Governança da Rota Turística dos Cafés do Sul de Minas é debatida em Varginha
Iniciativa envolveu Sebrae Minas e parceiros para traçar estratégias e definir boas práticas para o novo atrativo no turismo da região
Para garantir a criação de normas e de boas práticas a serem adotadas na Rota Turística dos Cafés do Sul de Minas, o Sebrae Minas promoveu, na manhã desta quarta-feira (22/8), uma reunião para debater a criação do comitê de governança do projeto. Cerca de 50 representantes de empreendimentos, entidades e lideranças relacionadas à Rota, como poder público, instituições ligadas ao agronegócio e produtores rurais, participaram da iniciativa que foi realizada no auditório da entidade, em Varginha.
Durante a reunião, foi destacada a importância da criação de uma rede com projetos e ações que beneficiem todos os envolvidos na cadeia produtiva do café, para que a rota turística seja fortalecida. Nesse sentido, é essencial a implantação de uma governança responsável por coordenar os assuntos, programas e projetos de interesse coletivo.
De acordo com o analista do Sebrae Minas Francisco Correa, o encontro representa mais um passo na estruturação da Rota Turística dos Cafés do Sul de Minas. “Com esse comitê poderemos, por exemplo, definir a equipe de gerenciamento e os responsáveis por cada etapa do projeto, bem como criar um cronograma de ações e visitação realista e satisfatório para todos, que impactará positivamente toda a região”, diz.
Rota Turística dos Cafés do Sul de Minas
Lançada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), em novembro de 2023, a Rota Turística dos Cafés do Sul de Minas tem o objetivo de alavancar o turismo rural e de experiência na região, reconhecida mundialmente pela alta qualidade dos cafés. O projeto reúne os atores de toda a cadeia cafeeira de oito municípios sul-mineiros: Varginha, Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Caxambu, Carmo de Minas e Cruzília.
SEBRAEPRESS