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Na Escola Estadual Ruth Martins de Almeida (EERMA), um jovem aluno estรก causando um grande impacto com sua criatividade e habilidade tรฉcnica. Bryan Lucka Pereira Siqueira, de apenas 13 anos e estudante do oitavo ano, nรฃo รฉ apenas mais um aluno - ele รฉ um verdadeiro inventor em ascensรฃo. Incentivado pelo seu professor de matemรกtica, Lucas de Oliveira, Bryan embarcou em um projeto inovador que estรก chamando a atenรงรฃo de toda a comunidade escolar.
Desde cedo, Bryan demonstrou uma curiosidade inata pelos segredos da tecnologia. Segundo relatos de sua irmรฃ, Maysa, ele sempre esteve fascinado por dispositivos eletrรดnicos e nรฃo poupava esforรงos para aprender novas tรฉcnicas e conceitos, seja atravรฉs de familiares ou de tutoriais disponรญveis no YouTube. Um episรณdio marcante em sua jornada foi quando encontrou um notebook no lixo, o trouxe para casa, consertou e atรฉ mesmo conseguiu vendรช-lo - um indรญcio precoce de sua destreza tรฉcnica e determinaรงรฃo.
O mais recente feito de Bryan foi a criaรงรฃo de um videogame portรกtil, totalmente construรญdo a partir de peรงas de aparelhos eletrรดnicos descartados. Tudo comeรงou em uma simples conversa ao final de uma aula, quando Bryan teve a oportunidade de conhecer o Anbernic 505, um game portรกtil utilizado pelo professor Lucas de Oliveira. Fascinado pelo dispositivo e pelo potencial que ele representava, Bryan fez uma promessa ousada: "Nรฃo sabia que tinham portรกteis assim que rodavam em Android, vou construir um!". O professor Lucas, longe de desencorajar o aluno, o incentivou: "Claro, Bryan, faรงa um e traga para me mostrar".
O sucesso do projeto foi instantรขneo. Com um custo aproximado de apenas R$1,00, Bryan utilizou quatro baterias de celulares descartados para alimentar sua criaรงรฃo. Ele soldou essas baterias na placa de um Moto G6 Play irreparรกvel, adicionou um botรฃo de liga/desliga de seguranรงa e um plug de carregamento retirado de um fone sem fio antigo. Tudo foi montado dentro de uma caixa de papelรฃo, que serviu como um estojo improvisado para o dispositivo. Apรณs instalar o sistema operacional compatรญvel com os jogos desejados, Bryan pareou o sistema com um joystick Bluetooth de Xbox. O resultado? Um console portรกtil sustentรกvel, potente e extremamente acessรญvel.
Batizado de "MotoBoy", uma homenagem ร utilizaรงรฃo das peรงas de um Motorola e uma clara referรชncia ao icรดnico GameBoy da Nintendo, o videogame portรกtil de Bryan nรฃo apenas demonstra sua habilidade tรฉcnica, mas tambรฉm destaca sua consciรชncia ambiental. Tanto o professor Lucas quanto Bryan iniciaram uma campanha para arrecadar sucata de dispositivos eletrรดnicos sem conserto, com o objetivo de construir mais dispositivos como o MotoBoy. Esses consoles serรฃo exibidos em futuras feiras de ciรชncias e tecnologia em Caxambu e regiรฃo, inspirando outros estudantes a explorarem sua criatividade e a promoverem a sustentabilidade.
O feito de Bryan Lucka Pereira Siqueira รฉ um exemplo inspirador do potencial dos jovens quando sรฃo incentivados e apoiados em suas paixรตes. Sua histรณria nรฃo apenas ilumina os corredores da EERMA, mas tambรฉm mostra como a inovaรงรฃo e o compromisso com o meio ambiente podem se fundir em um projeto notรกvel. Enquanto Bryan continua a surpreender e inspirar, sua jornada estรก apenas comeรงando, prometendo um futuro brilhante repleto de realizaรงรตes extraordinรกrias.