Sergio Chapelin entrevistado pelo nosso colega Sérgio Monteiro durante evento de criadores de Cavalos Mangalarga na Fazenda dos Lobos  em Minduri
 Entrevista com Sergio Chapelin na Fazenda dos Lobos
Um dos  criadores presentes na VIII Etapa da XI Copa de Marcha do Sul de Minas, o jornalista Sérgio Chapellin visitou pela primeira vez a Fazenda dos Lobos e garante que a  convivência em eventos como este é fundamental para o sucesso na criação de cavalos  Mangalarga Marchador. 
Como  é para você estar hoje na Fazenda dos Lobos? 
Eu não conhecia  a Fazenda dos Lobos, mas conhecia a tradição da fazenda, do criatório. A gente  sempre ouve todo mundo se orgulhar muito ao afirmar que o cavalo tem sangue  Lobo. Por isso como criador estou me realizando aqui. Primeiro por que eu já  conheço o Paulo César há muitos anos, mas não tinha vindo ainda à fazenda. Então  estando na Fazendo dos Lobos, um dos criatórios mais importantes do Mangalarga  Marchador, estando ao lado de pessoas que de fato conhecem o bom cavalo marchador,  estou muito feliz. 
O  que leva uma pessoa a criar cavalos, investir num animal assim?
O cavalo é uma  questão de satisfação.  Você faz por que gosta. Ninguém pode começar pensar em cavalo como negócio.  Estou  quase dez anos criando e ainda não vivi esta experiência de ganhar dinheiro com cavalo.  Primeiro  você tem que gostar de cavalo, você tem que fazer sua opção por aquele cavalo que se identifica com sua personalidade, por isso pra mim eu sempre procuro um cavalo que seja  dócil, macio, bem adestrado, sendo um cavalo bonito, de diferente morfologia,  ele é perfeito. Agora existem animais que são de maior porte, mais musculosos,  você tem que fazer sua opção.  Por isso eu fiz minha opção pelo cavalo Mangalarga Marchador. 
É  uma dedicação constante? 
É isso, você  gosta, se dedica, vai vivendo esta experiência de trazer na pista e vai  aprendendo. E a gente só aprende convivendo. Quem não participa de eventos, fica só  admirando os seus próprios animais, peca por que o mais importante do cavalo  chama-se comparativo. Às vezes você tem um animal que você acha maravilhoso na  sua propriedade e quando você trás o cavalo na pista você tem que compará-lo  com os demais. E aí está a grande dificuldade. 
Você  diria então que dedicação aliada a integração levam ao aprendizado, a evolução na criação do Mangalarga Marchador? 
Para quem quer  criar é fundamental. Então aí você vai vendo se de fato tem que investir em  novos cruzamentos, introduzir em seu plantel animais diferenciados e ter o feeling. Isso em  o mais difícil! 
Você  já alcançou qual etapa?
Eu tenho ainda  muita dificuldade, comecei a criar cavalo eu já era burro velho, então já é  mais difícil, mas no comparativo na pista eu consigo já avaliar bem, acerto  bem o cavalo que deve ganhar a prova, então estou aprendendo com esta  convivência, acho que mais uns 20 anos eu já aprendi (risos) . Fonte: Fazenda dos Lobos
http://www.fazendalobos.com.br/noticia.aspx?catNot=11&id=21&nomeCatNot=EntrevistasVeja Também reportagem completa no NOTICIARAMA:
http://noticiarama.blogspot.com/