiro. Filho do inesquecível José Rosental, Gordo foi músico desde de criança e um bom vendedor, herança da família.

O bom humor sempre foi sua marca registrada juntamente com uma polo, bermuda jeans e mocassim. Pra quem não sabe, ele foi meu primeiro patrão na vida na tradicional Casa Rosental, que saudades daquela loja. Teve muita paciência comigo e carinho também. O mais engraçado é que eu não podia falar que trabalhava lá, já que era menor de idade e isso deixava ele e a minha Tia Solange de cabelo em pé. Lá foram tardes, dias, Sábados, natais de vendas, de risadas, pastel, quibe, partidas de ping pong, e muitas histórias que ficaram atrás dos balcões de madeira.

Não é segredo pra ninguém o quanto gosto e da minha relação com a família Rosental. A notícia da morte do Gordo caiu como uma bomba. Lidar com a partida de amigos é dolorido.

A minha família, em especial eu e Tia Solange, estamos profundamente tristes e deseja conforto a Sandra, Rafael, Felipe e cada irmão, sobrinhos, primos e tios do Gordo. Vá em paz

Walfredo Júnior e família.

Jornal Arte3 - Nos unimos  à essa corrente de solidariedade.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Câmara Caxambu - Comissão Especial trabalha na apuração de denúncia suposta de propina

Comissão Especial trabalha na apuração de denúncia suposta de propina

O construtor Osvaldo Gonçalves da Silva protocolou na Câmara, no dia 23 de fevereiro, uma denúncia referente ao suposto pedido de propina pelo prefeito em relação à obra da UBS do bairro Vila Verde. Diante desta situação foi formada uma Comissão Especial, composta pelos vereadores Alessandro Fortes (Sandrinho do Som), Denílson Martins (secretário) e Marcos Halfeld, para apurarem os fatos, no dia 29. A Comissão já ouviu três testemunhas, bem como o construtor, nos dias 1o e 4 de março.  Teria que apresentar o parecer, no dia 14, o que não ocorreu, pois aguardava respostas de um requerimento apresentado ao Executivo durante a Reunião Ordinária, no dia 29 de fevereiro, solicitando informações a respeito da citada obra.
         Durante a Reunião Ordinária realizada pela Câmara, no dia 14 de março, foi lido um comunicado do construtor Osvaldo Gonçalves conclamando a população para cobrar dos seus representantes medidas que assegurem o afastamento imediato do prefeito. Na oportunidade, o presidente Fábio Curi informou que a Câmara está tomando todas as medidas cabíveis e que cobraria do Executivo as respostas do requerimento elaborado pela Comissão, subscrito por todos os vereadores, solicitando informações sobre o caso.
         Manifestações dos membros da Comissão Especial
         – O vereador Marcos Halfeld ressaltou que todos os membros da Comissão Especial estão empenhados no trabalho. Falou que se a obra ainda não foi entregue ao município, a responsabilidade era exclusiva da empresa 3 G Locações e Edificações Ltda. – ME, de Lagoa da Prata (MG), mas que, segundo informações extra-oficiais, a obra já estava concluída e a Comissão Especial estava tomando todas as providências necessárias para averiguar os fatos. Ressaltou que a Comissão aguardava a resposta ao requerimento para prosseguir com os trabalhos.
         – O vereador Alessandro Fortes (Sandrinho do Som) estranhou o fato de dois representantes da empresa 3G comparecerem à Câmara voluntariamente, atendendo ao seu convite, no dia 1de março, e se recusarem a depor separadamente. Sugeriu que o prefeito também fosse convocado para depor, caso seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), posteriormente.
         – O secretário Denílson Martins ressaltou que no momento oportuno o prefeito seria convocado para prestar os esclarecimentos. Informou que o parecer da Comissão Especial seria entregue dentro de poucos dias, independente das respostas do requerimento nº14/16. Lembrou que a responsabilidade pela obra era solidária, entre o Município e a empresa 3G. Cobrou a necessidade de se identificar os fiscais da obra.
         Manifestações dos demais vereadores
         – O vereador Jean Carlos considerou necessária a apuração dos fatos o mais breve possível, a fim de dar respostas à população, e falou da necessidade de convocar o prefeito para prestar depoimentos, caso seja criada uma CPI.
         – O vice-presidente Clóvis Almeida lembrou que a obra objeto de discussão declarada terminada, de fato ainda não estava em condições de ser entregue ao município, em razão de estar depredada, gerando a necessidade de investigação do motivo pelo qual o prédio se encontra naquele estado. Lembrou que se houve pagamento sem as obras estar em condições de ser entregue ao município, estava configurada a referida responsabilidade solidária. Indagou a existência de algum documento autorizando o construtor Osvaldo a realizar a obra.
         – O vereador Hercílio Nogueira Filho indagou se a obra já foi entregue ao Ministério da Saúde e, por conseguinte, recebido a última parcela do pagamento. Sugeriu que a Casa enviasse um ofício ao Ministério da Saúde solicitando as referidas informações.
         – O vereador Nilton Américo ressaltou que esteve algumas vezes na obra a fim de fiscalizar, com outros vereadores, mas que a informação repassada, inclusive pelo construtor Osvaldo, era que tudo estava dentro da legalidade.
         – O presidente Fábio Curi referindo-se à indagação da existência de algum documento autorizando o construtor Osvaldo a executar a obra, recordou que tal indagação constava no requerimento nº14/16, que a Casa aguardava a resposta. Todavia, expôs que segundo declarações do próprio Osvaldo, não havia documento formalizado.

