Começa amanhã na Defensoria Pública de Minas Gerais o curso “Mulheres em Foco”
Ele tem como objetivo promover a formação de vereadoras, vereadores, servidoras e servidores das Câmaras Municipais para garantir a participação mais efetiva das mulheres na vida política
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep) e de sua Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Procuradoria da Mulher e do Ministério das Mulheres está com as inscrições abertas para o curso “Mulheres em Foco”.
Os encontros acontecem nos dias 13, 14, 21 e 22 de março, de 8h às 17h e será aberto ao público interessado. A realização será no Auditório da DPMG (Rua dos Guajajaras, 1.707/2º andar – Barro Preto, em Belo Horizonte), com transmissão simultânea no canal da DPMG no Youtube (c/defensoriamineira).
A emissão de certificados será condicionada à inscrição no site da Escola Superior e à participação mínima de 75% nos encontros. Clique abaixo para realizar a sua inscrição.
https://escolasuperior.
Projeto Mulheres em Foco
A coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG, Samantha Vilarinho Mello Alves, destaca o objetivo do curso. “Ele visa promover a formação de vereadoras, vereadores, servidoras e servidores das câmaras municipais do estado de Minas Gerais, além de outras mulheres que tenham interesse em ingressarem na política e/ou assumirem uma participação mais efetiva na vida política de sua localidade. O curso pretende ainda incentivar a criação e o fortalecimento das Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais, a fim de que possam elaborar proposições legislativas, fiscalizar e acompanhar programas estatais, receber e encaminhar casos de discriminação e violência de gênero, cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos das mulheres e contribuir para a erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres, considerando a pluralidade, a diversidade e a interseccionalidade”, explica.
A defensora pública enfatiza a importância de cursos para a promoção de políticas públicas direcionadas às mulheres: “Dessa maneira, é de fundamental importância a participação de todas as personalidades que já estejam na política municipal no estado de Minas Gerais ou daquelas que tenham interesse em ingressar, para que sejam pensadas proposições legislativas e políticas públicas mais efetivas voltadas para a diversidade das mulheres”, acrescenta Samantha.
Samantha Vilarinho finaliza sua fala ressaltando que o curso "Mulheres em Foco" desempenha um papel crucial nesse processo, fornecendo um conteúdo robusto, com conhecimento aprofundado sobre os direitos das mulheres, visando promover a igualdade de gênero na esfera política.
Acordo de Cooperação Técnica
O curso é fruto do Acordo De Cooperação Técnica (ACT) que entre si celebraram a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), o Ministério das Mulheres e a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Procuradoria da Mulher. "O objetivo desta parceria é capacitar cada vez mais mulheres a serem lideranças e a multiplicarem o conhecimento e o respeito à mulher, à sua integridade física e psicológica; e ainda, colaborar para que as mulheres capacitadas sejam agentes de transformação da sociedade”, "afirmou a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.
|