Evento foi prestigiado por deputados e autoridades do agronegócio
Em solenidade oficial concorrida, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, na última quarta-feira (09/03/16), o Salão do Café, onde já está sendo servido para deputados, funcionários e visitantes o café de qualidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) sem custo adicional para o poder Legislativo. A parceria entre ALMG e Epamig foi provocada pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), assim como foi iniciativa dele a mudança de nome do Salão de Chá para Salão de Café.
O evento contou com a presença de vários deputados e funcionários da ALMG; do presidente da Epamig, Rui Verneque; do presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato; do secretário adjunto de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cléber Araújo; do diretor do Conselho Nacional do Café (CNC) e assessor da Faemg, Breno Mesquita; autoridades da agricultura; e representantes de entidades ligadas à produção cafeeira.
Todos tiveram a oportunidade de degustar os cinco tipos de café oferecidos na ocasião pela empresa e ouvir a explanação do coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig, César Botelho, que falou das características de cada tipo de café. Além disso, o pesquisador comentou sobre algumas pesquisas realizadas pela empresa que têm contribuído para o desenvolvimento da cafeicultura no Estado.
O novo sabor que tomou conta do recém-lançado Salão do Café foi aprovado por unanimidade. Quem experimentou o café da Epamig reconheceu a qualidade do produto. O pesquisador da empresa, César Botelho, explicou que as pessoas se acostumaram com café de qualidade inferior, que não é puro. “Quando elas começam a experimentar um café sem impurezas sentem a diferença. Já está comprovado que um café assim só faz bem à saúde. E essa demanda por cafés especiais só gera o crescimento de toda a cadeia produtiva. Todos saem ganhando”, ponderou o pesquisador.
O deputado também elogiou o produto da Epamig e destacou sua excelência nas pesquisas, mesmo com poucos recursos do governo do Estado. “A Epamig é uma parceira de primeira hora. Toda a equipe está de parabéns. Do presidente aos técnicos abnegados que fazem muito com pouco dinheiro. A Assembleia terá, a partir de agora, um café puro, de excelente qualidade”, destacou.
O presidente da Epamig destacou que a parceria com a ALMG será muito importante, pois, além de promover um produto genuinamente mineiro, trará recursos para a empresa. “A Epamig não recebe aporte financeiro do Estado para as despesas com custeio. O governo paga apenas a folha. Precisamos captar recursos para tornar viável o investimento em pesquisas e pagar nosso custeio”, explicou Rui Verneque.
A parceria também foi elogiada pelo secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “O deputado Arantes teve uma ideia maravilhosa ao pensar nessa parceria e na mudança de nome para Salão do Café. Isso com certeza vai valorizar ainda mais o nosso produto que gera riqueza, emprego e renda”, afirmou Cléber Araújo.
Diariamente, são servidos aproximadamente 115 litros de café, o equivalente a 800 cafezinhos para cerca de 300 pessoas que circulam pelas dependências da ALMG ao longo do dia. A Epamig fornecerá 2.850 kg de café do tipo arábica, blend de Catuaí, Mundo Novo, Paraíso e Bourbon por ano, divididos em quatro entregas trimestrais.
Ana Karenina Berutti