Fonte: Câmara Caxambu

terça-feira, 22 de março de 2016

"Nhá Chica a Mãe dos Pobres" Filme sobre a vida de Nhá Chica começa a sair do papel e tem lançamento previsto para o fim deste ano.

"Nhá Chica a Mãe dos Pobres"
Filme sobre a vida de Nhá Chica começa a sair do papel e tem lançamento previsto para o fim deste ano.



A partir de quinta-feira começa a venda de rifas para ajudar na arrecadação do Filme, que pretende contar com atores de renome nacional para compor o elenco.
As rifas serão vendidas inicialmente na Semana Santa e depois distribuídas em todas as paróquias do Brasil.
A premiação consiste em 1(uma) Moto CG 150cc ano 2016 como 1° Premio; 2° Premio 1(uma) TV 42 Polegadas e 3° Premio 10(dez) Leitões. "NÃO É PELO PREMIO, É PELO FILME, É POR NHÁ CHICA." Luiz Fernando: Diretor de Produção.
A Companhia Boanova de Cinema Regional chegou ao Sul de Minas com o propósito de realizar o filme de
adaptação literária do livro Nhá Chica a mãe dos pobres da autora Rita Elisa Seda.
A execução do projeto deverá acontecer à partir da participação popular nas oficinas cinematográficas sob a direção
dos diretores da Companhia Boanova.
É neste processo amplo de produção a
“tessitura da obra” composta
por populares
préselecionados/
bolsistas que serão integrados na construção do filme, ou seja, pela participação/integração
popular (capital social) que conceituamos este movimento social artístico como deObra Cultural e/ou
Encomenda Social.
É pra esse contexto de democratização, participação popular e movimentos sociais que nosso farol aponta, pelo
espírito da cooperação mútua as partes envolvidas e interessadas devem se tornar um só corpo, um corpo Político,
de vanguarda, na prática que pretendemos aplicar de março à dezembro de 2016 (ocasião do lançamento do filme
na festa da Padroeira).
Dentro da metodologia de produção de Obras Culturais Boanova podemos relacionar as ações:
Do Âmbito da produção cinematográfica, como edificação social, da nova posição de uma arte interessada;
No fomento prático da criação de Produtos Culturais de qualidade nacionais,
regionais e locais – sistematicamente,
de modo a fortalecer de forma verdadeira e efetiva as identidades regionais;
Na perspectiva das junções de coletivos populares; pontos de cultura; associações, cooperativas de arte, etc;
Na organização de festas tradicionais e eventos culturais regionais;
Na valorização turística regional
Na educação Artística popular.
Dentro destes processos de criação afirmamos que no filme de Nhá Chica, realizaremos arte “das”massas, e não
“nas”massas.
Reconhecemos como essencial meta a criação de novas perspectivas artísticoculturais,
religiosas, sociais,
turísticas e consequentemente econômicas para a região do Sul de Minas, de estratégia coletiva.
Núcleos populares de arte vanguardista possuem cadeira cativa em nossa mesa, a arte amadora popular alcança
multidões para a prática artística.
Este trabalho de construção/integração cultural exige ética, coragem, qualificação e consciência transformadora.
Estamos conscientes de que o caminho que estamos a traçar deve estimular um crescimento voluptuoso das forças
produtivas e criativas em toda região, no interior dos estados, para alcançarmos posteriormente as grandes massas
nacionais e internacionais.

TÍTULO DE ELEITOR ATÉ 04/05/2016

TÍTULO DE ELEITOR ATÉ 04/05/2016

87495f4e-8191-4638-8ce5-7fc4fec477c6É importante ressaltar que os cidadãos adultos e os jovens de 16 e 17 anos que desejarem votar nas eleições municipais de 2016 têm prazo até o dia 4 de maio para tirar o título no cartório eleitoral* ou solicitar transferência de município, em caso de mudança de localidade. Esta é a data final para o alistamento eleitoral e transferência.
Também nesta data termina o prazo para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Pode se inscrever para votar na eleição deste ano o jovem que completar 16 anos até o dia do pleito, em 2 de outubro.
Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feita em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.
Texto e imagem: http://www.tse.jus.br
*Em Caxambu o Cartório Eleitoral fica à Rua Major Penha, 22 – Centro (Fórum)
Compartilhado por  Dorcas Veiga

segunda-feira, 21 de março de 2016

Reunião da Câmara Municipal Caxambu - HOJE - com transmissão ao vivo - a partir das 19,30h

Reunião da Câmara Municipal Caxambu

HOJE - com transmissão ao vivo - a partir das 19,30h










Se preferir, acompanhe o áudio da reunião de hoje pela Rádio Câmara:



Câmara Municipal - Vereadores visitam COPASA

Vereadores visitam a COPASA



O presidente Fábio Curi, o secretário DSC_0168Denílson Martins e os vereadores Francisco Pereira, Hercílio Nogueira Filho, Nilton Américo e Marcos Halfeld estiveram no escritório da COPASA, no dia 17 de março. Na oportunidade, eles foram recebidos pelo encarregado de Sistemas, Sérgio Araújo Cuconato, e indagaram o motivo de algumas casas ou pontos comerciais estarem recebendo a água com uma coloração amarelada, o que tem preocupado os consumidores.
O encarregado explicou que a análise de qualidade da água na estação de tratamento é feita de duas em duas horas, além disso, uma vez por semana fazem coleta em alguns pontos isolados, como no Hospital, nas creches e no outro reservatório da cidade. Informou que posteriormente os relatórios são enviados para Belo Horizonte e que os resultados estão dentro da normalidade.
Scan0001Explicou que existe um problema na rede da rua Dr. Enout, quase em sua totalidade, bem como nas imediações da Policlínica, pois ela é muito antiga, o que tem acarretado esta situação, que, segundo ele, não é prejudicial à saúde. Explicou que mesmo assim dará uma atenção especial para este setor e que a não renovação do contrato da COPASA com o município impossibilita grandes investimentos por parte da empresa.





Câmara Municipal de Caxambu

sábado, 19 de março de 2016

Chocolate da Titia - O melhor para a sua Páscoa você encontra aqui

O melhor para a sua Páscoa você encontra aqui
Selecionamos para você a maior variedade em ovos de  Páscoa em diversos tamanhos, recheios e texturas.


Produtos de qualidade diferenciada, com os melhores preços. 














]





Tel: 35  - 3341-2005

Capacitação oferecida aos pré-candidatos de todos partidos

Capacitação oferecida aos pré-candidatos de todos partidos

Primeira turma do curso “Saber para Vencer” animada para adquirir conhecimento
Iniciou-se em Caxambu nesta semana o curso “Saber para Vencer”, elaborado por professores, mestres e especialistas ligados à Fundação Ulysses Guimarães, vinculada ao PMDB.
O conteúdo programático é voltado àqueles que desejam candidatar-se ou assessorar e participar da campanha eleitoral de 2016. O curso busca a formação e capacitação da base partidária e é aberto para a participação de todos, inclusive para membros de outras siglas partidárias.
Entrega das apostilas com todo conteúdo do curso
"Saber para Vencer" é o primeiro curso desenvolvido pela Fundação Ulysses Guimarães para ser realizado presencialmente e/ou à distância. A modalidade está sendo oferecida graciosamente aos participantes e conta com recursos de áudio, vídeo e bibliografias complementares ancoradas em um caderno interativo. 
Curso gratuito que conta com recursos de áudio, vídeo, bibliografias complementares, além de apostila
As aulas serão ministradas todas as segundas e terças-feiras, das 19 às 21 horas no prédio da Ação Católica, ao lado da escola Padre Correa. A primeira aula ocorreu na última segunda-feira, 14/03, e o curso será realizado até 19 de abril.
Wallace Bandeira, da Fundação Ulysses Guimarães, participou da abertura oficial do curso
Na terça-feira, 15/03, houve a participação do coordenador estadual da Fundação Ulysses Guimarães e vice-presidente estadual da JPMDB, Wallace Jonathas Bandeira, que falou sobre a importância do curso, que proporcionará um diferencial ao desempenho dos participantes, e parabenizou o PMDB municipal, nas pessoas do Cilinho, Zé Luiz e Luciano Brito, que foram os grandes incentivadores na realização do mesmo. 
41 pessoas se inscreveram para participar, dentre elas, estão não filiadas e filiadas a partidos políticos, cujas siglas são do PMDB, PR, PRB, PT, PHS, PROS, PCdoB, PP e PSD. 
Número de participantes além do esperado pela organização
Esta é mais uma das ações do PMDB de Caxambu que visa a mudança e inovação na maneira de se fazer política no município, oferecendo condição e oportunidade para qualquer cidadão adquirir conhecimento e capacitação para participar do processo político de forma plena e consciente. 
É importante registrar e agradecer o apoio da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, na pessoa do Pároco Jean Poul Hansen, que cedeu o espaço no prédio da Ação Católica para o realização das aulas.  

PMDB Caxambu